quarta-feira, dezembro 11, 2019

O prejuízo do Cruzeiro com o rebaixamento é gigantesco...


Cruzeiro terá prejuízo de R$ 64 milhões com Série B e só mantém ppv

Por Rodrigo Mattos para o UOL

A queda do Cruzeiro para o Brasileiro da Série B, consolidada na última rodada, vai gerar um prejuízo de pelo menos R$ 64 milhões em recursos de direitos de televisão.

Restará ao clube manter apenas sua cota de Pay-per-view para 2020.

Só dependerá de os cruzeirenses se manterem fiéis ao pacote.

A partir deste ano, os grandes clubes não têm mais a salvaguarda de ficar com a mesma cota de televisão na Série A.

Pelos contratos de todos, há duas opções: manter o ganho com o ppv ou levar uma fatia do acordo da Segundona (R$ 6 milhões mais R$ 2 milhões de logística).

Para o Cruzeiro, o mais vantajoso é ficar com o Pay-per-view. No ano de 2019, o clube teria direito a 6,3% do total do bolo de assinantes, o que daria R$ 40,9 milhões pelo valor previsto inicialmente.

Mas isso depende de não haver queda da arrecadação no pay-per-view.

Além disso, tem que se saber se o Cruzeiro manterá essa de torcedores no próximo ano no levantamento para 2020.

E o que a agremiação deixa de ganhar?

Os contratos de TV Aberta e Fechada geram remunerações fixas (40%), por posição (30%) e por exibição (30%).

De cara, o Cruzeiro já deixa de ganhar a fatia por posição em 2019 já que rebaixados não têm esse direito.

Ou seja, é uma perda de R$ 11,2 milhões, valor que teria sido recebido se ficasse na 16a colocação.

Pode-se multiplicar por dois esse prejuízo já que também nada será recebido no próximo ano.

Além disso, somam-se as cotas perdidas de 2020.

Serão R$ 32 milhões fixos da TV Aberta e Fechada que o clube ganhou em 2019.

O Cruzeiro teve ainda um total de R$ 9,8 milhões por exibição de jogos nessas duas plataformas.

No final das contas, o prejuízo somado é de pelo menos R$ 64 milhões em dinheiro da televisão perdido.

Pior, o Cruzeiro antecipou recursos da Globo por meio do fundo Polo capital.

Esses valores recebidos adiantados terão de ser descontados do pouco a que a agremiação tem a receber nos próximos ano.

Assim, nem o dinheiro do pay-per-view deve entrar integralmente.

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