quinta-feira, abril 18, 2019

Campeonato Potiguar 2019... Decisão banho-maria.

Imagem: Divulgação/FNF

Decisão banho-maria

Por Pedro Brandão Lopes, do Universidade do Esporte

ABC e América se enfrentaram no Frasqueirão com muitas expectativas em jogo, frustraram todas e o primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar terminou 0 a 0.

ABC e América fizeram um jogo sem graça durante mais de 90 minutos, um chocho 0x0 que quase não empolgou os pouco mais 8 mil presentes no estádio Maria Lamas Farache.

Os rivais deixaram toda a emoção do Clássico Rei para o minuto final, quando Anderson ficou cara a cara com Ewerton, e parou na ótima defesa do goleiro americano.

Depois do lance, Luiz Flávio de Oliveira apitou o final da partida e os jogadores decidiram usar toda a energia poupada no fraco jogo que fizeram para brigar após o apito final.

Leandro Melo e Edson trocaram empurrões e o árbitro mostrou apenas o amarelo para os dois.

O efeito do desentendimento em campo foi o início de uma confusão nas arquibancadas entre a torcida americana e os policiais que faziam a segurança dos torcedores.

O América foi melhor e se tivesse mais vontade de vencer teria conseguido sair do Frasqueirão com a vantagem para a decisão da próxima quarta.

Mas a estratégia de Moacir Junior era levar o empate para a Arena das Dunas, se está certa ou não essa estratégia só o resultado, ao final do encontra na Arena das Dunas poderá comprovar.

Já o ABC mostrou novamente as deficiências que atormentaram a torcida abecedista durantes o mês de março.

Quase não houve criação e o jogo dos mandantes se resumia a uma ineficaz ligação direta para que o centroavante Rodrigo Rodrigues ganhasse no alto.

Na única vez que a jogada se aproximou de dar certo, o zagueiro Alisson Brand subiu nos ombros de Rodrigo Rodrigues impedindo o atacante de subir o que seria pênalti.

Alisson já tinha amarelo e poderia ter sido expulso e o ABC ainda teria uma penalidade, mas o assoprador do apito nada marcou.

O jogo continuou estudado e sem que os times partissem ao ataque.

Mesmo com poucas chances criadas e jogando fora de casa, o América foi mais eficiente no primeiro tempo finalizando 3 vezes a gol, enquanto o ABC chutou apenas uma bola ao gol americano.

A etapa final não mudou o ritmo do jogo e foram mais 45 minutos de pouca ação.

Até que Ranielle Ribeiro teve coragem para fazer o que poucos técnicos no mundo fazem: usou a terceira substituição aos 20 minutos do segundo tempo para mudar o jogo.

No lance seguinte à alteração, Valdemir fez questão de mostrar a seu treinador porque os outros técnicos acabam o jogo sem usar a terceira substituição.

O volante entrou duro em Hiltinho, recebeu o segundo amarelo e foi expulso.

Assim o ABC foi obrigado a jogar mais de 25 minutos com um jogador a menos e tendo que improvisar os jogadores ofensivos que entraram para a fazerem o posicionamento defensivo do expulso Valdemir.

Se com 11 em campo o ABC não se encontrava no jogo, não seria com um jogador a menos que o jogo Alvinegro apareceria.

Foram 25 minutos em que não sofreu porque o América claramente se contentou com o empate.

Com o 0 a 0 no placar, a decisão do Potiguar 2019 ficou aberta até a próxima quarta-feira, quando outro empate por qualquer placar levará a decisão aos pênaltis.

Mais uma semana para que os times melhorem e façam uma decisão mais emocionante e um Clássico Rei com um futebol mais bonito.

Não custa acreditar.

Nenhum comentário: