quinta-feira, novembro 22, 2018

Os 5 clubes mais antigos do mundo...


Os 5 clubes de futebol mais antigos do mundo

Conheça os clubes que pavimentaram o caminho para o esporte se tornar o mais popular do mundo

Por Bruno Fonseca

Criado na Inglaterra com a formação da Football Association no ano de 1863, o futebol é um dos esportes mais populares do mundo.

Obviamente, os primeiros clubes do esporte bretão nasceram na Terra da Rainha.

E a partir do velho continente, esses clubes passaram a pavimentar o caminho para que o mundo inteiro pudesse conhecer e praticar o esporte.

Registros da Federação Internacional de Futebol (FIFA), apontam que os primeiros clubes nasceram todos no século XIX, todos estão em atividade, alguns jogam uma das ligas mais difíceis do futebol, a Premier League, e outros estão no futebol amador ou jogando ligas inferiores.

Se você sempre teve a curiosidade de saber quais foram os primeiros clubes de futebol do mundo, a hora de acabar com ela é agora.

Conheça os cinco clubes de futebol mais antigos do mundo:

Sheffield Football Club



O Sheffield é o time de futebol mais antigo do mundo.

Fundado em 24 de outubro de 1857, na cidade de Sheffield, na Inglaterra, por dois amigos, Wlliam Prest e Nathaniel Creswick, que eram jogadores de críquete.

Quando chegava o inverno, as condições climáticas dessa estação dificultava a prática de críquete, portanto os amigos entraram em uma grande discussão sobre qual era o esporte ideal para manter a forma durante o inverno.

Após longas horas de debate, eles chegaram a conclusão de que esse esporte seria o futebol.

Assim nasceu o primeiro clube de futebol do mundo de que se tem ideia.

Atualmente, o Sheffield é considerado um clube amador e joga em uma liga regional do Reino Unido, chamada Northern Premier League Division One South.

Notts County Football Club



O segundo clube do mundo foi fundado cinco anos depois do Sheffield e nasceu em Nottingham, na Inglaterra.

Datado de 28 de novembro de 1862, o Notts County Football Club foi um dos doze fundadores da Liga Inglesa e sua história começou nos jardins de Cremorne quando dois amigos, W. Arkwright e Chas Deakin, jogavam bola um contra o outro.

Este clube serviu de inspiração para a criação do manto da Velha Senhora, o Juventus da Itália, que por sua vez, serviu de inspiração para o Botafogo.

Atualmente o Notts está disputando a Football League Two, a terceira maior divisão da Football League e quarta maior na pirâmide do futebol inglês.

Rangers Football Club



Fugindo um pouquinho da Inglaterra, mas ainda permanecendo no Reino Unido, o terceiro time mais antigo do mundo nasceu na cidade de Glasgow, na Escócia.

O Glasgow Rangers foi fundado por quatro irmãos Moses Mcneil, Peter McNeil, Peter Campbell e William McBeath, em março de 1872.

Porém, a primeira reunião de toda equipe só aconteceu um ano depois, em 25 de maio de 1873, que, segundo os historiadores, é o ano reconhecido oficialmente como data de criação do time.

Em 2012 o clube declarou falência, pois devia mais de 26 milhões na praça.

Após ser comprado por um empresário, o nome foi trocado para "Rangers Football Club".

Atualmente o clube disputa a Scottish Premiership, segunda divisão do futebol escocês.

Aston Villa Birmingham Football Club



Fundado também por jogadores de críquete, o Aston Villa nasceu em março de 1874, em Birmingham, na Inglaterra.

Foi um dos doze clubes fundadores da Liga Inglesa e também da Premier League.

O time que manda seus jogos no Villa Park, seu estádio, desde 1897, é o quinto com maior número total de grandes títulos ganhos por um clube da Inglaterra.

Atualmente ele joga na English Football League Championship.

Everton Football Club



Esse foi outro clube que nasceu da necessidade de encontrar um esporte que servisse de alternativa ao críquete durante o inverno.

Desta forma, em 1878, em Liverpool, Inglaterra, a Igreja Metodista de Santo Domingo criou o Everton Football Club para oferecer aos seus fiéis uma atividade esportiva nos dias frios do velho continente.

Antes de ser mundialmente conhecido como Everton, o clube levava em seu escudo o nome da igreja, Santo Domingo.

O Everton é a equipe inglesa com maior número de participações na primeira divisão do país e atualmente joga a Premier League.

Nenhum comentário: