As cinco propostas de Michel Platini, Presidente da UEFA que estão mexendo com os bastidores do futebol europeu.
(1) – Criação de um teto salarial para jogadores e limitação financeira para as transferências de direitos federativos.
(2) – Interdição da transferência de jogadores menores de idade, evitando assim, a exploração dos jovens por parte de empresários e clubes... A UEFA está investigando a legalidade dos empregos oferecidos aos pais, pelo clube que pretende ter os direitos federativos dos jovens valores.
(3) – Regulamentação/ ou redução do período permitido para transferências. A UEFA é contrária a participação de um jogador em duas equipes diferentes num prazo inferior a um ano.
(4) – Limitar a contratação de estrangeiros e impor que no 11 inicial de cada equipe, 50% do jogadores escalados sejam naturais do país. A medida visa fomentar e proteger a formação de novos atletas, evitando assim, a naturalização em massa que a Europa vem sofrendo nos últimos anos.
(5) – Redução dos plantéis e regulamentação de empréstimo de jogadores. O uso indiscriminado de jogadores emprestados por clubes menores, impede que atletas vindos da base, tenham oportunidade de ascensão profissional... Segundo a UEFA, plantéis inchados, não trazem nenhum benefício ao clube e forçam o empréstimo dos que não estão sendo utilizados, pois na Europa, demitir requer pagar tudo o que foi combinado na assinatura do contrato... No futebol europeu, são raros os acordos em que o jogador “abre mão” de seus direitos trabalhistas em prol do clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário