sexta-feira, julho 24, 2009

Ainda sobre Fritz Walter...

A postagem “Fritz Walter, campeão alemão da Copa do Mundo de 1954 foi um Fallschirmjäger”..., causou uma grande curiosidade entre leitores desse blog (até a pouco, era o décimo tópico no Google, quando a busca se referia a Fritz Walter).


A grande maioria questionou sobre o significado da palavra Fallschirmjäger e outros quiseram saber um pouco mais sobre a vida de Fritz Walter.


Diante de tantas perguntas, vamos contar um pouco dessa história.


As duas grandes guerras que ocorreram no século passado, envolveram esportistas de toda a Europa, causaram perdas irreparáveis e mudaram para sempre a vida de todos nós...


Fritz Walter foi um deles...


Nascido em 1920 na cidade de Kaiserslautern, na verdade seu nome era Friedrich Walter e sua chegada ao mundo se deu numa época em que a Alemanha vivia de incertezas.


A Primeira Grande Guerra acabara há dois anos, o país estava ocupado por tropas estrangeiras, a economia destroçada, as cidades a oeste em ruínas e as ruas eram disputadas por criminosos comuns e bandos armados a serviço da extrema direita e da extrema esquerda.


A débil República de Weimar instaurada após Kaiser Guilherme II ser forçado a abdicar, nasceu débil e acabou engolida, pelo partido Nacional Socialista.


Nesse período, Fritz Walter começou a dar os primeiros passos com futebolista e aos 8 anos, já jogava na academia do Kaiserslautern...


Com apenas 17 anos, o meio campista estreou na equipe principal de seu clube e aos 19 foi convocado para a seleção alemã por Otto Nerz...


O jovem meio campista, atuou ao lado de seu futuro treinador na Copa do Mundo de 1954, Sepp Herberguer.


Sua estréia não poderia ter sido mais feliz, Fritz Walter marcou três dos nove gols que os alemães marcaram na goleada de 9x3 sobre a Romênia.


Porém, o ano era 1939 e no dia 1 de setembro às 04h45min minutos, o cruzador Schleswig-Holstein abriu fogo contra a cidade livre de Danzig (hoje Gdańsk) dando início ao Plano Fall Weiss que culminou com a destruição da nação polonesa por alemães e soviéticos (a URSS invadiu a Polônia no dia 17 de setembro).


A partir desse momento, a vida de milhões de jovens em todo o continente europeu sofre uma drástica e cruel reviravolta, Fritz Walter não escaparia a esse destino.


Convocado para servir ao Wehrmacht (Forças Armadas), o jovem jogador foi designado para a Luftwaffe e lá, incluso entre os Fallschirmjäger, unidade de elite aerotransportada.


Fallschirmjäger é junção das palavras pára-quedas (fallschirm) e infantaria leve (jäger).


Essas unidades participaram da invasão da Dinamarca, Noruega, Holanda e Bélgica no ano de 1940, em 1941 as unidades aerotransportadas, tomaram a ilha de Creta dos ingleses e tiveram um papel fundamental na invasão à Grécia.


Sobre a participação de Fritz Walter no início dos combates, existem poucas informações, mas é sabido participou ativamente da invasão da União Soviética a partir de 1942...


Fritz Walter também combateu na Itália, durante a invasão aliada a esse país, e posteriormente na Normandia, quando o exército alemão tentou deter o avanço das tropas anglo-americanas e seus aliados em direção ao coração do Reich.


Ao fim das hostilidades, a unidade de Fritz Walter rendeu-se ao exército americano, mas seus membros acabaram sendo entregues ao exército vermelho que os enviou para os campos de prisioneiros de guerra.


Mas a vida de Fritz Walter não estava fadada a um fim tão melancólico e trágico (a média de vida de um soldado alemão em campos de prisioneiros soviéticos era de cinco anos)...


Enquanto o grupo de cativos alemães do qual fazia parte aguardava no campo de Marmaros-Sziget na Hungria a transferência para as estepes russas, Fritz Walter foi reconhecido por guardas húngaros, que evitaram seu envio para Rússia.


Fritz Walter voltou para Kaiserslautern e recomeçou sua carreira de futebolista aos 30 anos, em 1951 e 1953, levou o Kaiserslautern a conquista de seus dois primeiros títulos de campeão alemão e, em 1954, conquistou o primeiro título mundial da seleção alemã...


Fritz Walter jogou 279 partidas pelo Kaiserslautern e marcou 306 gols...


Na seleção alemã, Fritz Walter disputou 61 jogos e marcou 33 gols.


Ah, o fato curioso na vida de Fritz Walter é que após passar cerca de 4 anos saltando de pára-quedas em meio a violentos combates, terminada a guerra e de volta para casa, Fritz Walter nunca mais colocou o pé num avião.


Em sua homenagem, o estádio do 1.FC Kaiserslautern, chama-se Fritz Walter Stadion.

Nenhum comentário: