segunda-feira, setembro 21, 2020

Bundesliga abre mão de ganhar mais da TV nesse instante para ir aonde está o torcedor do futuro...


Análise: Bundesliga migra jogos para o telefone

 

Bundesliga abre mão de ganhar mais da TV nesse instante para ir aonde está o torcedor do futuro

 

Por Erich Beting

 

Causou estranheza para boa parte do mercado o anúncio feito pela Bundesliga de que o Campeonato Alemão passará a ser transmitido pelo aplicativo Onefootball no Brasil.

 

Não é só por aqui, porém, que o streaming se tornou a casa da competição.

 

Nesta sexta-feira, a liga alemã anunciou um acordo similar com a plataforma FanCode, na Índia.

 

O movimento que os alemães fazem é interessante.

 

Com um campeonato extremamente previsível, em que a mídia do próprio país brinca ser um torneio em que 18 times jogam para saber quando o Bayern de Munique será campeão, a Bundesliga decidiu se diferenciar dos outros pela tecnologia.

 

Os jogos são filmados por câmeras de telefones celulares, para já ter a transmissão feita especialmente ao mobile.

 

Alguns estádios usam o 5G para oferecer uma experiência imersiva ao torcedor no celular.

 

Sem os astros da Premiere League ou a fama da LaLiga, a Bundesliga foi buscar no novo consumidor a garantia de que não ficará para trás na cada vez mais acirrada concorrência do futebol pela atenção do consumidor.

 

Hoje, ingleses e espanhóis têm nos acordos internacionais de direitos de mídia sua principal fonte de receita.

 

Para isso acontecer, o modelo adotado por eles é cada vez mais assegurar um grande show para a TV e, a partir disso, faturar com o modelo tradicional de venda.

 

Por extrema necessidade, os alemães já estão um passo à frente.

 

O consumo de conteúdo pelo telefone celular é cada vez maior, especialmente entre os mais jovens.

 

Ao começar a migrar da TV linear para o mobile, a Bundesliga vai se enfiando onde está a próxima geração de consumo de seu produto.

 

Aqui no Brasil, porém, os alemães encontraram um bom jeito de fazer essa migração.

 

A saída da TV não foi total.

 

Aos domingos, às 10h30, a Bundesliga vai ter um jogo exibido pela Band.

 

A audiência da partida conseguirá ser maior do que havia antes, com a TV a cabo mostrando o jogo em meio a uma concorrência de horários e espaço na grade com todas as outras ligas europeias.

 

Para o restante do tempo, o foco será no mobile.

 

O jogo em si, nesse caso, tende a ser o de menos.

 

 A preocupação deverá ser em qual experiência haverá ao fã.

 

Os alemães não querem, agora, fazer fortuna com direitos de transmissão.

 

O negócio, para ele, é ficar mais perto do torcedor do futuro.

 

E, aí sim, faturar.

Nenhum comentário: