Imagem: Goal.com
Manchester United é o que mais ganha com patrocínio na Europa
Estudo analisou acordos de patrocínio das cinco principais ligas do
continente
Por Redação
O Manchester United é o clube que
mais obtém receitas com patrocínios entre os clubes europeus.
A conclusão foi divulgada após um
estudo da empresa de mídia CSM Sport & Entertainment, que analisou os acordos
comerciais das equipes que figuram nas cinco principais ligas do continente
(Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).
De acordo com o relatório, o
Manchester United lidera com € 279 milhões por ano, que são obtidos por meio de
68 acordos comerciais.
Na segunda posição, está o
Barcelona, com € 261 milhões.
O “pódio” é completado pelo
Bayern de Munique, com uma receita de patrocínio de € 180 milhões, bem pouco à
frente do Real Madrid, cujo valor atinge € 178 milhões.
Na sequência, há um verdadeiro
esquadrão de times ingleses, o que mostra a força da Premier League.
Além do Manchester United em primeiro,
o futebol da Terra da Rainha ainda tem o Chelsea em quinto (€ 154 milhões), o
Manchester City em sexto (€ 149 milhões), o Arsenal em sétimo (€ 124 milhões) e o
Liverpool em oitavo (€ 117 milhões).
O Top 10 é finalizado com o Paris
Saint-Germain em nono, com € 112 milhões, e a Juventus em décimo, com € 101 milhões.
Uma curiosidade é que o clube que
tem mais acordos comerciais não está entre os dez que mais ganham dinheiro com
patrocinadores.
Com 71 acordos, o Borussia
Dortmund ocupa a de´cima primeira posição na lista com € 80 milhões.
Entre as ligas, como não poderia
ser diferente dado os resultados dos clubes, a líder disparada é a Premier
League, que ganha mais de € 1,2 bilhão por ano, com 440 contratos de patrocínio
no total.
Se forem somadas as cinco ligas,
chega-se a um montante de 2.289 acordos, que contemplam 1.606 empresas de 55
setores diferentes.
Financeiramente, o valor total
ultrapassa € 4 bilhões.
Entre os setores que mais
investem em patrocínio nos clubes europeus, o líder é justamente o financeiro,
com € 314 milhões distribuídos em 129 acordos.
Em seguida, vem o setor
automotivo (€ 305 milhões), com 55 contratos.
A terceira posição é ocupada pelas
companhias aéreas, com € 266 milhões de apenas 22 acordos.
A lista ainda dá destaque para os
setores que ficam entre o 4o e o 11o lugares, ocupados, respectivamente, por
casas de apostas, cervejarias, empresas de energia, telecomunicações, empresas
de pneus, hardware, seguros e empresas do ramo de alimentos.
A empresa que mais investiu foi a
companhia aérea Emirates, patrocinadora de três clubes que figuram no Top 10
(Real Madrid, Arsenal e Paris Saint-Germain), com € 178 milhões.
O Top 5 é completado com Gazprom,
Nissan, Heineken e Sony.
Nenhum comentário:
Postar um comentário