O sucesso da Premier League está calcado na transformação dos clubes ingleses em empresas e na abundância de dinheiro a disposição das equipes.
O site Futebol Finance levantou quem são os investidores na Premier League da Inglaterra e quanto gastam...
Entretanto, a grande maioria dos investidores têm suas empresas registradas em paraísos fiscais, o que reduz drasticamente suas obrigações fiscais.
Manchester United – O americano Malcolm Glazer adquiriu 100% do capital do clube por £810 milhões (cerca de 928 milhões de Euros), através da Red Football Limited Partnership e da Red Football General Partner Inc., empresas registadas no estado de Nevada nos Estados Unidos, famoso por seus baixos impostos.
Chelsea – Roman Abramovich detêm 100% do capital do clube. Desde que chegou ao clube o Russo já injetou na equipe £739 milhões (cerca de 847 milhões de Euros), valor este que foi posteriormente convertido em ações do clube detidas na sua totalidade pelo próprio.
Manchester City – Sheikh Mansour Bin Zayed al.Nahyan detém 100% do capital do clube, através da Abu Dhabi United Group, empresa registada nos Emiratos Árabes Unidos. Sheikh Mansour já investiu £493 milhões no clube (cerca de 565 milhões de Euros).
Arsenal – Stan Kroenke é o acionista maioritário da Arsenal Holdings plc detendo 62% do capital através da Kroenke Sports Enterprises UK (empresa Americana). Nina Bracewell-Smith´s detém 15,9% da holding. A Red and White Securuties Ltd (sediada no paraíso fiscal de Jersey) detém 27% do capital do clube.
Tottenham – Joe Lewis detém 70,6% da Enic International Limited, empresa registada nas Bahamas que controla 85% do clube. O presidente de clube Daniel Levy controla os restantes 29,4% da holding. A Enic apenas investiu £15 milhões no clube (cerca de 17 milhões de euros) nomeadamente na emissão de novas ações.
Liverpool – O Americano John Henry através da Fenway Sports Group detém 100% do capital do clube. O empresário já investiu £144 milhões (cerca de 165 milhões de Euros) no Liverpool, nomeadamente no pagamento de juros relativos a empréstimos.
Everton – O clube é detido pela Everton FC Limited, onde os seus maiores acionistas são Bill Kenwright com 25%, o americano Robert Earl com 23% e por Jon Woods com 19%.
Fulham – O capital do clube é detido pela Mafco Holdings, empresa que é propriedade de Mohamed Al Fayed. Al Fayed já investiu £187 milhões (cerca de 215 milhões de euros), nomeadamente através de empréstimos livres de juros através de outras empresas que detém.
Aston Villa – O clube é detido pela empresa americana Reform Acquisitions LLC, propriedade de Randy Lerner. A empresa já injetou no clube £206 milhões (cerca de 236 milhões de Euros), nomeadamente £116 milhões em dinheiro para ações e £90 milhões em empréstimos.
Sunderland – Clube detido pela empresa Drumaville registada no paraíso fiscal de Jersey, propriedade de Ellis Short, que já investiu no clube £47 milhões (cerca de 54 milhões de Euros) em dinheiro e empréstimos livres de juros.
West Bromwich Albion – O capital do clube é detido em 60% pelo presidente Jeremy Peace e em 10,4% por Geoff Hale. Sem injeções de capital.
NewcastleUnited – Mike Ashley detém 100% do clube através da St. James Holding Limited. Já investiu no clube £140 milhões (cerca de 160 milhões de Euros), nomeadamente em empréstimos.
Stoke City – O clube é detido pela empresa de jogo online bet365 Group, controlado por Denise Coates, filha do presidente Peter Coates. Já foram investidos no clube £43 milhões (49 milhões de Euros) dos quais £28 milhões em dinheiro e £15 milhões em empréstimos livres de juros.
Bolton Wanderers – O clube é detido em 95% pelo fundo Fildraw, do qual é dono Edwin Davies, residente no paraíso fiscal da Ilha de Man. Edwin Davies fez um empréstimo ao clube de £85 milhões (cerca de 97 milhões de Euros) com juros de 5%.
Blackburn Rovers – O dono do clube é o Indiano Venkateshware Hatcheries através da empresa Venky´s. O proprietário injetou no clube £100 milhões em dinheiro (cerca de 114 milhões de Euros) mais £4 milhões de empréstimo sem juros.
Wigan Athletic – Dave Whelan através da Whelco Holdings é o proprietário do Wigan. Whelan já investiu no clube £52 milhões (cerca de 60 milhões de Euros) dos quais £7,5 milhões, são empréstimo a 5% de juros ao ano.
Wolverhamptom – O clube é detido em 25% por Steve Morgan, os restantes 75% pertencem também a Morgan, mas através da sua empresa Bridgemere Investments, com sede em Guernsey. O proprietário do clube já investiu £30 milhões (cerca de 34 milhões de Euros) em novas ações.
Birmingham – A empresa Birmingham International Holdings com sede nas ilhas Caiman detém 100% do capital. O presidente Carson Yeung já investiu £15 milhões (17 milhões Euros) em empréstimos.
Blackpool – O clube é detido em 76,3% por Owen Oyston e em 20% por Valery Belokon. Oyston fez um empréstimo ao clube no valor de £2.7 milhões (cerca de 3 milhões de Euros).
West Ham United – O clube é detido pelo banco de investimentos Islandês Straumur e em partes iguais de 30,6% por David Sullivan e David Gold. No total foram investidos no clube £34 milhões (cerca de 39 milhões de Euros).
2 comentários:
E agora vem o QPR outros "milionários"
O Swansea, de Gales, voltou à elite inglesa depois de 28 anos! E é a primeira vez que um clube galês vai disputar a Premier League desde sua fundação em 1992! Muito bacana! A história do clube tem em meu blog! Abraços!
Postar um comentário