quinta-feira, setembro 10, 2020

Aniversário da primeira tragédia do tênis: um árbitro de linha morreu após um saque de Stefan Edberg...

Imagem: Tênis.com

No dia 10 de setembro de 1983 aconteceu um dos nos piores acidentes da história do tênis...

O fato ocorreu durante a final do Aberto dos Estados Unidos de juniores, quando o sueco Stefan Edberg enfrentou o australiano Simon Youl.

A partida ficou marcada na carreira de Stefan Edberg por ele ter acertado involuntariamente com um saque o juiz Dicks Wertheimer, provocando uma triste fatalidade...

A bola sacada pelo tenista acertou os testículos de Wertheimer, que ao se contorcer de dor, perdeu o equilíbrio e caiu para trás com a cadeira em que estava sentado.

Wertheimer (60 anos) na queda sofreu uma forte pancada na cabeça que causou um derrame...
Transferido para um hospital perto de Flushing Meadow, o árbitro de linha morreu no dia 15 de setembro, cinco dias após o acidente.

Sua família processou a Associação de Tênis dos Estados Unidos em US $ 2,25 milhões...

Entretanto a Suprema Corte de Nova York decidiu que o impacto da bola atirada por Edberg não foi a causa da morte de Wertheim e reduziu a indenização para $ 165.000.

Após a morte de Wertheimer, a Federação Internacional de Tênis (ITF) mudou as regras e os juízes não se sentam mais quando o jogo está sendo disputado...

 A partida terminou com a vitória de Stefan Edberg, que venceu por 6 a 2 e 6 a 4 Simon Youl, ganhando a final de juniores do Aberto dos Estados Unidos de 1983.

Stefan Edberg tornou-se o número 1 do mundo numa época marcada por grandes embates com seu maior rival, o alemão Boris Becker...

Aposentou-se em 1996 tendo conquistado um total de 42 títulos individuais e 18 de duplas (6 Grand Slams, sendo 2 Australian Open, 2 Wimbledon e 2 US Open).

Um comentário:

Nei Silva do Nascimento disse...

Atleta sensacional da Escola Sueca !! Infelizmente estas fatalidades acontecem e marcam a carreira e a vida de pessoas que vivem do Esporte !!! Triste !!!