A pouco mais de uma semana, o Conselho Estratégico do Futebol Profissional – Professional Football Strategy Council (PFSC) –, órgão constituído pela European Football Leagues (EPFL), FIFPro Europe, Europeans Clubs Association (ECA) e pelos vices presidentes da UEFA, fez uma recomendação à UEFA no sentido de ser aprovado na próxima reunião do organismo, o Financial Fair Play.
Este novo conceito tem por objetivo o equilíbrio e a justa competitividade financeira entre os clubes Europeus.
O Financial Fair Play irá implementar uma série de medidas que a PFSC considera cruciais para o desenvolvimento sustentável do futebol no continente europeu.
Segundo os membros da PFSC as novas medidas terão um alcance superior às medidas já implementadas pelo sistema de licenciamento de clubes e pretendem em longo prazo estimular o investimento através da formação de jovens jogadores e o desenvolvimento das instalações desportivas, findando assim com os excessivos gastos especulativos.
Para a aplicação e fiscalização do Financial Fair Play, foi criado recentemente o Financial Control Panel, órgão independente que irá garantir o cumprimento dos objetivos traçados.
Abaixo as medidas que serão implantadas com o Financial Fair Play...
Impedir que os clubes gastem mais do que o total de receitas geradas, através de fiscalização e aconselhamento financeiro a clubes que apresentem resultados operacionais negativos repetidamente.
Controlar os valores pagos a jogadores em salários e transferências, através de fiscalização e aconselhamento.
Controlar os níveis de endividamento dos clubes através de indicações e aconselhamento, para que possam apresentar um desenvolvimento financeiro sustentável.
Limitar o número de jogadores em cada plantel, contribuindo dessa forma para reduzir custos, nomeadamente em salários e transferências.
Como funciona o sistema...
1. O Financial Fair Play é um sistema de controle das finanças, que tem como objetivo o saneamento financeiro dos clubes que participam nas provas organizadas pela Uefa.
2. O Financial Fair Play pretende obrigar os clubes a não terem despesas superiores às receitas no conjunto das últimas 3 temporadas.
Gastando apenas o que têm e não o que podem vir a ter.
3. Os cálculos do Financial Fair Play incidem principalmente nas receitas de direitos TV, bilheteira, publicidade, patrocínios e transferências de jogadores.
As despesas incluem os custos operacionais, custos com pessoal, transferências de jogadores e amortizações dos seus passes.
Não estão incluídas as atividades do futebol de formação e atividades extra futebol.
4. O Financial Fair Play entra em vigor na temporada de 2013/14, no entanto já serão levados em conta os exercícios dos clubes correspondentes às temporadas de 2011/12 e 2012/13.
5. Na inicio da avaliação (em 2013/14), os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros no conjunto das duas temporadas anteriores (2011/12 e 2012/13).
Em 2014/15 os clubes não podem registar perdas superiores a 45 milhões de Euros nas 3 temporadas anteriores (2011/12, 2012/13 e 2013/14). De 2015/16 a 2017/18 as perdas não podem ser superiores a 30 milhões de Euros.
6. Sempre que um clube apresentar perdas superiores a 5 milhões de Euros, passa a estar sob avaliação do Painel de Controle das Finanças dos Clubes da UEFA.
É então obrigado a apresentar relatórios trimestrais e planos para solucionar o problema.
Se o clube ultrapassar os limites previstos nos pontos anteriores é aberto um processo disciplinar pela Uefa.
7. As sanções disciplinares são avaliadas individualmente levando em conta a situação do clube e podem passar pela (a) suspensão da atividade desportiva, (b) exclusão da competição, (c) retirada de pontos nas competições europeias, (d) proibição de inscrição de jogadores.
Os primeiro resultados...
Os clubes ingleses acostumados a gastar grandes somas sem dar satisfação a ninguém, já começam a sofrer para se ajustar as novas regras...
O Chelsea e o Manchester City foram obrigados a transformar suas dividas em ações a fim de se adequar as regras do Financial Fair Play e, Manchester United, Bolton e Everton estão com enormes dificuldades para cumprir os requisitos impostos pelas novas regras, devido ao seu enorme endividamento...
Entretanto, essas equipes terão até o final de 2012 para se adequar.
A primeira avaliação dos clubes irá acontecer 2013/2014 e estão previstas fortes sanções para quem não estiver afinado com o novo modelo.
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