domingo, janeiro 17, 2021

O primeiro dia de Pepe em Portugal...

Imagem: Autor Desconhecido

O zagueiro Pepe, brasileiro, naturalizado português, hoje jogando no Porto, contou em entrevista à Tribuna Expresso como foi seu primeiro dia em Portugal, quando chegou para jogar no Marítimo da ilha da Madeira...

"Quando cheguei, tinha o equivalente a cinco euros - ainda em contos. E estive no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) porque vim sozinho do Brasil, com 18 anos e apresentar um fax do Marítimo explicando os motivos para eu entrar em Portugal. Com esse dinheiro, podia comprar um cartão para ligar para minha mãe a dizer que estava bem, ou comprar uma sanduiche. Pensei: "vou tranquilizar a minha mãe". Liguei-lhe e acabou o dinheiro", lembra.

O problema é Pepe ainda teria que esperar muitas horas para embarcar para a ilha da Madeira e então, decidiu tentar a sorte...

"Cheguei às 6h da manhã e fui providenciar meu cartão de embarque e só tinha voo quase às 23h. Precisava comer. Por isso, fui à Pans & Company do aeroporto e perguntei a um empregado: "não tem nada para comer?". Ele disse que sim, que tinha de tudo. "Mas eu não tenho dinheiro". E ele olhou para mim, saiu e veio com uma bandeja com uma baguete e me deu. "Come, eu te ofereço"", conta o jogador de 37 anos, que nunca afirma que nunca irá esquecer a boa ação daquele funcionário.

"A partir daí, isso só me fez querer também ajudar o próximo. Foi uma coisa que me marcou muito. Até porque aquela pessoa não sabia quem eu era. E eu também não sei quem ele é, o que é uma pena. Mas aquele gesto ajudou-me para o resto da minha vida. E desde aí, Portugal passou a ser a minha primeira opção", concluiu.

Um comentário: