quarta-feira, outubro 10, 2018

Manchester United é o que mais ganha com patrocínio na Europa...

Imagem: Goal.com

Manchester United é o que mais ganha com patrocínio na Europa

Estudo analisou acordos de patrocínio das cinco principais ligas do continente

Por Redação

O Manchester United é o clube que mais obtém receitas com patrocínios entre os clubes europeus.

A conclusão foi divulgada após um estudo da empresa de mídia CSM Sport & Entertainment, que analisou os acordos comerciais das equipes que figuram nas cinco principais ligas do continente (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França).

De acordo com o relatório, o Manchester United lidera com € 279 milhões por ano, que são obtidos por meio de 68 acordos comerciais.

Na segunda posição, está o Barcelona, com € 261 milhões.

O “pódio” é completado pelo Bayern de Munique, com uma receita de patrocínio de € 180 milhões, bem pouco à frente do Real Madrid, cujo valor atinge € 178 milhões.

Na sequência, há um verdadeiro esquadrão de times ingleses, o que mostra a força da Premier League.

Além do Manchester United em primeiro, o futebol da Terra da Rainha ainda tem o Chelsea em quinto (€ 154 milhões), o Manchester City em sexto (€ 149 milhões), o Arsenal em sétimo (€ 124 milhões) e o Liverpool em oitavo (€ 117 milhões).

O Top 10 é finalizado com o Paris Saint-Germain em nono, com € 112 milhões, e a Juventus em décimo, com € 101 milhões.

Uma curiosidade é que o clube que tem mais acordos comerciais não está entre os dez que mais ganham dinheiro com patrocinadores.

Com 71 acordos, o Borussia Dortmund ocupa a de´cima primeira posição na lista com € 80 milhões.

Entre as ligas, como não poderia ser diferente dado os resultados dos clubes, a líder disparada é a Premier League, que ganha mais de € 1,2 bilhão por ano, com 440 contratos de patrocínio no total.

Se forem somadas as cinco ligas, chega-se a um montante de 2.289 acordos, que contemplam 1.606 empresas de 55 setores diferentes.

Financeiramente, o valor total ultrapassa € 4 bilhões.

Entre os setores que mais investem em patrocínio nos clubes europeus, o líder é justamente o financeiro, com € 314 milhões distribuídos em 129 acordos.

Em seguida, vem o setor automotivo (€ 305 milhões), com 55 contratos.

A terceira posição é ocupada pelas companhias aéreas, com € 266 milhões de apenas 22 acordos.

A lista ainda dá destaque para os setores que ficam entre o 4o e o 11o lugares, ocupados, respectivamente, por casas de apostas, cervejarias, empresas de energia, telecomunicações, empresas de pneus, hardware, seguros e empresas do ramo de alimentos.

A empresa que mais investiu foi a companhia aérea Emirates, patrocinadora de três clubes que figuram no Top 10 (Real Madrid, Arsenal e Paris Saint-Germain), com € 178 milhões.

O Top 5 é completado com Gazprom, Nissan, Heineken e Sony.

Nenhum comentário: