Imagem: Autor Desconhecido
Estudo mostra que, com ou sem
Copa, futebol cresce nos EUA
Desde 2012, interesse da
população adulta do país aumentou 27%
Por Duda Lopes para o Máquina do
Esporte
O futebol ainda está longe de ser
verdadeiramente popular nos Estados Unidos, mas um levantamento da Nielsen
aponta o quanto o esporte tem tido um crescimento contínuo nos últimos anos,
independentemente da Copa do Mundo, com a presença ou não da seleção americana
no Mundial.
Segundo a agência, o interesse da
população adulta dos Estados Unidos pelo futebol cresceu 27% desde 2012.
Mais do que isso, não houve um
único ano desde então com queda no quanto o americano valoriza o esporte.
Neste ano, 47% da população com
mais de 18 anos mostra algum apego à modalidade.
Em 2017, esse número estava em
44%, contra 42% apresentado em 2016.
O crescimento foi acentuado em
2018, ano de Copa do Mundo que não contou com os americanos.
O salto foi maior do que o
ocorrido entre 2013 e 2014.
Mais importante do que essa
demonstração de interesse está o fato de sua aplicação na prática no mercado.
A audiência da MLS (liga de
futebol dos Estados Unidos) tem apresentado crescimento no país.
Na televisão, a competição tem
tido, em média, um aumento de 13% no número de torcedores nesses últimos anos.
No mercado americano, o futebol
ainda enfrenta um problema-chave para a popularização da modalidade, apesar
desse crescimento recente.
Hoje, o esporte se mantém fechado
nos mercados onde a MLS atua de fato, onde há time e jogos.
Fora, o “soccer” se mantém ainda
muito longe do protagonismo.
Nova York, Los Angeles e Seattle
são exemplos de locais onde há um maior espaço para a liga.
Miami, ainda sem time, é uma
exceção, que pode ser explicada pelo alto número de latinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário