Há cerca de um ano atrás o TSG 1899 Hoffenheim era um clube desconhecido, no entanto fruto da disputa pelo título germânico em que esteve envolvido durante vários meses e do conseqüente 7º lugar na prova, o clube recentemente promovido à Bundesliga chamou à atenção de todo o mundo do futebol, em parte pelos resultados, mas também por se situar numa pequena cidade de apenas 3.300 habitantes.
O sucesso do Hoffenheim tem um nome,…
Dietmar Hopp, um milionário Alemão com uma fortuna avaliada em cerca de 6.300 milhões de Euros, que depois de conduzir a sua empresa de software à liderança mundial, investiu parte da sua fortuna pessoal para levar o clube da sua terra natal dos regionais, até ao mais alto nível do futebol germânico em menos de duas décadas.
Desde 1998 Dietmar Hopp já investiu mais de 140 milhões de Euros no Hoffenheim, no entanto os resultados são visíveis. Através de uma política de contratações onde não são adquiridos jogadores com mais de 25 anos, da criação de uma academia para jovens jogadores e de uma gestão rigorosa, Dietmar Hopp criou, como ele próprio afirma, uma empresa de futebol.
Em Janeiro de 2009, Hopp deu mais um grande passo para afirmação do Hoffenheim no futebol mundial, através da construção de um novo estádio (Rhine-Neckar Arena) com capacidade para 30.000 pessoas, que custou 30 milhões de Euros.
O novo estádio substituiu o velho estádio que apenas dispunha de 6.500 lugares. Através deste novo investimento e das novas receitas que pode gerar, Dietmar Hopp afirma que o clube será financeiramente independente a partir de 2010.
A conclusão que podemos retirar da aventura de Dietmar Hopp, é a de que um clube com apenas 2.000 associados, situado numa cidade de apenas 3.300 habitantes, tem capacidade para obter resultados desportivos e financeiros positivos.
Para tal, é necessária uma gestão rigorosa e a angariação de investidores.
O modelo de negócio do Hoffenheim está a anos luz do praticado na maior parte dos clubes de média e pequena dimensão (com exceções), que continuam a ser geridos por gestores/presidentes amadores, que decidem dar uma mãozinha para ajudar o clube da terra, sem nenhuma noção da realidade da indústria do futebol nos dias que correm.
Do blog:
Já havia postado algumas considerações sobre o assunto e, contado às razões que levaram o Dietmar Hopp a assumir o pequenino TSG 1899 Hoffenheim na post, TSG 1899 Hoffenheim... Um pequenino que busca ser grande!
Agora, o site português www.futebolfinace.com (recomendo a leitura), publicou essa pequena matéria onde repercute, o trabalho e a forma de gerir de Dietmar Hopp.
Apenas faço um pequeno alerta sobre o porquê Dietmar Hopp consegue atrair parceiros comerciais para seu mais novo empreendimento:
Hopp está entre os 698 homens mais ricos do planeta, segundo a revista Forbes e, é dono da SAP, líder mundial em softwares para empresas...
Isso tem um peso na hora de sentar a mesa de negociação.
Portanto, é bom que se saiba que o nome Dietmar Hopp por si só, já referenda qualquer proposta, ele não é um Zé Ninguém, com um monte de idéias na cabeça e afirmando que a “marca” do clube que preside é forte, em virtude ter um monte de gente gritando numa arquibancada.
Por trás do projeto Hoffenheim, existe um homem que conhece profundamente o mundo dos negócios e como roda a roda da economia mundial...
Nenhum comentário:
Postar um comentário