sábado, setembro 22, 2018

A trajetória de Sabrina Bardana, única mulher a disputar a Modalidade Futebol Virtual do JURNs...

Imagem: Rafael Reis para o Universidade do Esporte

A trajetória de Sabrina Bardana, única mulher a disputar a Modalidade Futebol Virtual do JURNs

Por Marcus Arboés repórter do Universidade do Esporte


A modalidade Futebol Virtual do JURNs (Jogos Universitários do Rio Grande do Norte), além de dar visibilidade ao esporte eletrônico, proporcionou a oportunidade de conhecer uma atleta admirável.

O evento aconteceu no último fim de semana (15 e 16) e contou com a inscrição de 25 competidores.

Para cada participante havia uma história ou motivo que os levavam até a sala onde aconteceram as partidas do FIFA 18.

Histórias que acabam passando despercebida pelos nossos olhos e podem estar ao nosso lado, prontas para serem contadas.

Esse é o caso de Sabrina - uma personagem especial que possui uma rica bagagem esportiva.

O pequeno detalhe de ter apenas uma mulher competindo, em meio a 24 homens, nos apresentou Sabrina Bardana - advogada de 25 anos, que participou da sua primeira competição de futebol virtual, representando a UNI-RN.

Sua experiência com o “futebol de videogame” começou com na infância com o FIFA 98, do Super Nintendo, e hoje é uma atividade de lazer ocasional na sua rotina.

Isso é só mais uma representação da sua paixão pelo esporte, área à qual esteve envolvida durante a vida toda.

Judô, atletismo, futsal…

Sabrina cresceu praticando diversas modalidades, mas só em 2010 foi se encontrar com o tênis de mesa, onde, pelo CEI, conquistou a primeira de muitas medalhas que viriam em seguida, ficando em terceiro lugar no JERNs (Jogos Escolares do Rio Grande do Norte).

Sua estante de títulos já dispõe de medalhas de ouro no JURNs, um terceiro lugar no JUBs (Jogos Universitários Brasileiros) que lhe deu vaga na seleção brasileira, quando disputou o sul-americano de 2016 na Argentina e ganhou a medalha de bronze por equipe.

Dois dias antes de representar o Brasil fora do país, Sabrina estava se sagrando campeã na categoria Absoluto D, pelo Crajubar TM (Clube de Juazeiro do Norte - CE), em Fortaleza, já que as oportunidades profissionais para mesatenistas não eram as melhores aqui no RN.

Ser atleta profissional por si só já preenche bem o dia com treinos e, ao considerar as competições universitárias, dá para imaginar o quão complicado é conciliar a prática com a vida acadêmica.

A condição de Sabrina é mais atenuante.

Sua graduação em direito (2011-2015) fez com que ela se sacrificasse ainda mais, como conta:

 “Eu estudava sob pressão. Era assim: ‘Sabrina, estuda à noite, virar a noite estudando, que amanhã você precisa treinar’. Eu ia pra faculdade de manhã, pela tarde eu treinava e da noite pra madrugada eu estava estudando… meu TCC, por exemplo, foi todo feito de madrugada, porque eu não tinha condições de faltar os treinos, já que estava me preparando para o brasileiro”.

O cotidiano da esportista ainda é lotado, devido a pós-graduação em direito e processo penal na UNI-RN.

Os treinos de segunda à sábado, sua carreira como advogada e ainda ao fato de ter sido convidada recentemente para ser embaixadora do estado pela FNDU (Federação Norte-rio-grandense do Desporto Universitário).

Apesar da agenda cheia, ela teve a iniciativa de entrar no campeonato em virtude do seu amor pelo futebol e de que disputar o futebol virtual era uma oportunidade de ampliar sua carreira esportiva, visto que o e-sport tem ganhado maior espaço e visibilidade.

Nenhuma outra garota se inscreveu para participar, o que já lhe deu a medalha de ouro e vaga no JUBs 2018, mas, ainda assim, ela foi competir com os garotos.

Sobre esses números que demonstram a baixa iniciativa feminina de participação no torneio, Sabrina preferiu dar uma resposta leve, mas na brincadeira:

“As mulheres jogam tão bem que jogam no campo, os garotos são mais ou menos e acabam indo pro computador ou videogame”.

No final dos jogos, a advogada ficou em terceiro lugar no grupo e não passou de fase.

Mas com a vaga na categoria feminina, ela vai representar o e-sport universitário norte-rio-grandense na etapa nacional, escrevendo mais um capítulo da sua impressionante trajetória no mundo esportivo.

Nenhum comentário: