quarta-feira, agosto 22, 2018

Abdelhak Nouri, jogador do Ajax desperta após um ano em coma...

Imagem: Autor Desconhecido

Abderrahim Nouri, irmão de Abdelhak Nouri, deu esta terça-feira uma boa notícia aos torcedores do Ajax e aos apaixonados pelo futebol: o jovem jogador, que caiu desacordado em campo durante um amistoso com o Werder Bremen na pré-temporada de 2017, despertou do coma, mais de um ano depois...

As esperanças de recuperação de Nouri, de 21 anos, eram praticamente nulas, devido aos danos motivados pela falta de oxigenação do cérebro.

Os médicos conseguiram, no entanto, mantê-lo vivo e a família revelou que "o seu estado neurológico registou melhoras nos últimos meses"...

"Fisicamente as coisas são mais complicadas... Não consegue mexer o corpo, apenas a cabeça, mas às vezes tiram-no da cama e ele senta-se numa cadeira de rodas. Conseguimos nos comunicar com ele" contou Abderrahim, de 25 anos.

"De início não tínhamos autorização para ficar muito tempo ao seu lado, eram as regras do hospital. Mas depois de algum tempo os médicos perceberam que a família exercia sobre o Abdelhak uma influência positiva. Ele ficava mais calmo, reconhecia-nos. A partir de então, ficamos com ele 24 horas por dia porque a nossa presença faz-lhe bem", conta o irmão, acrescentando: "Ele reage quando lhe pedimos para abrir a boca ou mexer uma sobrancelha."

Nouri sofreu danos cerebrais depois de um ataque cardíaco provocado por uma arritmia...

A família chegou a acusar o Ajax de não ter socorrido o jogador de forma adequada e o clube reconheceu em junho, num comunicado, que o socorro ao futebolista não foi, de facto, apropriado, uma vez que o desfibrilador deveria ter sido utilizado mais cedo.

A família exige uma compensação econômica ao clube...

O jogador tem sido transferido para vários hospitais e nesta altura encontra-se numa casa de repouso, onde a família espera que faça os progressos necessários até que possa regressar ao convívio dos seus.

Nenhum comentário: