segunda-feira, novembro 12, 2018

Morre em BH Jesus Mórlan, técnico espanhol que revolucionou a canoagem brasileira...

Imagem: Autor Desconhecido


Morre em BH Jesus Mórlan, técnico espanhol que revolucionou a canoagem brasileira.

Por Pedro Brandão, comentarista e repórter do Universidade do Esporte

Isaquias Queiroz...

Com certeza esse nome se tornou conhecido do grande público após os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016.

O que muita gente não sabe é que nos bastidores do sucesso do maior medalhista olímpico brasileiro em uma edição dos Jogos, existe um espanhol que elevou o nível da canoagem brasileira com muito trabalho e talento para lapidar atletas como Isaquias Queiroz e Erlon de Souza, que juntos colecionam 10 medalhas em mundiais.

Em 2013, Jesus Mórlan aceitou o convite do COB para treinar a seleção brasileira de canoagem.

Ex-treinador de David Cal, maior medalhista na história da canoagem espanhola, chegou ao Brasil para revolucionar o esporte a remo no Brasil.

No mesmo ano descobriu Isaquias, que logo despontou como esperança da canoagem brasileira.

Dali em diante uma escalada de sucesso, em Jogos sul-americanos, Pan-americanos e Mundiais, até chegar ao auge na Olimpíada do Rio.

Depois do sucesso estrondoso da seleção de canoagem no Rio-2016, Jesus Mórlan foi diagnosticado com câncer no cérebro.

Um duro golpe para qualquer pessoa, mas para o espanhol, depois de uma cirurgia e o penoso tratamento, se tornaria motivo de piada, como fez em entrevista ao GE em junho deste ano:
“Estou muito bem de saúde, muito recuperado. O médico que falou para mim que tinha 14 meses de vida errou feio (risos). Eu vou pedir para cassarem a licença dele, cara! (risos). Vou para Tóquio, meu time vai ganhar as medalhas e, se bobear, ainda vou para Paris 2024” - disse Jesus Morlán, em tom de brincadeira e demonstrando claramente estar feliz.

Porém hoje a doença não deixou espaço para brincadeira, levou o Espanhol, o Suso, como carinhosamente os canoístas chamavam Jesus Mórlan, que tinha apenas 52 anos e, com certeza, muito ainda por contribuir com a canoagem brasileira.

Morreu o treinador que revolucionou a canoagem brasileira.

Lutou muito, durante muito tempo esteve mais de meia canoa à frente da doença e hoje descansou como as águas de Lagoa Santa, centro de treinamento da seleção, depois dos treinos que comandava.

Nenhum comentário: