quinta-feira, junho 18, 2015

Sócio Torcedor: na Alemanha, o Borussia Dortmund, diferente dos clubes brasileiros, não engana seu torcedor...

Enquanto aqui os dirigentes precisam chorar, implorar, choramingar e inundar as redes sociais com frases melodramáticas para conseguir adesão aos programas de sócio torcedor, em Dortmund, na Alemanha, o Borussia, dos 55.000 carnês de temporada colocados à disposição de seus torcedores, para a temporada 2014/2015, já renovou 54.907...

Para que não apareçam argumentos do tipo: a Alemanha é rica...

Ou: os torcedores ganham bem e coisas do tipo, pesquisei sobre como é a relação entre o Borussia Dortmund e seu torcedor.

Achei o ótimo texto abaixo, que explica bem direitinho como tudo funciona...

Entenda como o Dortmund fideliza seu sócio torcedor

Por Walter Paneque, do Muralha Amarela

Nesta semana o Borussia Dortmund anunciou os preços de seus bilhetes para os 17 jogos da próxima temporada da Bundesliga.

Nas linhas a seguir, um resumo de como o BVB se relaciona com o torcedor aurinegro.

O associado: esqueçam o método utilizado no Brasil de categorização dos associados.

O Borussia Dortmund conta com um plano único para quem quer ser sócio; seja ele de classe média ou milionário, a categoria de sócio torcedor é a mesma, com taxa anual de 60 euros para estar vinculado ao clube.

Os preços podem variar, porém, em duas situações: menores de 18 anos pagam metade (30 euros/ano), e no pacote família, que inclui um casal e filhos até 18 anos (120 euros/ano).

Uma vez associado, o torcedor recebe mensalmente uma revista com entrevistas e informações de eventos organizados pelo BVB, tem direito a participação nas assembleias do clube e recebe até um presente de boas-vindas da loja oficial do Borussia.

Além disso, tem total prioridade para compra dos ingressos avulsos, tanto para os jogos em casa quanto fora.

Bilhetes da temporada: o pacote de ingressos para todos os 17 jogos do clube no Westfalenstadion na temporada da Bundesliga está disponível apenas para sócios – vinculados há no mínimo seis meses.

Os preços são convidativos:


Enquanto no Brasil alguns clubes buscam aumentar a renda de seus jogos subindo o preço do ingresso e penalizando, muitas vezes, o bolso do torcedor, o Borussia mostra que o segredo é seguir o caminho contrário.

Um pai que quer levar o filho para ver todos os 17 jogos na Muralha amarela, por exemplo, não gasta mais do que 60 reais por partida.

E é importante ressaltar: com boa infraestrutura de acesso e segurança.

Mesmo após uma temporada ruim como 2014/2015, a previsão do clube é de que os pacotes anuais se esgotem em menos tempo do que no ano anterior.

Do blog: (já aconteceu, como informei acima)

Com uma média de 80.411 pagantes, o Borussia consegue, em sua pior temporada dos últimos anos, novamente liderar o ranking de público da Bundesliga.

Seguir o exemplo do Dortmund pode ser uma questão de gosto, ou de cultura, até porque não é o único e nem exceção na forma de se relacionar com o sócio torcedor, mas muitos clubes no Brasil e no mundo perdem um grande espaço ao não abrir os olhos para o óbvio.

O torcedor deve ser visto, em primeiro lugar, como parte do clube, e só depois como fonte de arrecadação.

Enquanto as instituições pensarem primeiro no dinheiro e só depois na paixão, podem ficar sem uma coisa, nem outra.

Nenhum comentário: