segunda-feira, novembro 21, 2016

Marco Polo Del Nero disse a CPI que nunca teve conta no exterior... O FBI diz que teve sim.

Imagem: Autor Desconhecido



Presidente da CBF, Del Nero manteve conta no EUA por 12 anos

Por Sérgio Rangel da Folha de São Paulo

O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, foi dono de uma conta bancária durante 12 anos nos EUA.

Ele a encerrou em 2011 ao depositar o saldo em conta da Danford Corporate Services INC, um fundo de investimento privado com sede nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.

A existência da conta foi detectada pelo FBI (a polícia federal americana) e compartilhada com a Polícia Federal.

O documento, obtido pela Folha, afirma que a conta de Del Nero nos Estados Unidos registrou transações em 2004 com “indivíduos relacionados ao futebol e à Fifa”.

Em dezembro, a Justiça americana indiciou o presidente da CBF.

Ele é acusado de fazer parte de um esquema de recebimento de propina na venda de direitos comerciais de torneios no Brasil e no exterior.

Desde então, o cartola não saiu do Brasil.

Em depoimento aos senadores da CPI do Futebol em dezembro de 2015, o presidente da CBF negou que tivesse uma conta no exterior e afirmou que nunca esteve em um paraíso fiscal.

Segundo o FBI, a conta registrada em nome de Del Nero foi aberta no HSBC Internacional Private Bank, em Miami, na Flórida, no dia 16 de junho de 1999, quando o dirigente era presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo.

Ele chegou ao comando da Federação Paulista de Futebol em 2003.

Nove anos depois, o dirigente se tornou o principal executivo da CBF durante a gestão de José Maria Marin, que atualmente cumpre prisão domiciliar nos Estados Unidos sob a mesma acusação de Del Nero.

Em abril de 2015, o cartola assumiu a chefia da CBF.

Segundo o documento, Del Nero era o titular da conta.

Seu filho Marco Polo Del Nero Filho e sua ex-mulher Marcia Val Baldrati eram identificados como “sub-donos”.

Para realizar operação financeira como esta, o cliente precisa manter saldo de US$ 2 milhões, segundo relato dos agentes norte-americanos.

As informações repassadas pela polícia americana serão anexadas ao relatório paralelo que o senador Romário (PSB-RJ) vai apresentar na CPI do Futebol.

NOVA CONTA

Na investigação, os agentes do FBI chegaram a questionar Margarida Coutinho, gerente da conta do cartola no banco em Miami.

Segundo os advogados do banco, o atual presidente da CBF tentou abrir uma nova conta em 2011 com a mesma gerente, que recusou a oferta.

De acordo com o informe, a gerente “declinou o pedido” justificando “preocupação com as relações de Del Nero com a Fifa”.

O banco informou ainda que o vínculo do cartola com a instituição terminou no dia 17 de agosto de 2011.

Antes disso, no dia 4 de agosto de 2011, ele transferiu o saldo disponível no banco americano (o valor não foi informado) para uma conta da Danford Corporate Services INC, no Safra National Bank of New York.

A empresa beneficiada pelo cartola é sediada nas Ilhas Virgens Britânicas e está em nome de Silvio de Jesus Gaspar.

Segundo o documento, o empresário é residente no Brasil e dono da RV Brasil Indústria Aeronáutica.

OUTRO LADO

Em nota, o presidente da CBF disse que “toda e qualquer movimentação financeira, em qualquer país, foi e está declarada no IR e seus impostos recolhidos”.

À CPI, Del Nero negou ter conta no exterior: “Não tenho conta no exterior. Nem conta, nem trust”.

Ele não respondeu à Folha o motivo de ter depositado o saldo de sua conta nos EUA para uma empresa com sede em um paraíso fiscal.

O empresário dono da Danford Corporate Services INC não foi localizado.

Nenhum comentário: