sábado, abril 27, 2019

Recordista queniano é suspenso da Maratona de Londres por doping...

Imagem: Autor Desconhecido

Na última sexta-feira (26) uma “bomba” atingiu em cheio o mundo do atletismo: Abraham Kiptum, recordista mundial da meia maratona, que estava inscrito para a Maratona de Londres, que acontece neste domingo (28), foi suspenso pela Unidade de Integridade no Atletismo (AIU) devido a uma violação no passaporte biológico (*)...

Kiptum está imediatamente suspenso de forma provisória e, portanto, está fora da Maratona de Londres...

Além disso, o atleta queniano deverá perder o recorde mundial que havia conseguido em outubro do ano passado, quando correu a meia maratona de Valência em 58:18 minutos...

Caso seja comprovado o doping o recorde voltará para o vencedor da Meia Maratona de Lisboa, com o tempo de 58:23 obtido pelo atleta da Eritréia, Zersenay Tadese, em 2010.

(*) O que é Passaporte Biológico?

Fonte: Bike na Pista – https://medium.com/@bikenapista/o-que-%C3%A9-passaporte-biol%C3%B3gico-3b152cb26a52

É usado desde 2009 pela Agência Mundial Antidoping (Wada), a UCI é pioneira na implementação do passaporte biológico, ela começou em 2008, o método consiste na coleta de sangue e ou urina dos atletas profissionais, a cada amostra nova é feita uma análise complexa na comparação, caso encontrem algo de anormal, o atleta é quem tem que provar que está limpo.

Os exames não tem uma periodicidade fixa, por isso os atletas precisam sempre informar endereço de onde estão e horários que possam ser encontrados quando escolhidos para realizar um exame antidoping.

Nenhum comentário: