domingo, fevereiro 17, 2019

Non-League Paper: O jornal britânico que só cobre times da quinta à décima primeira divisão da Inglaterra...

Imagem: Marina Isidro

Conheça o jornal que cobre times da 5ª à 11ª divisão da Inglaterra e vende 25 mil cópias por edição

Non-League paper tem mais de 300 colaboradores e acompanha resultados de mais de mil times

Por SporTV.com, com Informações de Marina Izidro — Londres, Inglaterra

Um jornal inteiro dedicado ao futebol inglês.

Mas não espere encontrar nele notícias sobre o Liverpool, o Manchester City ou qualquer outro gigante da Premier League.

Nestas páginas estão informações sobre o que os fãs do esporte chamariam de futebol raiz, aquele jogado da quinta à 11ª divisão na pirâmide do país.

O Non-League Football Paper foi criado no ano 2000 e dá espaço para que mais de mil clubes tenham crônicas de jogos, resultados e matérias especiais publicadas.

Acha que ninguém se interessa por times pequenos assim?

O jornal chega às bancas todo domingo, e 25 mil cópias são vendidas toda semana na Inglaterra e no País de Gales.

Imagem: Marina Isidro 
(outras publicações dos editores da Non-League)


- “As pessoas que seguem as divisões mais baixas são muito apaixonadas porque acreditam que esse é o verdadeiro futebol. É onde tudo começou, onde estão as raízes do esporte. (...) Durante a semana fazemos perfis, colunas, factuais. No sábado, todas as reportagens das partidas” – disse o editor-chefe David Emery.

Para dar conta do enorme volume de produção em dias de rodada, os quatro jornalistas que se dedicam exclusivamente ao “Non-League” ganham o reforço de uma rede com mais de 300 colaboradores.

Nem todos são jornalistas, e muitas vezes a informação chega à redação à moda antiga: através de uma ligação feita em telefone público.

- “Temos colaboradores que trabalham para outros jornais também, freelancers, que são os jornalistas mais experientes. Mas quanto mais se desce de divisão, em times minúsculos e partidas com vinte pessoas assistindo, a gente precisa achar um torcedor ou o vendedor do bar para escrever a matéria. E se o time dele perde, às vezes ele fala que não vai mandar a reportagem” – disse David.

Matt Badcock é repórter do jornal há quase 10 anos e é escalado para os jogos mais importantes.

Na opinião dele, a proximidade com os atletas e técnicos é o grande diferencial na cobertura das divisões inferiores.

Na Premier League os elencos são blindados, e apenas os técnicos falam com a imprensa, em entrevista coletiva, uma vez por semana.

Entrevistas exclusivas são artigo raro, quase sempre restritas a emissoras detentoras dos direitos de transmissão.

- “As divisões inferiores são algo mais íntimo, com histórias e pessoas mais reais. Você tem acesso direto a treinadores e jogadores e eles ficam felizes de conversar e acabam virando amigos. É impossível saber o nome de todos os times e de todos os jogadores e isso que é interessante porque sempre tem algo diferente ou uma história nova que você não contou, ótimos personagens.”

O “Non-League” se rendeu à tecnologia e, além também ter um site, possui contas em redes sociais.

O maior número de seguidores está no Twitter, mais de 56 mil.

Mas, com patrocínios de marcas importantes, a produção do jornal de papel segue como o principal produto.

- “É muito recompensador ver o jornal na banca no domingo de manhã. É uma arte que está morrendo nesse país. A indústria está em declínio, mas nossas vendas são sólidas nos últimos dez anos. É o que eu mais gosto, terminar o trabalho e ver nosso jornal nas bancas” – disse o editor Alex Narey.

Imagem: Non-League Paper

Nenhum comentário: