Nike investe US$ 3 bilhões e vira
"dona" das ligas americanas
Acordo com a NBA selou domínio
nos EUA, onde a fabricante já tinha parcerias milionárias com NFL e MLB
Por Priscila Bertozzi
Para o site “Máquina do Esporte”
Fornecedora oficial de NFL e MLB,
faltava à Nike a NBA para consolidar o domínio nas ligas esportivas mais
valiosas dos Estados Unidos.
A empresa de Oregon desbancou
nesta semana a concorrência da Under Armour com uma proposta de US$ 1 bilhão e
irá assumir a liga de basquete americana a partir de 2017, substituindo a
Adidas.
Com o novo contrato, a Nike soma
cerca de US$ 3 bilhões destinados às competições mais importantes de seu país
de origem.
Desse montante, US$ 1,1 bilhão
vai para a NFL em cinco anos de contrato.
Só o SuperBowl, final da liga de
futebol americano, representa US$ 100 milhões da verba direcionada ao esporte.
Já a MLB recebe aproximadamente
US$ 700 milhões divididos em dez temporadas.
Os números são superiores aos
contratos da The National Hockey League (NHL) com a Reebok e da Major League
Soccer (MLS) com a Adidas.
O hóquei fatura US$ 200 milhões
por ano com a parceria de material esportivo.
O último contrato foi assinado em
2012 e se encerra no ano que vem, totalizando US$ 800 milhões.
Os valores da MLS são mais
modestos: US$ 200 milhões por dez anos de parceria.
O vínculo da Nike com a NBA é
válido por oito anos e representa um aporte 245% maior do que os 400 milhões
pagos pela marca das três listras em 11 temporadas na principal liga de
basquete do mundo.
A grande novidade do contrato é
que pela primeira vez a empresa terá o direito de utilizar seu logotipo no
vestuário dos jogadores que atuam na competição.
Atualmente, o símbolo da Adidas
só aparece no uniforme de aquecimento.
O basquete já representa cerca de
11% das vendas totais da Nike, segundo levantamento divulgado em 2014.
Horas depois do anúncio da
parceria com a NBA, as ações da empresa subiram 0,8% no índice Dow Jones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário