Imagem: Autor Desconhecido
F1 cresce e fecha ano com média
de público maior que Copa e NFL
Média ultrapassou 200 mil pessoas
em quase todos os finais de semana de corrida
Por Redação do Máquina do Esporte
A Liberty Media parece estar no
caminho certo, ao menos no que se refere a trazer o público de volta à Fórmula
1.
Os dados divulgados após o final
da temporada 2018 mostram que a audiência nos circuitos que compõem o circo da
F1 aumentou 7,8% em relação ao ano anterior, e a tendência é que seja ainda
maior em 2019.
De acordo com os números
fornecidos pelos organizadores de cada corrida, a categoria ultrapassou os 4
milhões de espectadores (4.093.305, mais exatamente) in loco nas 21 provas do
ano.
A participação média foi de mais
de 200 mil pessoas em praticamente todos os finais de semana de corrida.
Para se ter uma ideia, no domingo
da corrida, a média de público foi de pouco mais de 80 mil espectadores
(80.093, para ser mais exato).
O número é bem maior, por exemplo,
que a média vista na Copa do Mundo da Rússia, principal evento esportivo de
2018, que ficou em 47.371 pessoas.
A própria final entre França e
Croácia em Moscou chegou "apenas" a 78.011 espectadores.
A Fórmula 1 ainda bateu
campeonatos de futebol conhecidos pela presença maciça de público, como Liga
dos Campeões (46.630) e Bundesliga (44.657).
Em termos de média, a competição
que chegou mais perto da categoria mais importante do automobilismo mundial foi
a NFL, com 67.405 espectadores por jogo.
Vale destacar que, entre os
líderes de público na temporada, estiveram os finais de semana dos Grandes
Prêmios da Inglaterra (340 mil), México (335 mil), Austrália (295 mil), Estados
Unidos (263 mil), Cingapura (263 mil), Bélgica (250 mil) e Hungria (210 mil).
Se forem levados em consideração
apenas os domingos de corrida, a tentativa frustrada de Lewis Hamilton de
ganhar em casa, na Inglaterra, teve 140.500 espectadores (a vitória foi do
alemão Sebastian Vettel).
Em segundo lugar, ficou o GP do
México, com 135.407 pessoas comparecendo ao circuito para assistir à conquista
do pentacampeonato de Hamilton.
"Esses números grandes, comparados favoravelmente com outros
grandes eventos esportivos, confirmando uma tendência de crescimento. Estamos
particularmente satisfeitos com os resultados e as pesquisas realizadas durante
a temporada com relação aos níveis de satisfação dos espectadores, pois mostram
que nossos esforços para envolver os torcedores estão funcionando bem",
declarou Sean Bratches, diretor de operações comerciais da Fórmula 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário