sábado, junho 18, 2016

O Atletismo russo está fora dos Jogos Olímpicos de 2016...

Atletismo russo está fora da Olimpíada do Rio de Janeiro...

IAAF decidiu que mudanças prometidas por governo russo para acabar com o doping não foram suficientes para reduzir uso de substâncias ilícitas por atletas.

A Rússia não competirá no atletismo nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (17) pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em Viena, por unanimidade, e confirmada pela Federação Russa de Atletismo (Rusaf).

Os russos estão suspensos desde novembro de competições internacionais devido ao esquema de doping descoberto no país.

O banimento do atletismo russo ainda será avaliado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) na próxima terça-feira.

A entidade, responsável pelas Olimpíadas, encara o dilema entre banir atletas russos que não fizeram uso de doping, como a recordista mundial do salto com vara Yelena Isinbayeva, ou deixá-los livres para disputar as competições no Rio sob uma bandeira neutra.

A segunda opção pode ser interpretada como frouxa diante das infrações da Rússia.

O atletismo russo conseguiu 12 medalhas nos Jogos Olímpicos de 2012, realizados em Londres, e está em xeque desde dezembro de 2014, quando a alemã ARD denunciou um esquema de doping sistemático no país. Dirigentes da IAAF e da RUSAF foram investigados e banidos desde então.

As autoridades russas prometeram mudanças para acabar com o doping, mas a IAAF avaliou, nesta terça, que elas não foram suficientes para reduzi-lo.

Fonte: Época

Nenhum comentário: