Análise: Futebol europeu acende a
luz vermelha para o Brasil
Erich Beting analisa audiência da
final da Liga dos Campeões no Brasil e diz que isso é risco para times
brasileiros
Por Erich Beting
O que parecia ser algo impossível
há uma década finalmente aconteceu.
Uma partida de Liga dos Campeões
da Europa é, hoje, um produto mais interessante para o torcedor brasileiro do
que o futebol nacional.
É assustador ver que o jogo entre
os dois times de Madri obteve mais audiência do que uma partida entre dois
times de São Paulo ou do Rio.
Os 26 pontos alcançados na TV aberta,
sem considerar a audiência da partida na TV paga, acendem a luz vermelha ao
futebol no Brasil.
Não havia um jogador brasileiro
de destaque nos dois times.
Real e Atlético também não são os
badalados Bayern e Barcelona para terem mais gente interessada na partida.
Hoje, a final da Liga dos
Campeões é um produto mais interessante do que um clássico como São Paulo e
Palmeiras ou Fluminense e Botafogo. Isso é muito preocupante.
O Brasil precisa entender que é
hora de cuidar de seu produto.
Não só a seleção brasileira, mas
as competições nacionais precisam ser vistas definitivamente como eventos de
entretenimento para cativar torcida.
Não é só a qualidade do jogo que
atrapalha.
É o descuido como um todo com a
competição. A CBF tem agido nesse sentido, mas ainda falta a elaboração de um
plano detalhado de desenvolvimento das competições como entretenimento.
Foi isso que fizeram Inglaterra e
Alemanha há questão de 20 anos.
Os resultados só começam a ser
vistos agora.
A Uefa criou a Liga dos Campeões
no formato atual há 25 anos.
Durante esse tempo, parecia que o
futebol europeu nunca seria mais popular que o brasileiro por aqui.
Parecia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário