sexta-feira, outubro 29, 2021

Enes Kanter, em guerra com a China: convida LeBron James, Michael Jordan e Nike "para visitar seus campos de escravos"... O pivô já se manifestou contra o regime político do país asiático e a favor do Tibete.

Imagem: Autor Desconhecido

Imagem: Autor Desconhecido

Imagem: Autor Desconhecido

Enes Kanter, jogador do Boston Celtics de nacionalidade turca, nunca se esquivou de falar sobre política...

Por isso, o atleta vive regularmente envolvido em polêmica.

Sempre se colocou contra o presidente de seu país, Recep Tayyip Erdogan, a quem se opõe desde sua chegada ao governo e por quem afirma estar ameaçado...

E agora mostra sua insatisfação com o regime chinês.

Kanter criticou o governo da China e se posicionou em defesa da independência da região do Tibete...

Uma posição que fez com que os jogos do Boston Celtics fossem vetados na China, atitude que pode provocar um severo golpe econômico para os cofres da NBA e do time de Massachusetts.

Agora Kanter deu um passo adiante...

O turco usou um par de tênis no último jogo do Celtics que dizia palavras como “escravidão”, “chega de desculpas” ou “hipócrita da Nike” – Mensagens que faziam clara referência às fábricas da multinacional no país asiático.

Kanter postou um vídeo com a imagem de seu tênis no qual explica a mensagem que deseja transmitir: “A Nike continua falando sobre injustiça, mas quando se trata da China, a Nike se cala. Não trata da brutalidade policial na China, trata não fala sobre discriminação contra a comunidade LGBT, não fala uma palavra sobre a opressão das minorias na China, tem medo de falar”...

O Turco acusou a multinacional pela forma como fabricam suas roupas na China: “Quem fabrica seus tênis na China? Eles sabem? Existem muitas fábricas de trabalho forçado na China. É a escravidão moderna. Há milhões de pessoas. Que estão detidas, e designadas para cumprir pena em campos de trabalhos forçados, prisões que servem como fábricas em todo o país.”

Kanter também se dirigiu ao dono da Nike, Phil Knight, e para dois dos rostos mais conhecidos que são a imagem da marca, como LeBron James e Michael Jordan: “O que você acha, Phil Knight, reservamos um voo para a China e vamos juntos? Podemos tentar visitar esses campos de escravos e assim você verá com seus próprios olhos. LeBron James, Michael Jordan, são bem-vindos para se juntar a nós.”

Nenhum comentário: