segunda-feira, novembro 19, 2018

Palmeiras: o cata-vento alviverde...

Imagem: Autor Desconhecido

Cata-vento alviverde

Por Pedro Brandão do Universidade do Esporte

Palmeiras empata com Paraná, bate recorde de invencibilidade, conta com o tropeço dos adversários e se aproxima do décimo título brasileiro de sua história.

Antes do jogo quem estivesse preocupado com a escalação dos times, combinação de resultados ou jogadores pendurados para a sequência do líder no campeonato nem imaginava que na verdade um instrumento improvável seria mais útil que qualquer outra coisa na tarde deste domingo: um cata-vento.

De maneira imoral, porém legal, o Paraná transferiu o jogo para o Estádio do Café, em Londrina, extremo norte do Paraná e a poucos quilômetros da divisa com São Paulo.

A torcida palmeirense da região do Vale da Ribeira compareceu em peso, enquanto apenas 20 paranistas estiveram nas arquibancadas londrinenses.

Com a torcida produzindo uma atmosfera favorável tudo indicava um jogo tranquilo para o líder vencer o lanterna e depender apenas de si para festejar o título na próxima rodada.

Não foi o que se viu depois do apito inicial quando logo aos 10 minutos de jogo o tempo virou e uma tempestade levou uma ventania para o Estádio do Café.

Contra o aguerrido Paraná e o implacável vento, o desgastado Palmeiras acabou o primeiro tempo atrás no placar, depois de Kesley marcar seu primeiro tento na carreira.

A melhor coisa que poderia acontecer para o palmeirense era o fim do primeiro tempo.

A essa altura os mais cismados palmeirenses já empunhavam suas birutas para saber se poderiam contar com vento a favor na segunda etapa.

Na volta dos vestiários Felipão acenava com a mudança de Willian Bigode no lugar de Lucas Lima. 

Mas foi o Paraná que contrariou o vento e quase ampliou a vantagem, Antônio Carlos evitou o segundo gol dos paranaenses.

Com Gustavo Scarpa articulando o jogo, mais recuado do que iniciou, e a velocidade pelos lados do campo de Willian, o time paulista melhorou e conseguiu um pênalti, após o zagueiro Johny cortar com a mão chute de Willian.

Scarpa converteu a penalidade e empatou o jogo.

A partir do gol, ainda aos 8 minutos da etapa final, as atenções se voltaram aos outros jogos da rodada.

Neste momento o Botafogo vencia o Internacional por 1 a 0 no Engenhão e o Flamengo empatava sem gols com o Sport na Ilha do Retiro.

Essa combinação deixaria o Palmeiras em condições de definir o título na próxima rodada com a vitória sobre o América MG em seu estádio e sem depender de outros resultados.

O jogo do Engenhão terminaria com a vitória do Botafogo, mas na Ilha do Retiro, Willian Arão subiu mais que a zaga do Leão e fez o gol que deixa o campeonato aberto e mais emocionante que em anos anteriores.

Com o empate o Palmeiras conquistou a maior invencibilidade na história dos pontos corridos, 20 jogos sem perder.

Com a combinação de resultados, chegou aos 71 pontos e manteve a boa vantagem de 5 pontos na liderança, faltando apenas 12 em disputa.

O vento no Estádio do Café virou, mas no Campeonato Brasileiro tudo indica que o Palmeiras vai de vento em popa rumo ao décimo título nacional.

Quarta-feira os torcedores precisarão de outro instrumento para acompanhar a rodada, a calculadora será indispensável

Nenhum comentário: