O leitor Marcelo Régis me questionou sobre o que penso sobre a idéia e se recomendaria a alguém, aderir a campanha "Sócio Torcedor"...
- Pois bem, visitei os sites oficiais de América e ABC, afinal, Marcelo mora em Natal e o mais correto era iniciar a pesquisa em casa, buscando no vendedor as informações necessárias sobre o produto oferecido.
No site do América, encontrei um texto bem pobre e que busca “conquistar” o “cliente” com um tosco apelo emocional:
“Estamos prestes a iniciar a disputa do Brasileirão 2009, por esta razão, lançamos uma nova campanha de sócio, TEMPORADA CAMPEONATO BRASILEIRO 2009. Fazendo isso, você oficializa a paixão que você sente pelo Mecão. Além da comodidade de não enfrentar mais filas para adquirir seu ingresso”.
O texto fala sobre o início do Campeonato Brasileiro e que o clube em função disso, lançou a campanha "SÓCIO TEMPORADA CAMPEONATO BRASILEIRO 2009".
Em seguida, afirma que se você fizer isso (só não diz o que), você irá oficializar sua paixão pelo América, cabe aqui duas perguntas:
"E quem não aderir e pagar mais caro, assistindo a menos jogos, será um torcedor não oficial”?
“O autor do texto mede o amor de das pessoas pelo clube, com base em certidões, carimbos ou adesões a campanhas”?
Pois bem, foi o que deixou transparecer...
Por outro lado, fiquei com a impressão que a campanha de sócio, só existe em função do campeonato, sem ele ela não existiria, portanto, o que o sujeito está comprando não é direito de contribuir mensalmente com o clube e, ter direitos e deveres para com o mesmo...
Na realidade, o que o sujeito vai comprar é um pacote antecipado, com 19 ingressos, o adjetivo sócio, nem precisava constar.
Finalmente, o texto finaliza com o que seu autor considerou como uma grande sacada, ao afirmar que o felizardo aderindo à campanha, evitará filas.
Tal afirmativa sobre as filas demonstra que o clube não tem solução para esse transtorno, nas vendas de seus ingressos aos não "sócios" (dar comodidade ao cliente é dever de qualquer empresa, seja ele um cliente “oficial” ou não).
Depois desse intróito, o texto coloca outra “isca” na tentativa de “adoçar” o possível comprador, dando a ele a expectativa de que caso tenha sorte, poderá ganhar através de um sorteio, uma motocicleta (a adesão a campanha, vem com uma rifa à tira colo).
Entre uma coisa e outra, o plano é explicado e os preços são informados...
No plano arquibancada: o comprador que optar pelo pagamento a vista estará pagando algo em torno de 13 reais por um ingresso, mas se optar em dividir em três vezes pagará uns 14 reais.
No plano cadeiras: quem comprar a vista, vai pagar cerca de 36 reais por jogo e quem optar pelo parcelamento, irá desembolsar alguma coisa como 37 reais por jogo...
Do ponto de vista econômico, quem tiver esse dinheiro para pagar a vista, ou puder dispor das quantias mensais necessárias para pagar as mensalidades, terá um desconto bem atraente no preço final do ingresso...
Porém, do ponto de vista da propaganda, o texto é horroroso!
Mas lembre que participando da promoção “Sócio Temporada Campeonato Brasileiro 2009”, você não será sócio do clube, mas sim, um sujeito que “adiantou” através da compra a vista ou do parcelamento, um dinheiro que entraria nos cofres do clube num tempo muito maior.
Mas, pode ser que ao solicitar que você se dirija a secretária do clube ou telefone para o número indicado, existam informações adicionais que o texto sonegou...
Ah, a única prova de amor que você dá ao clube quando compra esse tipo de promoção é a de se obrigar a ir a todos os jogos, esteja na luta para subir ou se agarrando nas cordas para não cair.
- No site do ABC, existe no pé da página, um link que o leva o interessado a um arquivo em PDF, onde existe uma ficha de inscrição e um contrato de adesão que terá que ser honrado, tanto pelo contratante (sócio torcedor) quanto pelo contratado (ABC)...
Mas não existe nenhuma informação sobre o preço da mensalidade...
Você só será informado na secretaria do clube, quando lá chegar com seu contrato devidamente preenchido.
Se o sujeito não morar em Natal, e ainda assim, quiser se associar, terá que gastar fazendo uma ligação interurbana para o clube no intuito de descobrir o valor...
Porém, no caso do ABC, o comprador se torna sócio, com direito e deveres...
O contrato tem valor de um ano e lhe garante passear nas dependências do clube, mas nos dias de jogos, o acesso só será permitido nas arquibancadas, e que estejam liberadas para atividades previamente anunciadas (sic) (não entendi bemo o que isso significa, mas como é um contrato e foi escrito por um advogoado, creio que deva ter algum significado importante).
Muito bem, sem valores, fica impossível opinar se o investimento é ou não compensador, mas imagino que sim...
Em relação à participação do futuro sócio torcedor na vida social e política do clube, vejo como salutar, pois caso não existam restrições a serem decidas nos famosos “casos omissos”, o clube e o torcedor só tem a ganhar.
Porém, o mesmo erro que o América comete no seu “reclame”, o ABC comete no seu...
No América, existe um texto complementar de apoio a campanha, que não faria nenhuma falta se fosse drasticamente reduzido e no do ABC, não existe texto nenhum que explique e incentive o futuro sócio a aderir...
Pessoalmente, considero a idéia do sócio torcedor uma grande sacada de marketing e não vejo nenhuma razão para desaconselhar a quem possa dispor de algum dinheiro, a deixar de contribuir com seu clube na arrecadação de recursos.
Mas, vou ampliar a pesquisa e ver como o assunto é tratado alhures, para que possamos através desse espaço, discutir e tentar sugerir aos nossos clubes, aperfeiçoamentos, caso seja necessário...