Pincei o texto baixo do blog do Marcos Lopes (http://www.radioglobonatal.com.br/blog/marcos/ não tive tempo de lhe pedir autorização, mas, como a fonte está citada, posso dormir com a consciência tranqüila.
No texto, Marcos Lopes transcreve a posição do Deputado Estadual e conselheiro do ABC FC, José Adécio, em relação à atual crise por que passa o alvinegro.
Li e resolvi comentar.
Na ultima reunião do Conselho Deliberativo do ABC o Deputado e conselheiro, José Adécio apresentou um documento com sugestões e um requerimento cobrando explicações sobre a real situação financeira do clube.
Blog: É dever de todo conselheiro, participar ativamente da vida da instituição, melhor ainda, quando envia um documento contendo sugestões, já que de um conselheiro, além de conselhos e doações financeiras, generosas ou não, se espera também indicações de saídas em casos emergenciais.
Cobrar explicações sobre a real situação financeira do clube, também faz parte da função de um conselheiro, pois, em são os conselheiros que acabam aprovando as contas do clube.
Aliás, creio que contas transparentes devia ser regra na vida de qualquer instituição que tenham sócios, sejam eles efetivos ou temporários.
José Adécio sugeriu a criação de uma Comissão que ficaria responsável pela elaboração de um planejamento estratégico para buscar soluções para a crise financeira do clube e segundo o conselheiro até agora nada do que foi proposto foi colocado em prática, e tampouco os questionamentos do seu requerimento respondidos.
Blog: O deputado sugere uma comissão (políticos adoram comissões) que ficaria responsável por um planejamento estratégico para buscar soluções pra a crise financeira do clube...
A frase é pomposa, mas no popular, a única estratégia que no momento teria algum efeito é que todos aqueles que possam, cocem o bolso e doem alguns caraminguás ao clube, já que a atual campanha da equipe, suas dividas e problemas políticos internos, não são lá grandes atrativos para nenhum investidor na acepção da palavra.
Sobre a afirmação de que nada que foi proposto, foi colocado em prática: é preciso saber se as propostas apresentadas eram viáveis ou meras idéias que não correspondiam aos fatos (com a permissão de Cazuza).
Porém, é grave a afirmação do deputado que até agora, nenhum dos seus requerimentos ou questionamentos tenham sido respondidos...
Tal postura por parte da direção do clube demonstra deselegância ou a pouca ou nenhuma importância que o conselheiro tem junto a direção do ABC.
Obter resposta é um direito de qualquer pessoa, mesmo que a resposta seja um sonoro não!
No documento o conselheiro afirma textualmente: "Um clube com o tamanho, a força e a tradição do ABC FC deve entrar definitivamente na era da modernidade administrativa. É preciso um gerenciamento profissional no departamento de futebol – com um trabalho intenso na área do marketing esportivo para valorizar a nossa marca que é uma das mais fortes do Nordeste, bem como a edição de um estatuto moderno, que ofereça ao torcedor a possibilidade de participar diretamente na vida do clube".
Blog: Nesse ponto o deputado joga para a platéia, pois faz uma afirmação sem nenhum amparo técnico ou cientifico; baseia-se no achismo pessoal ou reverbera um mantra repetido por almas apaixonadas e desejosas que seus sonhos fossem realidade...
Desde quando, ABC E América são marcas fortes fora da cidade de Natal?
Onde o deputado colheu os dados para fazer tal afirmação?
Qual é o apelo que esses clubes têm no oeste do Estado?
No mais, nada indica que fora de suas fronteiras, Ceará, Fortaleza, América, ABC, Sergipe, CRB, Sampaio Correia, Vitória, Bahia, Náutico e outros, arrastem multidões...
Qual o público de América e Ceará no último encontro?
Quantas vezes, meu caro leitor, você comprou um produto por ver a marca do mesmo estampado em algumas dessas camisas?
América e ABC são fortes aqui e, talvez, fosse melhor, primeiro conquistar sua gente em sua terra, para só então, começar a ter crises megalomaníacas.
Nunca ouvi falar que nenhum dos nossos clubes, tenha escolhido uma cidade interiorana para realizar uma pré-temporada ou mesmo, para jogos amistosos com outras equipes do mesmo porte.
Sobre intenso trabalho de marketing, digo o seguinte: estamos tratando de assunto que não é decidido pela razão, mas pela emoção e, portanto, ninguém vai roubar torcedor de ninguém, no máximo se pode atrair o interesse de uma parcela da juventude que ainda não tenha tomado partido por A ou por B, mas esse interesse só virá se os feitos forem grandes.
Sobre um estatuto moderno, me vejo forçado a concordar, mas antes, gostaria de lembrar que a modernidade de uns, nem sempre é a modernidade de outros.
Lembra a crise que o clube viveu na década de 70: "O cenário atual do ABC é mais preocupante que o vivido na década de 70 quando uma crise financeira e administrativa culminou com a renúncia da Diretoria e a formação de uma Junta Governativa, formada por Aluízio Bezerra, Bira Rocha e José Nilson de Sá e que teve a competência de reordenar o clube no terreno financeiro e administrativo.
Blog: Sobre esse tópico, nada tenho a comentar, pois ainda não morava em Natal e, seria leviano tecer qualquer opinião a respeito.
Assim, neste momento, proponho objetivamente a constituição de uma comissão diretiva para junto com o nosso Presidente administrar o futebol, contornando as dificuldades hoje enfrentadas, comissão esta que seria composta três ou cinco pessoas previamente aprovadas pelo Conselho Deliberativo e pelo Presidente do Clube, para preparar e por em prática um Plano de Ação urgente para inibir a derrocada que se avizinha a passos velozes.
Blog: Aqui o texto é suave e repleto de obviedades democráticas, mas na parte final, volta a derrapar no desejo que três ou cinco pessoas, venham a tirar da cartola alguma solução mágica parra inibir a derrocada...
Agora?
Nesse momento, só existe uma condição de se evitar o pior: dispor de dinheiro suficiente para seduzir grandes jogadores que ainda não tenham jogado as seis partidas permitidas para que continuem jogando na Série B (alguém conhece algum nesse caso?), ou convencer os que estão na Série A, a descer um degrau e vir brigar por dez vitórias nas vinte partidas restantes.
Deixo claro que não se trata de junta governativa, mas uma comissão para auxiliar a diretoria executiva na condução da política do futebol durante o restante da série “B” 2009, com poderes deliberativos".
E explica o papel da Comissão: "Tal comissão teria a responsabilidade, junto com a Diretoria Executiva, de avaliar e aprovar a contratação de jogadores para o clube, diminuindo assim a chance de repetirmos os inúmeros erros de contratação ocorridos este ano.
Além disso, a Comissão teria a responsabilidade de elaborar um planejamento estratégico para solucionar a parte financeira do clube, buscando aporte para custeio do time através de patrocínios, de apoios de históricos abcedistas que possuam boa estabilidade financeira, além de iniciativas de marketing visando trazer a nossa grande torcida para ser efetiva colaboradora nas finanças do clube.
“Tudo isso, dentro de um espírito democrático e de absoluta transparência”.
Blog: O texto termina num oito, pois apenas reitera tudo o que já havia sido dito...
Faço apenas uma sugestão: o maior patrimônio do ABC é sua torcida, ela tem que ser tratada com carinho, atenção, cuidado e outros mimos, mas para isso, é preciso que alguém no ABC ou em qualquer outro clube da região, descubra um ramo do marketing, chamado de marketing de relacionamento...
Quando descobrirem, estarão dando um grande passo na direção da modernidade e do interesse de possíveis patrocinadores, enquanto isso não acontecer, ajudas de ricos, serão chamadas de patrocínio e rifas, vaquinhas e outras baboseiras irão fazer parte do cardápio de bobagens que pomposamente alguns apelidam de ações de marketing.