Com Globo e EI, Brasileiro terá premiações totais de até R$ 330 mi em
2019
Por Rodrigo Mattos
Campeão brasileiro em 2017, o
Corinthians ganhou uma premiação de R$ 18 milhões pelo título, dinheiro que faz
parte do contrato de televisão.
Pouco se comparado ao que se
ganhará o campeão da Copa do Brasil e até a Libertadores, em 2018.
O Nacional só se tornará uma
competição forte de distribuição de dinheiro por colocação em 2019 com os novos
acordos de televisão.
Com seu novo modelo de cotas, a
Globo prevê dar 30% do total do contrato de R$ 1,1 bilhão (TV Aberta e Fechada)
por posições no Brasileiro.
Ou seja, considerando que tivesse
20 times no campeonato, daria R$ 330 milhões.
Atualmente, em 2017, o total de
premiação atingiu apenas R$ 63,8 milhões.
Haverá um reajuste para 2018 pela
inflação.
Em relação aos times com contrato
com o Esporte Interativo, também haverá 25% do dinheiro distribuído por posição
no campeonato.
O canal deve desembolsar R$ 220
milhões se tiver as oito equipes no campeonato (tinha oferecido R$ 550 milhões
por 20 clubes).
Ou seja, haveria R$ 55 milhões em
valores divididos por colocações.
Cada emissora só vai pagar para
as equipes com quem tenha contrato, proporcionalmente aos direitos adquiridos.
A Globo, por exemplo, vai pagar
premiação maior a quem tiver contrato com ela para TV Aberta e Fechada, assim
como o Esporte Interativo só pagará aos que tenham vendido seus direitos a
eles.
Assim, os valores das duas
emissoras não se acumulam e é impossível agora saber qual o bolo por premiação.
De qualquer maneira, a previsão é
que, a grosso modo, o bolo do dinheiro distribuído por colocação no campeonato
seja multiplicado por quatro ou cinco vezes em 2019.
Será, portanto muito mais
importante ficar em posições avançadas na tabela sob o ponto de vista
financeiro.
Para se ter ideia, a Globo já
fixou o prêmio para o campeão a partir de 2019 e este será de R$ 33 milhões.
É mais de 80% superior ao valor
destinado ao campeão Corinthians neste ano.
O modelo que incrementa a cota
destinada à colocação no campeonato aproxima o Brasileiro do modelo inglês,
onde há uma cota fixa, um total por desempenho esportivo e outro com critério
de mercado.
No caso deste último, a Globo usa
o número de exibições na TV e o Esporte Interativo, a audiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário