Conmebol prevê rodízio de times na TV aberta na Libertadores-2019
Rodrigo Mattos
O modelo traçado pela Conmebol
para a Libertadores a partir de 2019 prevê um rodízio de times na TV aberta nos
países, evitando que uma emissora só passe uma ou duas equipes.
Essa regra deve entrar nos temos
da concorrência de televisão da competição.
A informação deixou a Globo
contrariada por entender que o campeonato perde valor.
Historicamente, a emissora
brasileira tem priorizado jogos de Flamengo e Corinthians na TV Aberta.
Escolhe uma partida de um para o
Rio e outra para São Paulo para obter maiores audiências.
E isso se repete na
Libertadores-2018.
Só que a diretoria da Conmebol
prepara uma concorrência pelos direitos de televisão da Libertadores com regras
que tiram das emissoras o poder de interferir na tabela.
Assim, a confederação
determinaria o cronograma de jogos e as televisões teriam de se adaptar.
E só há previsão de um jogo por
semana na TV aberta, e não dois como hoje em dia.
Mais: o modelo proposto prevê um
rodízio de jogos de times.
Se esta ideia for posta em
prática, não serão mais marcados todos os jogos de Flamengo e Corinthians, por
exemplo, para quarta-feira para serem transmitidos na aberta.
Eles iriam variar nos dias
disponíveis, terça, quarta e quinta, e nas mídias, aberta e fechada.
Isso não está previsto só no
Brasil: o objetivo será replicar o mesmo modelo para a Argentina.
Desta forma, a Conmebol não dá às
TVs locais a garantia de que haverá sempre jogos de Boca Juniors e River Plate
em seu pacote.
A intenção é dividir em três
pacotes:
1) TV aberta com um jogo por
quarta-feira
2) TV fechada com prioridade de
escolha de jogos
3) Outra TV fechada com segunda
prioridade
4) um pacote de apenas um jogo
por semana em dia separado.
Esse último pacote é inspirado na
NFL, tipo Monday Night Football: seria um jogo isolado.
A Globo foi informada da intenção
da Conmebol e ficou contrariada.
A avaliação da emissora é que a
mudança da confederação sul-americana vai afetar o valor do pacote de TV aberta
para o Brasil.
Ou seja, se não puder escolher o
jogo que quiser na Aberta, terá menos audiência e poderá pagar menos para a
confederação sul-americana.
Esse modelo idealizado pela
Conmebol tem aval da cúpula da entidade.
Mas, claro, se não houve
aceitação comercial pode sofrer modificações durante a concorrência conduzida
pela entidade juntamente com a IMG e a Perform, que ganharam a licitação para
serem as agências oficiais da Libertadores.
A intenção é que as regras
definitivas sejam conhecidas até fevereiro ou março.
A Globo e outras emissoras serão
concorrentes.
Há forte intenção da Conmebol de
alterar o modelo de televisão da Libertadores, tanto que, além de assumir a
tabela, a confederação também prevê fazer todas as filmagens e transmissões,
repassando para as televisões as imagens padronizadas.
É outra questão que preocupa a
Globo por conta de qualidade das imagens e porque assim os patrocinadores da
confederação serão privilegiados, em detrimento dos da emissora.
É provável que seja negociado um
meio termo nesses itens.
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