Governo holandês proíbe publicidade de casas apostas no esporte a partir de 2025
Comerciais de empresas do segmento em rádio, televisão aberta e exposição estática em outdoors também serão proibidos no país
Por Redação Máquina do Esporte
Com o objetivo de aumentar a proteção dos grupos vulneráveis, principalmente dos jovens, contra o risco de dependência em jogos de azar, o governo holandês divulgou que as entidades esportivas não poderão ser patrocinadas por plataformas de apostas após julho de 2025.
Além disso, publicidade de empresas do segmento em rádio, televisão aberta e exposição estática em outdoors também serão proibidos no país, porém já a partir da metade deste ano.
No entanto, as plataformas de apostas continuarão podendo anunciar na internet, através das redes sociais, e em canais fechados de televisão, porém sob condições limitadas.
“A publicidade é necessária para tornar conhecida a oferta legal de jogos de azar online, para que as pessoas não joguem ilegalmente. Ao mesmo tempo, como governo, também temos o dever de proteger os grupos vulneráveis dos riscos do jogo online. Com esta proibição, os grupos vulneráveis, especialmente os jovens, ficam menos expostos a estes anúncios e limitamos a tentação de iniciar jogos de risco”, disse Franc Weerwind, Ministro da Proteção Legal da Holanda.
Com isso, a proibição do governo holandês vai além das recentes medidas tomadas pelo Reino Unido para limitar os patrocínios de casas de apostas aos clubes da Premier League, que não poderão contar com empresas do setor na propriedade máster dos uniformes a partir do fim da temporada 2025/2026.
Vale destacar que na Eredivisie, primeira divisão do Campeonato Holandês, algumas equipes estampam plataformas de apostas em seus uniformes, como AZ Alkmaar (Kansino), Fortuna Sittard e FC Volendam (ambos com a BetCity), enquanto vários outros clubes têm acordos com empresas do setor para outras propriedades, como é o caso da Unibet com o Ajax.
English Version
Dutch government bans sports book advertising from 2025
Commercials by companies in the segment on radio, open television and static exposure on billboards will also be banned in the country.
By Máquina do Esporte Writing
With the aim of increasing the protection of vulnerable groups, especially young people, against the risk of addiction to gambling, the Dutch government announced that sports entities will not be able to be sponsored by betting platforms after July 2025.
In addition, advertising by companies in the segment on radio, open television and static exposure on billboards will also be prohibited in the country, but as of the middle of this year.
However, betting platforms will continue to be able to advertise on the internet, through social networks, and on closed television channels, but under limited conditions.
“Publicity is needed to make known the legal offer of online gambling, so that people do not gamble illegally. At the same time, as a government, we also have a duty to protect vulnerable groups from the risks of online gambling. With this ban, vulnerable groups, especially young people, are less exposed to these advertisements and we limit the temptation to start risky games”, said Franc Weerwind, Minister of Legal Protection of the Netherlands.
With this, the Dutch government's ban goes beyond the recent measures taken by the United Kingdom to limit sponsorships by bookmakers to Premier League clubs, which will not be able to rely on companies in the sector in the master ownership of kits from the end of the season. 2025/2026.
It is worth noting that in the Eredivisie, the first division of the Dutch Championship, some teams have betting platforms on their uniforms, such as AZ Alkmaar (Kansino), Fortuna Sittard and FC Volendam (both with BetCity), while several other clubs have agreements with companies from the sector to other properties, as is the case with Unibet with Ajax.
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