sexta-feira, janeiro 22, 2021

FIFA endurece com os idealizadores da Super Liga europeia...

A FIFA e a UEFA endureceram com os clubes que pretendem organizar a partir de 2021 uma Super Liga europeia...

O recado foi claro: "qualquer clube e jogador envolvido numa competição dessa natureza não terá permissão de participar de qualquer competição organizada pela FIFA e confederação correspondente".

Na advertência está incluída uma sanção que impediria os jogadores de jogarem por suas respectivas seleções...

"Segundo os estatutos da FIFA e das Confederações, todas as competições devem ser organizadas ou reconhecidas pelo organismo competente no seu nível correspondente; isto é pela FIFA a nível mundial e pelas Confederações a nível continental. Neste sentido as confederações reconhecem o Mundial de Clubes da FIFA, com o seu formato atual e novo, como a única competição mundial de clubes, enquanto a FIFA reconhece as competições de clubes organizadas pelas confederações como as únicas competições continentais de clubes", diz o comunicado assinado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e os presidentes das seis confederações: Aleksander Ceferin (UEFA), Shaikh Salman bin Ebrahim Al Khalifa (AFC), Constant Omari (CAF), Vittorio Montagliani (CONCACAF), Alejandro Domínguez (Conmebol) e Lambert Maltock (OFC).

O comunicado reforça a necessidade de defender "os princípios universais do mérito esportivo, solidariedade, acesso e rebaixamento"...

"Os princípios universais de mérito desportivo, solidariedade, acesso e rebaixamento são os alicerces da pirâmide do futebol que assegura o sucesso mundial do esporte e são, por isso, consagrados nos estatutos da FIFA e das confederações. O futebol tem uma história longa e bem sucedida graças a estes princípios. A participação em campeonatos continentais e globais deve sempre ser conseguida no campo de jogo", finaliza a nota conjunta da FIFA e das seis confederações.

Nenhum comentário: