sábado, fevereiro 07, 2015

Na Romênia, dever salários tira pontos e coloca sob risco de extinção o clube devedor...



A Romênia não é nenhum exemplo de organização e prosperidade...

O país ainda luta para se livrar das cicatrizes deixadas pelos anos de comunismo e pela desastrosa gestão do ditador Nicolae Ceauşescu.

Porém, existe no país um esforço no sentido de modernizar suas instituições...

Hoje, o futebol romeno luta por transparência e honestidade na gestão de seus clubes, mesmo que isso coloque em risco a existência dos clubes grandes do país.

No texto abaixo, gigantes como Rapid Bucareste e Dinamo Bucaresti, enfrentam o sério risco de deixarem de existir em função da má gestão e da falta de honestidade nas suas relações econômicas.
No Brasil, algo assim é impensável...

Por que?

Simples...

Brasileiros tem uma queda por caminhos tortos.

CFR Cluj perde 24 pontos por dívidas com ex-jogadores e corre risco de extinção

Até agora o vice-líder da Liga I, o CFR Cluj entrou em processo de insolvência financeira e foi punido hoje no Tribunal de Cluj com a perda de 24 pontos pela Comissão de Disciplina da Federação Romena de Futebol por não pagar as dívidas acumuladas com os ex-jogadores do clube, Daniel Stana, Laszlo Sepsi, Claudiu Voiculet, Ioan Hora e Vasile Maftei, no valor de 400 mil Euros. 

Assim, neste momento, os Ceferistii caem da vice-liderança para o último lugar da Liga I, com apenas 10 pontos. 

O clube pode recorrer da decisão na Comissão de Recursos da FRF, mas sendo quase certo que a decisão de mantenha, há a alternativa no Tribunal Arbitral do Esporte, instância internacional em Lausanne, na Suíça.

O pedido para entrada em processo de insolvência foi acatado pelo Tribunal de Cluj. 

O CFR Cluj possui no total mais de 90 milhões de Euros em dívidas, sendo que 11 milhões são ao Estado, conforme o site Stiri de Sport, de Cluj-Napoca. 

O processo de insolvência será acompanhado provisoriamente pela empresa romena RTZ & Partners, especializada em inadimplência, falência e insolvência. 

O CFR Cluj se junta aos outros clubes na mesma situação: Rapid, Dinamo, Otelul e ao rival Universitatea Cluj.

Embora seja hoje um dos clubes romenos mais conhecidos fora do seu país junto com o Steaua pelas participações recentes na Champions League, o CFR Cluj nunca foi um clube de tradição no futebol romeno, apesar da fundação em 1907. 

O clube mais tradicional e com mais resultados expressivos em Cluj-Napoca sempre foi o Universitatea Cluj, pelo menos até a ascensão dos Ceferistii, a partir de 2001-02, na Liga III.

O empresário Arpad Paszkany era o proprietário do clube na Liga III em 2001-02, quando conquistou o acesso para a Liga II. 

Não levou muito tempo, e o CFR estava de volta à primeira divisão romena na temporada 2004/05, depois de longos 28 anos fora da elite do futebol romeno.

Com orçamentos fora da realidade romena (6 milhões de Euros em 2005-06), o CFR Cluj foi crescendo, contratando jogadores estrangeiros (como o zagueiro português Cadu, um dos grandes ídolos do clube), chegando às competições europeias, conquistando pontos e títulos. 

Os principais títulos do clube (Liga I em 2007–08, 2009–10 e 2011–12 e Copa da Romênia 2007/08, 2008/09 e 2009/10 e Supercopa da Romênia 2009 e 2010) foram todos conquistados na época de ouro com Paszkany, que deixou o clube no ano passado, quando a crise financeira começou.

Nesta temporada, o clube conseguiu se manter na vice-liderança da Liga I ao término do primeiro turno. 

O clube ainda disputará as semifinais da Copa da Romênia com o Universitatea Cluj.

Fonte: O Craiovano

Nenhum comentário: