Este espaço não propõe defesa nem ataque a nenhum clube ou pessoa. Este espaço se destina à postagem de observações, idéias, fatos históricos, estatísticas e pesquisas sobre o mundo do futebol. As opiniões aqui postadas não têm o intuito de estabelecer verdades absolutas e devem ser vistas apenas como uma posição pessoal sujeita a revisão. Pois reconsiderar uma opinião não é sinal de fraqueza, mas sim da necessidade constante de acompanhar o dinamismo e mutabilidade da vida e das coisas.
quarta-feira, novembro 18, 2015
Eurocopa 2016 - Classificados e a ordem do sorteio...
Imagem: The Sun
Depois da Hungria vencer a Noruega por 1 a 0 e 2 a 1, e a Irlanda eliminar a Bósnia & Herzegovina ao empatar por 1 a 1 na casa do adversário e vencer por 2 a 0 diante de sua torcida, ontem foi a vez da Suécia eliminar a Dinamarca e a Ucrânia garantir sua participação na fase final do torneio europeu...
A Suécia na primeira partida
venceu a seleção dinamarquesa por 2 a 1 e no segundo confronto, em Copenhague,
empatou em 2 a 2...
A Ucrânia por sua vez, venceu a
Eslovênia em casa por 2 a 0 e em Maribor, empatou em 1 a 1.
Com esses resultados, são estas
as seleções que carimbaram o passaporte para a França, ano que vem...
França (anfitriã), Inglaterra,
República Checa, Islândia, Áustria, Irlanda do Norte, Portugal, Espanha, Suíça,
Itália, Bélgica, País de Gales, Romênia, Albânia, Alemanha, Polônia, Rússia,
Eslováquia, Croácia, Turquia, Hungria, Suécia e Ucrânia.
No 12 de dezembro em Paris será
realizado o sorteio dos grupos...
Os 24 times foram divididos em
quatro potes, sendo que cada grupo terá um país de cada pote.
POTE 1 - França (dona da casa),
Espanha, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Bélgica
POTE 2 - Itália, Suíça, Croácia,
Áustria, Rússia e Ucrânia
POTE 3 - República Checa, Suécia,
Polônia, Romênia, Eslováquia e Hungria
POTE 4 - Turquia, Irlanda,
Islândia, País de Gales, Albânia e Irlanda do Norte
Legados da Copa ou Largados da Copa?
Só uma das 12 cidades-sede da Copa entregou principal obra até agora
Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
11 das 12 obras consideradas
prioritárias dentro do planejamento brasileiro em mobilidade urbana para a Copa
do Mundo de 2014 ainda não estão prontas ou já foram abandonadas pelo poder
público.
Dessas, nove só ficarão prontas depois dos Jogos Olímpicos de 2016,
com mais de dois anos de atraso.
Em janeiro de 2010, o Governo
Federal e os governos estaduais, do Distrito Federal e das 12 cidades-sede
assinaram a chamada Matriz de Responsabilidades da Copa, que continha, entre
outras metas, a principal obra de mobilidade urbana a ser erguida em cada
cidade, sempre um sistema de corredor de ônibus ou de transporte urbano sobre
trilhos.
O planejamento trazia previsões
de início e término das obras, custos para cada ente administrativo (União,
governos estaduais e municipais) e divisão das responsabilidades na execução
dos projetos.
Uma apresentação do Ministério do
Esporte de janeiro de 2011 apontou a principal obra em cada um dos municípios
que recebeu jogos durante o Mundial de futebol, bem como a previsão de custo e
divisão dos pagamentos em cada projeto.
Conforme anunciava o Ministério
do Esporte à época, todos os projetos estariam finalizados e em funcionamento
até dezembro de 2013.
Este plano - o de desenvolvimento da mobilidade urbana
nas 12 capitais brasileiras que receberiam os jogos da Copa - era considerado o
grande legado do evento internacional.
Veja, abaixo, como está
atualmente cada uma das 12 principais obras viárias planejadas para a Copa de
2014.
Como estão as principais obras da
Copa?
Belo Horizonte: duas mortes e
três anos de atraso em corredor
O projeto previa um corredor
exclusivo de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês), com 25
estações e 16 quilômetros de extensão, ligando o aeroporto de Confins ao centro
da capital mineira, passando próximo ao complexo esportivo onde está situado o
estádio do Mineirão.
Em janeiro de 2010, o governo
previu que estivesse pronto em setembro de 2012.
Durante a Copa das
Confederações, em junho de 2013, entulho, vigas de madeira e de metal e outros
objetos serviram de armas nas mãos dos manifestantes que enfrentaram a polícia ao
fim de uma marcha que teve início no centro da cidade e pretendia terminar em
frente ao Mineirão, mas que foi bloqueada pela PM ainda na avenida Antônio
Carlos, com livre acesso ao quilométrico canteiro da obra.
No dia 3 de julho de 2014,
durante a realização da Copa no Brasil, um viaduto ainda em obras do sistema
viário na avenida Pedro I desabou, matando duas pessoas.
Já em abril deste ano,
um relatório encomendado por uma equipe pericial da Polícia Civil de Minas
Gerais concluiu que a construção de três viadutos erguidos na avenida Pedro I
continham erros em série de projeto, execução e fiscalização.
A obra foi entregue à população
no fim do primeiro semestre deste ano, mas até hoje seguem feitos reparos e
ajustes pontuais ao longo do trajeto.
Brasília: trem vai ficar pronto
para a Copa da Rússia-2018
Uma linha de VLT (Veículo Leve
sobre Trilhos) era a principal obra de mobilidade urbana de Brasília para o
Mundial de 2014.
O sistema de trens urbanos deveria ligar o aeroporto ao
terminal de ônibus da Asa Sul.
O processo licitatório realizado
pelo Governo do Distrito Federal foi concluído em 2010.
No início do ano
seguinte, já havia liminar na Justiça paralisando os trabalhos.
Em abril de
2011, a Justiça determina a anulação do contrato da obra e a realização de uma
nova licitação.
É que houve fraude no processo, que teria sido feito, de acordo
com a Justiça, para beneficiar empresas ligadas a José Gaspar de Souza, então
presidente do Metrô do DF.
Diante do tempo exíguo e da
complexidade da obra, o governo distrital anunciou - já em 2012 - a retirada da
obra da Matriz de Responsabilidades da Copa.
O projeto, então, foi redesenhado
e, atualmente, a expectativa é que a construção tenha início no ano que vem.
Se
isso ocorrer, pode-se esperar a conclusão para 2018.
Cuiabá: trem bilionário segue com
obras paradas
Em junho de 2011, a Assembleia
Legislativa de Mato Grosso aprovou a construção de uma linha de VLT (Veículo
Leve sobre Trilhos), de custo então previsto de mais de R$ 1 bilhão, na cidade
de Cuiabá.
A obra foi incluída no plano de mobilidade urbana da cidade para a
Copa do Mundo de 2014, contrariando a opinião unânime de técnicos em
engenharia, que eram favoráveis à construção de um sistema de corredores de
ônibus na cidade (por metade do preço da linha do VLT), que era o que estava
incluído na Matriz de Responsabilidades original.
O sistema de transporte não ficou
pronto a tempo para a Copa. Até hoje, a capital de Mato Grosso é cortada por
linhas inacabadas do VLT, cuja construção chegou só até a metade, está parada
desde o ano passado e já consumiu cerca de R$ 1 bilhão dos cofres estaduais.
Se
for concluída, deverá custar pelo menos mais R$ 1 bilhão.
Para explicar o motivo de ter
alterado radicalmente o planejamento de mobilidade urbana montado para a Copa,
o deputado Romualdo Júnior (PMDB), que era presidente da Assembleia quando a
substituição de modal foi aprovada na Casa, afirmou: foi "euforia do
momento".
Corredores em Curitiba: conclusão
prevista para 2016
Os principais projetos da Matriz
de Responsabilidades previstos para a capital paranaense eram dois corredores
viários que integrariam os municípios da região metropolitana de Curitiba e
suas vias radiais e também fariam a ligação do aeroporto Afonso Pena à zona
hoteleira da cidade e ao estádio Arena da Baixada.
A obra totalizaria 92 quilômetros
de pistas de rodagem e dez obras de arte especiais (pontes, viadutos e
trincheiras), a um custo previsto de R$ 250 milhões.
A previsão era entregar
tudo até maio de 2013.
Até hoje, pouco mais da metade
dos projetos foi entregue.
A parte do corredor da avenida Cândido de Abreu, por
exemplo, foi retirada da Matriz e não será executada.
Já a requalificação das
vias já existentes e que passariam a integrar o Corredor Metropolitano só será
concluída no ano que vem.
VLT de Fortaleza: ficou para 2017
Na capital cearense, o principal
projeto era de uma linha de VLT ligando o terminal Intermodal do Bairro de
Parangaba à região portuária e hoteleira do Mucuripe, passando pela rodoviária
e pelo aeroporto.
Seriam 13 quilômetros e dez estações.
A entrega era prevista
para junho de 2013.
Nada saiu como o esperado. O
governador do Estado rompeu em junho de 2014 o contrato com o Consórcio CPE-VLT
Fortaleza, responsável pela execução da obra.
A decisão foi anunciada após
sucessivas notificações de atraso feitas pela Secretaria de Infraestrutura às
empresas.
Em maio do mesmo ano, a pasta estadual admitiu que a obra não ficaria
pronta até a Copa do Mundo. Já o prazo então estipulado era junho de 2014.
Após essa paralisação, duas
outras licitações foram abertas e fracassaram, uma por questões técnicas e a
outras porque não apareceram empresas interessadas.
Atualmente, após a
realização de três novas licitações e divisão do projeto em trechos, a obra
está cerca de 50% executada e tem prazo de conclusão para o início de 2017.
Manaus: projetos engavetados
O planejamento oficial de governo
federal, Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus, estabelecido em janeiro de
2010, previa que a sede amazônica da Copa receberia investimentos da ordem de
R$ 1,7 bilhão.
O governo estadual comprometeu-se a construir uma linha de
monotrilho e o município de Manaus assumiu a obrigação de fazer um sistema de
corredores de ônibus integrado.
Prazo de conclusão dos trabalhos: dezembro de
2013.
Na hora de construir, porém,
constatou-se que Estado e prefeitura não haviam se dado conta de que os
projetos de monotrilho e BRT deveriam ter sido pensados juntos e, em muitos
pontos, passariam pelas mesmas localidades, chegando até a ter pontos de parada
previstos exatamente no mesmo local, o que seria impossível de operacionalizar.
Na metade de 2012, o governo
amazonense reduziu seu plano inicial do monotrilho a ser entregue até a Copa
dos originais 39 quilômetros para menos da metade, ou 15,5 quilômetros.
Já em
novembro do mesmo ano, quando as obras ainda não tinham saído do papel, governo
e prefeitura informaram oficialmente à população que já não pensavam mais em
construir os sistemas de transporte a tempo para a Copa, e que por isso estavam
retirando as obras da Matriz e passariam, a partir dali, a projetar um novo
plano de mobilidade urbana para a cidade, que ainda não foi executado.
Natal: ligação com o aeroporto
ficou para 2016
Na capital potiguar,
investimentos de R$ 430 milhões eram previstos para contruir, asfaltar,
requalificar vias e erguer pontes e viadutos na rodovia que deveria ligar o
novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante (Grande Natal) ao setor hoteleiro da
cidade, passando pela Arena das Dunas.
A previsão de entrega era julho de 2013.
A obra dos acessos do aeroporto foi licitada em 2009, mas só teve início em
agosto de 2013.
A obra não está concluída até
hoje. Foi só no dia 26 de outubro deste ano que o Governo do Rio Grande do
Norte anunciou a liberação do trânsito no viaduto de um dos dois acessos ao
terminal aeroportuário.
A conclusão do chamado Acesso
Norte agora depende do término da duplicação da BR-406. A previsão atual - a
quinta desde o início dos trabalhos, é para dezembro deste ano.
Já o acesso sul
tem previsão de ser concluído em 2016, segundo informa o Departamento de
Estradas e Rodagens do Estado.
Porto Alegre: obras ainda sem
previsão de início
O plano de mobilidade urbana
montado por Porto Alegre não trazia nenhuma obra preponderante.
Era composto por
dez projetos viários, todos eles de responsabilidade municipal.
Estavam
previstas a construção de três corredores de ônibus, obras de arte relacionadas
e monitoramento destes três corredores.
Além disto, previa-se também a
construção de três BRTs, uma obra viária e melhorias no Complexo Viário da
Rodoviária.
De um total de dez obras, apenas
cinco foram concluídas até hoje: três viadutos e a ampliação de duas vias,
estas no entorno do estádio Beira-Rio.
As restantes ou estão inacabadas ou
ainda não saíram do papel.
Um dos casos é emblemático.
O
prolongamento de dois quilômetros da avenida Severo Dullius, na zona norte, era
uma obra planejada para compor o anel viário que daria acesso ao aeroporto
internacional da cidade e tida como essencial dentro do plano de mobilidade
urbana do município para receber a Copa.
Apesar disso, a obra ainda não
saiu do papel.
A última previsão do governo municipal para início dos trabalhos
seria 15 de setembro deste ano, o que não ocorreu.
Atualmente, a prefeitura de
Porto Alegre informa que não há previsão.
Recife: mais de dois anos de
atraso na Via Mangue
A Prefeitura Municipal do Recife
pretendia concluir até setembro de 2013 as obras do Corredor Via Mangue, que
ligaria a região central da capital pernambucana aos aos bairros de Boa Viagem
e Pina. Não ocorreu desta maneira.
O corredor, que deveria ter pista
dupla, opera até hoje em pista simples.
Os trabalhos começaram em junho de
2011. Até dezembro de 2013, ou três meses após a previsão inicial de entrega da
obra, apenas 63% dos trabalhos estava concluído, segundo estimativa do Tribunal
de Contas do Estado.
Dois meses antes, o órgão havia apresentado uma série de
estudos apontando que a Via Mangue não seria entregue antes de 2016.
A obra ficaria, então, para abril
de 2014. O tráfego, no entanto, só foi liberado em junho daquele ano, em pista
simples, e só no sentido Pina-Boa Viagem.
O restante seria entregue até
dezembro do ano passado.
Depois disso, porém, uma série de
irregularidades foram encontradas no contrato e na execução da obra.
Os
trabalhos foram paralisados por quase 12 meses, e retomados em maio deste ano,
após a assinatura de um novo convênio entre a prefeitura do Recife e a Caixa
Econômica Federal.
O prazo de conclusão atual é dezembro de 2015.
Transcarioca, no Rio de Janeiro:
a única obra entregue
A Transcarioca é a obra mais cara
entre todas as realizadas para a Copa do Mundo de 2014.
O sistema de BRT
ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto do Galeão tinha prazo de conclusão para
maio de 2013 e custo previsto de R$ 1,6 bilhão.
Estourou o prazo e o preço, mas
está em pleno funcionamento.
Ainda inacabado, foi oficialmente
inaugurado em abril do ano passado após consumir R$ 2,2 bilhões.
Sua construção
trouxe benefícios a quem usa o transporte público, mas ainda apresenta
problemas que estão sendo resolvidos pouco a pouco.
A verdade, porém, é que a obra
funciona e agrada à população.
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha em
maio deste ano aponta que 74% dos passageiros aprovam o sistema de transporte.
Salvador: projetos abandonados
Em janeiro de 2010, foi inserido
na Matriz de Responsabilidades da Copa um projeto para construir dois
corredores de BRT em Salvador.
A empreitada custaria pouco mais que R$ 570
milhões.
Em agosto do mesmo ano, foi
assinado um contrato entre os governos federal e estadual da Bahia, que se
comprometeram a entregar a obra até maio de 2013.
No fim de 2011, porém, o
governo estadual entendeu que seria necessário mudar radicalmente o plano de
mobilidade urbana de Salvador para a Copa.
A ideia de fazer o sistema de BRT
foi abandonada.
Decidiu-se que o ideal era investir na conclusão e expansão do
Metrô de Salvador.
A obras do metrô soteropolitano
começaram, no ano 2000.
Deveriam ter durado 40 meses, mas já duraram 180.
Ficou
pronto, em fase de testes, no mês da Copa, junho de 2014.
A expectativa é de
que o projeto integral desenhado em 2014 seja concluído em 2017.
São Paulo: quatro anos de atraso,
e monotrilho fica para fim de 2017
A única obra que o Governo do
Estado de São Paulo inseriu na Matriz de Responsabilidades da Copa em 2010 foi
a Linha 17-Ouro do Metrô.
A linha terá 17,7 quilômetros de extensão e 18
estações.
Quando assinou a Matriz, a promessa do governo estadual era entregar
a obra toda até março de 2013.
Já quando assinou o contrato com
o consórcio vencedor para construir o monotrilho, em julho de 2011, os prazos
eram outros.
A previsão passou a ser entregar somente dois terços da obra até
meados de 2014.
O terceiro trecho passou a ter previsão de entrega para meados
de 2015.
Em novembro do mesmo ano, o Estado passou a dizer que, a tempo para a
Copa do Mundo, apenas pouco mais de um terço da linha, ou 7,7 quilômetros,
estariam prontos.
Já em novembro de 2012, após
atrasos nas desapropriações necessárias para a obra, que enfrentaram
contestações judiciais em virtude dos baixos valores indenizatórios ou
problemas nas políticas de habitação relacionadas, o governador Geraldo Alckmin
(PSDB) admitiu que o primeiro trecho da obra só deveria ficar pronto, se
ficasse, no final de 2014.
Não ficou.
Atualmente, o Estado
do São Paulo promete que irá entregar toda a obra - prometida para março de
2013 - até o final de 2017.
Após a publicação desta reportagem, o governo
paulista entrou em contato com o UOL Esporte e passou sua quarta versão desde
2011 para justificar os atrasos.
Ela pode ser lida no seguinte endereço: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/11/17/apos-reportagem-do-uol-governo-de-sp-lanca-4-versao-sobre-atraso-no-metro.htm
terça-feira, novembro 17, 2015
Um carro destroçado na V8 Supercars...
Acidente na Austrália, em
preliminar da V8 Supercars acaba com carro desintegrado...
O piloto Damien Flack se chocou
com o irmão e, por incrível que pareça, não sofreu nenhuma lesão séria...
Choque de realidade...
"Torcedor que não sabe o
real tamanho de seu time no país se engana mais facilmente e cria expectativas
exageradas. Aí a realidade machuca". E mais: "Mesmo quem torce por um
dos verdadeiramente grandes no âmbito nacional precisa entender cada momento,
cada temporada. Ou sofrerá mais ainda"
Mauro Cezar Pereira/ESPN
Jornalistas esportivos e economistas cometem o mesmo erro...
Existe um erro comum que economistas
e jornalistas esportivos, principalmente aqueles que gostam de opinar, cometem
desde sempre...
Fazer previsões tomando o
presente como referência do futuro.
Em tempos de prosperidade, ambos
sempre projetam notícias ainda melhores para os meses e anos seguintes...
Alguém lembra de tudo o que foi
dito e escrito logo após o ABC conquistar com todos os méritos o Campeonato
Brasileiro da Série C, em 2010?
Recordam das projeções super otimistas
que foram feitas a respeito das possibilidades de crescimento do número de
sócios torcedores quando o clube atingiu 10 mil associados?
E este ano, quando o América
ganhou o campeonato estadual... lembram do que escreveram e disseram sobre o
elenco do América, seu treinador e o acesso à Série B?
Pois é...
Na economia, assim como no
esporte, o hoje, não é garantia de nada, pois tanto um quanto o outro, são extremamente
sensíveis a qualquer variação.
Ataques em Paris preocupam autoridades brasileiras...
O Brasil sempre relegou a
segurança pública...
Nunca prevenimos, só reagimos.
Durante a Copa do Mundo, por
exemplo, o metrô de Brasília não tinha nenhum plano de ação...
Não erro ao afirmar, que sequer
havia um plano de reação.
Por sorte, nada aconteceu...
Entretanto, os agentes de
segurança do metrô, tiveram um aumento bastante significativo em seus níveis de
stress.
Agora, depois do acontecido em
Paris, começou um correr, corre...
Alguém deve ter lembrado que não
somos imunes e que as Olimpíadas são um prato cheio, para ações como as que
ocorrerem na capital francesa.
A quantidade de atletas
participantes e o números de países envolvidos, tornam o evento num alvo
preferencial para ataques terrorista...
Preocupado, o deputado João Derly
(Rede-RS) convocou algumas autoridades para explicar o que muda no esquema de
segurança dos jogos a partir de agora.
Foram chamados Andrei Rodrigues,
secretário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça; Roberto
Chaves, subsecretário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança do Rio;
Luiz Fernando Correa, diretor do Comitê Rio 2016; e Saulo da Cunha, diretor do
Departamento de Integração da Abin...
Um pouco em cima da hora, mas não
tão tarde.
Botafogo aliviado em se livrar da Série B...
Imagem: Trivela
Botafogo comemora a volta à Série
A e se diz feliz por se livrar da “exposição Zero”...
Agora, a diretoria do clube
espera voltar a ter contratos de patrocínio mais robustos.
Segundo o diretor comercial do
Botafogo, Klay Salgado, o problema central foi a “exposição zero” que o time
teve durante o ano....
Para a próxima temporada, essa
condição deverá ser alterada, o que ajudará na obtenção de acordos que envolvam
patrocínios.
“A Série A facilita 500%...
Na Série B, nós não tivemos
nenhuma partida na televisão aberta, não tinha exposição nenhuma.
Direito de imagem coloca jogadores e clubes na mira da Receita Federal...
Crise faz Receita apertar cerco a
atletas, e direito de imagem vira vilão
Eduardo Ohata e Luiza Oliveira
Do UOL, em São Paulo
Os direitos de imagem já foram
tratados como aliados de jogadores para ganhar altos salários com dedução
fiscal menor do que se fossem contratados em regime CLT, mas se tornaram
vilões.
Diante da crise econômica que castiga o país, o governo abriu os olhos
para um filão para arrecadar mais e mira nos ganhos dos atletas.
A Receita Federal aumentou a
tributação sobre direitos de imagens dos jogadores e fiscaliza com mais rigor o
que considera que é fora da lei.
Para o órgão, receber salários em forma de
imagem, prática comum nos clubes, é considerado fraude. Clubes e jogadores têm
recebido multas.
O meia Souza jogou no Fluminense
em 2011 e 2012 e foi surpreendido, pois agora está sendo penalizado pela
Receita.
O advogado do jogador, João Henrique Chiminazzo, afirma que as
cobranças são feitas de forma retroativa até cinco anos anteriores e trabalha
para reverter a situação.
"Estamos discutido, mas vai ser difícil ele
escapar".
Advogado especializado em direito
desportivo, Leonardo Laporta alerta para os atletas que se transferem de clube
e mudam de cidade com frequência.
Por isso, muitas vezes eles nem sabem que têm
essa dívida.
"Como o atleta se transfere de um clube para o outro, muitas
vezes de cidades diferentes, muitas vezes não é localizado ao ser convocado a
responder na Justiça, e só fica sabendo dessa dívida para com o governo quando
sua carreira chegou ao fim e não terá mais de onde tirar dinheiro. Tenho um
caso no qual o atleta, só de autuação referente a três anos e meio, terá de
pagar R$ 3 milhões."
O crescimento no número de caso
de atletas afetados pela tributação sobre o direito de imagem cresceu tanto que
fez com que Laporta firmasse convênio com outros escritórios de advocacia para
conseguir abraçar todos os casos que chegam a ele.
"Estou com dez casos.
Me associar a outros escritórios foi a forma que encontrei para atender um
número maior de jogadores", explica ele.
Jogadores, agora, preferem CLT
Não à toa, muitos atletas já
preferem receber os salários seguindo as regras da CLT.
Além do cerco da
Receita, há também a prática comum de clubes em situação financeira complicada
de atrasar os direitos de imagem.
No caso da carteira assinada, o clube não
pode deixar de pagar em dia sob o risco de o atleta ficar livre.
O Corinthians, por exemplo, já
negocia os novos contratos conforme as leis trabalhistas.
Segundo o diretor
financeiro do clube, Emerson Piovesan, o meia Danilo renovou nos moldes
tradicionais de um trabalhador comum.
Os contratos de Ralf e Renato Augusto
também são negociados na mesma linha.
O goleiro Victor, do Atlético-MG,
e o zagueiro Paulo André, do Cruzeiro, também já recebem quase que
exclusivamente pela CLT.
Advogado dos dois e de nomes como Alexandre Pato,
Chiminazzo explica que quase todos os seus atletas estão optando por essa forma
de contrato e já têm consciência de que assinar a carteira é mais vantajoso.
Segundo ele, apesar da dedução fiscal maior, o atleta sai ganhando porque passa
a ter direitos assegurados como FGTS, férias e 13º salário.
Ele culpa os clubes pela prática
fraudulenta que era feita com frequência.
Segundo o advogado, os atletas não têm
conhecimento sobre as leis e são convencidos pelos clubes que é mais vantajoso
receber seus rendimentos na forma de direitos de imagem.
"O que aconteceu
é que alguns clubes impuseram que jogadores se tornassem pessoa jurídica para
ser pagos por meio de direito de imagem com uma tributação menor do que o
contrato de trabalho normal. Convenciam o atleta de que isso era um benefício,
mas o jogador não entendia que isso trazia mais prejuízo, já que não receberia
direitos trabalhistas. É um contrato fraudulento".
Já Emerson Piovesan tem outra
visão.
Ele defende o clube e diz que receber salário na forma de direitos de
imagem costuma ser um desejo dos próprios atletas.
"Não tinha grandes
vantagens para o clube, mas para o atleta tinha. Sempre foi opção do jogador, e
o atleta sempre tem preferência. Cada um administra conforme sua preferência, é
da negociação. No caso do Alexandre Pato, quando ele apareceu, negociou direito
de imagem com uma empresa, então era pago para a empresa, era um modelo
diferente. Outros preferem CLT..."
Advogado explica como a Receita
apertou o cerco
Leonardo Laporta explica os
motivos para o aumento na tributação dos jogadores.
"Com o advento da
medida provisória 690, a Receita alterou a base de cálculo do imposto sobre o
direito de imagem", explica o advogado.
"Antes, como acontece com
qualquer empresa, o imposto era calculado sobre um valor chamado de lucro
presumido, que gira em 32% do faturamento total. Ou seja, a Receita entende que
dos 100% que uma empresa comum arrecadava por mês, descontadas suas despesas
operacionais, sobrariam de lucro 32% de tudo o que foi arrecadado. E o cálculo
do que é pago de imposto é feito apenas em cima desses 32%".
"Com a mudança na lei, os
atletas que recebem por direito de imagem deixam de ser tratados como uma
empresa comum. A base de cálculo deles é calculada sobre o valor da arrecadação
total, sobre os 100% do que recebem. Ou seja, a Receita considera todo o faturamento
como lucro."
O advogado dá um exemplo prático:
"Se uma empresa comum fatura R$ 1 mil, a receita calcula que o lucro é de
R$ 320, valor sobre o qual incide o imposto. Era assim com os atletas também.
Com a mudança na lei, o cálculo do imposto será feito agora em cima dos R$ 1
mil que o atleta faturou, e não mais sobre R$ 320. Mas assim como uma empresa
tem despesas, paga salário de funcionários etc, o atleta também tem despesas
para manter a imagem, a receita líquida, não é lucro", diz Laporta.
"Há ainda casos de
bitributação que vem ocorrendo nos quis fiscais da Receita desconsideraram
totalmente o imposto que os jogadores pagaram como pessoa jurídica, os autuaram
e os tributaram como pessoa jurídica também (em 27,5%). Ou seja, eles pagaram
imposto como pessoa física e jurídica, perderam o que pagaram na emissão da
nota, e não tiveram direito a benefícios do regime CLT", diz.
Na visão dele, a Receita incorre
em dois tipos de erros de interpretação:
"O fiscal da Receita confunde
direito de imagem com remuneração e, pela atual legislação, estão confundindo
receita com lucro".
A Receita Federal defende seus
procedimentos e argumenta que não há erro de interpretação.
'A Receita Federal tem
conhecimento da posição dos advogados [na questão da tributação sobre os
direitos de imagem].
Informa, por outro lado, que os casos que foram objeto de
autuação não se referem a confusão de remuneração com direito de imagem',
explicou, por meio de nota.
O caso já entrou no radar da
Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, órgão que representa a
categoria dos jogadores.
A entidade está preocupada com as cobranças que os
atletas vêm sofrendo.
'(Essas ações mostram) desespero do governo, que quer
criar mais receitas', protesta Rinaldo Martorelli, presidente da Fenapaf.
"Estamos estudando como frear isso, marcando reuniões com auditores da
Receita Federal e consultas ao Ministério Público sobre ações judiciais para
quebrar isso. Queremos saber quais os critérios foram usados (para aumentar os
impostos)."
segunda-feira, novembro 16, 2015
Eleições no ABC... o Fernando Amaral FC é neutro.
Neste blog não haverá nenhuma publicação
sobre os candidatos à presidência do ABC...
Nem contra e nem a favor.
O Fernando Amaral FC, manterá
distância e neutralidade.
Aproveito para agradecer aos três
candidatos os convites enviados para o lançamento de suas chapas...
Preferi não comparecer, mas
desejo aos três, sucesso e espero que consigam evitar que baixarias e agressões
manchem o pleito.
Solidariedade na França, não é só uma palavra...
Imagem: Franck Five/AFP/Getty Images
A vida se faz com gestos...
Os jogadores e a comissão técnica
da seleção francesa ao saber que os jogadores da Alemanha não retornariam ao
hotel devido ameaça de bomba, decidiram que permaneceriam no Stade de France
pelo mesmo tempo que os alemães ficassem...
O resultado foi que todos
dormiram nos vestiários.
Diante do cenário de incertezas,
depois que três explosões nos arredores do estádio deixaram quatro mortos, a
solução encontrada pela polícia foi manter a delegação alemã em Saint Denis...
A saída só foi autorizada ela
manhã, quando todos seguiram escoltados pelas forças de segurança...
A Alemanha seguiu direto para o
aeroporto.
“Os jogadores franceses disseram que permaneceriam o tanto quanto a
Alemanha tivesse que ficar. Eles foram capazes de um admirável gesto de
camaradagem”, afirmou Reinhard Rauball, presidente da federação alemã...
Os jogadores alemães, em nota
coletiva, emitida no sábado, contaram como estavam se sentindo:
“Viemos a Paris para fazer o que conecta a todos – jogar futebol
juntos, em amizade. Queríamos jogar no Stade de France e ter uma grande noite
de futebol, que acabou em pesadelo. Foi um estrondo que mudou tudo. Produziu
imagens que continuarão nas nossas mentes por um longo tempo. Passamos a noite
processando todos esses pensamentos. Nós nos perguntávamos: por que algo assim
poderia acontecer? Como uma desumanidade dessas é possível? Há muitas
perguntas, mas nada pode explicar os ataques covardes. Perdemos um jogo. Mas
nada é tão irrelevante quanto isso agora”.
Os 130 dias de prisão do jornalista Paulinho...
130 dias como preso político
Por Paulinho
130 dias após, vítima da vingança
dos que tiveram os maus feitos escancarados, o Blog do Paulinho está de volta,
dando continuidade a um trabalho de sucesso que completou 9 anos no começo de
novembro.
Apesar de condenado (em sentença
absolutamente suspeita), por difamação (5 meses e 10 dias) em regime semiaberto
(dormir na prisão e trabalhar durante o dia), permaneceu o tempo todo
incomunicável, fechado.
44 destes dias numa delegacia de
São Paulo (31º DP), sem registro no sistema prisional (ou seja, em cárcere
privado), e o restante na Ala de Progressão da Penitenciária de Tremembé – PII
(uma favela, tratada indevidamente pela imprensa desinformada como “presídio
das estrelas”), com direito a 10 dias numa solitária imunda, insalubre,
desumana.
103 dias a mais do que prevê a
Lei de Progressão, que colocaria este jornalista em liberdade com 27 dias (1/6
da pena).
Formalizada por milicianos do 34º
DP (Vila Sônia), a prisão, com utilização de tortura, foi encomendada por um
dirigente esportivo, desmoralizado, recentemente, após ser obrigado a renunciar
ao cargo, evitando assim que denúncias realizadas por este espaço (meses antes)
pudessem complicá-lo ainda mais.
Ou seja, a verdade tratou de
consagrar, ainda mais, mesmo preso, aquele a quem o cartola tentou, com a ajuda
de muita gente importante, intimidar.
Entre os que se prestaram a
lamentáveis papéis, estão o desembargador do TJ-SP, Tolosa Neto, que negou
diversos HCs por “não enxergar” constrangimento ilegal, em flagrante
ilegalidade (há informações de que teria sido “orientado” por outros três
desembargadores, ligados ao Corinthians), além do Ministro do Supremo, Ricardo
Lewandowski (pelo mesmo motivo), de reputação autoexplicativa no que diz
respeito a “contornos” no Código Penal.
O Mensalão que o diga…
Certo é que este inútil ato de
intimidação serviu para ampliar ainda mais o público seguidor deste espaço,
possibilitando a este jornalista, apesar dos evidentes desconfortos de passar 4
meses e dez dias num sistema prisional absolutamente deplorável, dele tirar
leite de pedra, que se transformará num livro que contará, em detalhes, a vida,
na cadeia, dos mais famosos presos deste país.
Agradecemos ao imenso apoio
popular (ao chegar em casa encontrei, por exemplo, mais de 3,5 mil mensagens de
WhatsApp), dos amigos, familiares e fãs de nosso trabalho (que até passeata
realizaram para demonstrar a indignação com o ocorrido), pela manifestação
espontânea dos colegas jornalistas (os sérios) e, principalmente, pelo trabalho
incansável do Dr. Romeu Tuma Jr. e suas talentosas parceiras, doutoras Danúbia
Azevedo e Cláudia Mantovani, verdadeiros anjos da guarda que brigaram,
arduamente, contra poderes abjetos, pela liberdade, não apenas deste espaço,
mas também de todos os profissionais de imprensa que poderão, um dia, ser
vitimados pela mesma represália (apesar de muitos não terem se dado conta…).
Inesquecível, também, a
generosidade e amizade do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves, fundamental
para que nossa estadia em Tremembé fosse minimamente tolerável.
Estamos de volta, com a mesma
coragem, porém mais atentos, para, nos próximos dias, contarmos tudo o que
ficou escondido (ou foi tratado sem verdade) durante estes quatro meses, além
de, para desespero de alguns, dar continuidade ao nosso trabalho.
Nem todo jogador de futebol é deslumbrado e alienado...
Imagem: Trivela
O meio-campista Flamini investiu
em pesquisa científica e promete revolucionar a indústria
Por Leandro Stein
Paro site Trivela
Mathieu Flamini não é do tipo de
jogador que se eternizará no futebol.
O meio-campista aplicado e de
muita vontade (às vezes, misturada com violência) viveu bons momentos no
Arsenal, mas nada de extraordinário.
No entanto, o francês de 31 anos,
que segue no elenco dos Gunners, promete marcar seu nome na história das
ciências.
Quando estava no Milan, em 2008,
o volante fundou com um amigo a GF Bioquímica, uma companhia voltada à pesquisa
de alternativas sustentáveis.
Por sete anos, o projeto
permaneceu oculto, até mesmo de seus pais e companheiros.
E agora, bem-sucedido na
empreitada, o veterano lança sua indústria, com sede na cidade de Caserta, na
Itália.
Flamini relatou sua epopeia em
entrevista ao caderno de esportes do jornal The Sun.
O francês explica que se debruçou
e investiu milhões sobre o ácido levulínico, uma substância vista como
potencial alternativa ao petróleo.
A molécula, produzida a partir de
biodegradação, pode ser usada na produção de farmacêuticos, cosméticos,
plásticos e outros produtos.
Neste momento, garantem à empresa
do meio-campista um mercado potencial estimado em € 25 bilhões.
“Por sete anos, não mencionei o investimento para ninguém. Quando eu me
transferi ao Milan, em 2008, eu conheci Pasquale Granata, que se tornou um
amigo e sempre tivemos em mente fazer algo, juntos. Eu sempre fui próximo da
natureza e preocupado com assuntos ambientais, mudanças climáticas e
aquecimento global. Ele, economista, tinha ideias parecidas. Estávamos buscando
como poderíamos contribuir no combate ao problema. Depois de um tempo, ficamos
sabendo sobre o ácido levulínico. É uma substância identificada pelo
Departamento de Energia dos Estados Unidos como uma das 12 moléculas com
potencial para substituir o petróleo em todas as suas formas”, contou
Flamini.
O projeto de Flamini começou
bancando uma pesquisa universitária, cujos resultados serão adaptados em sua
nova fábrica ao longo dos próximos anos: “Pesquisadores
nos disseram que o ácido levulínico é o futuro e, pesquisando neste campo,
poderíamos chegar a grandes descobertas e sucessos. Financiamos a pesquisa da
Escola Politécnica de Milão. Depois de muitos meses, chegamos à tecnologia de
produzir o ácido em escala industrial, mais barato e rentável. Patenteamos
isso. Uma vez que você tem o processo, muda do laboratório para a usina. Mas
você precisa adaptar a tecnologia e isso vem com trabalho duro. Não é algo
automático. Começamos os testes, analisamos os dados, vemos o que está
funcionando, adaptamos, melhoramos, mudamos. É uma evolução constante por anos”.
Além da usina na cidade de
Caserta, a companhia de Flamini conta com escritórios na Itália, na Holanda e
pretende abrir mais uma filial nos Estados Unidos: “Somos a primeira e única companhia no mundo a produzir ácido
levulínico em escala industrial. Fazemos a partir de restos de comida ou de
milho. Investimos muito dinheiro nisso, era um grande risco. Mas você tem que
correr riscos para ser bem-sucedido. É um desafio. Empregamos cerca de 80
pessoas na usina e damos trabalho a um total de 400 pessoas. Em tempos de crise
na Itália, isso me faz ainda mais orgulhoso. Contamos com pesquisadores, químicos
e outros cientistas de Itália, França, Rússia, Holanda, Alemanha e Egito.
Trabalhamos em conjunto com a famosa Universidade de Pisa, uma das melhores da
Itália”.
Segundo Flamini, o projeto o
ajudou a pensar além de sua realidade como jogador de futebol, se aplicando nos
estudos: “Somos pioneiros. Estamos
abrindo um novo mercado, com potencial para valer acima de € 25 bilhões. Muitas
pessoas tentaram e falharam na busca por uma forma de produzir o ácido. Para
mim, isso foi uma válvula de escape. A carreira de jogador é feita de altos e
baixos. Estava claro na minha mente e me ajudou a pensar sobre algo diferente.
E isso foi intelectualmente desafiante também. Eu li sobre química, mas não sou
químico. Comecei a faculdade de direito em Marselha, até ter que abandoná-la
por causa da carreira no futebol. Mas eu sei muito sobre o ácido e o processo
em curso”.
Mas, e como ele conseguiu guardar
segredo por tanto tempo?
“Eu não estava pensando em perder milhões. Quando comecei, sabia o que
poderia acontecer, mas é claro que há momentos em que você fica em dúvida. Nem
mesmo minha família sabia algo sobre isso. Meus pais não sabiam até um ano
atrás. Primeiro, eles ficaram preocupados, mas agora têm orgulho. Meus
companheiros do Milan provavelmente saberão no lançamento nesta semana e meus
companheiros do Arsenal descobrirão lendo o artigo. Eu não acho que Wenger
saiba, nunca comentei com ele. Eu queria que tudo estivesse no lugar e
funcionando até anunciar. Chegamos nisso, depois de sete anos de trabalho.
Alcançamos algo inédito. E é por isso que estou muito orgulhoso”.
Enquanto muitos craques preferem
investir em imóveis ou torram o seu dinheiro, Flamini preferiu não se
deslumbrar com uma carreira além do seu próprio potencial e foi ousado em suas
ideias.
Agora, colhe os frutos de maneira
surpreendente.
domingo, novembro 15, 2015
Filho de Lula, Luis Cláudio, recebeu do Corinthians cerca de R$ 400 mil desde 2010...
Corinthians pagou pelo menos R$
400 mil a Luís Cláudio, filho de Lula, desde 2010
Andrés Sanchez, presidente
corintiano na época, diz que caçula do ex-presidente era olheiro, preparador
físico e responsável por parcerias com outros clubes, mas cargo oficial era
outro: auxiliar de escritório
Por Rodrigo Capelo
Luís Cláudio Lula da Silva, filho
caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu pelo menos R$ 400
mil do Corinthians por serviços prestados em um período que começou na gestão
de Andrés Sanchez, hoje deputado federal pelo PT e superintendente de futebol
do time, quem bancou sua contratação e manutenção no clube, e terminou na de
Mário Gobbi, delegado que se afastou do futebol depois que deixou a presidência
no ano passado.
O que impressiona é a quantidade de funções desempenhadas por
ele: preparador físico, olheiro, profissional do marketing e... assistente de
escritório.
A história de Luís Cláudio no
Corinthians se divide em duas: uma com carteira assinada, como pessoa física, e
outra como prestador de serviço por meio de uma de suas empresas, como pessoa
jurídica.
Andrés Sanchez e Mário Gobbi,
respectivos presidente e diretor de futebol no período, anunciaram em 16 de
dezembro de 2009 o filho de Lula como preparador físico, função que
desempenhara antes nos rivais Palmeiras, São Paulo e Santos.
O cargo descrito
na carteira de trabalho dele, porém, era outro: auxiliar de escritório.
Por este período, cerca de seis
meses com carteira assinada pelo Corinthians em 2010, o caçula de Lula – à
época com 24 anos – recebeu aproximadamente R$ 120 mil.
O salário-base era de
cerca de R$ 15 mil mensais, mas o valor depositado foi maior em alguns meses –
e ainda entra na soma o valor da rescisão contratual.
Luís Cláudio pediu demissão em 5
de julho de 2010, conforme nota publicada no site do clube naquele dia, mas
continuou a receber do Corinthians por mais dois anos por meio de contratos de
prestação de serviços.
O valor de um desses contratos, conforme revelou ÉPOCA
com base no depoimento que o caçula de Lula prestou à Polícia Federal (PF), é
de R$ 300 mil.
A proposta, nesta fase, disse ele, era trabalhar no marketing
direcionado para o esporte amador.
Procurado por ÉPOCA, Sanchez
afirmou que o filho de Lula era responsável por três funções no clube: (1)
"levantar atletas", como um olheiro; (2) firmar parcerias com outros
clubes; e (3) atuar como preparador físico.
Questionado sobre resultados
entregues por Luís Cláudio durante todo o período, o ex-presidente corintiano
não quis entrar em detalhes.
"Aqui é uma empresa privada, contratamos
vários profissionais. Tudo aqui é aprovado pela diretoria e pelo Cori (Conselho
de Orientação)", disse o atual superintendente de futebol.
Advogados de Luís Cláudio, do
escritório Teixeira, Martins, não responderam nenhuma das perguntas feitas por
ÉPOCA e informaram que ele, "profissional da área privada, já prestou às
autoridades todos os esclarecimentos que lhe foram solicitados".
O blog do Paulinho voltou... ótimo para o jornalismo investigativo, mas nem tanto para os cartolas.
Uma ótima notícia para o
jornalismo investigativo e uma péssima notícia para a cartolagem...
O Blog do Paulinho está de volta.
Abaixo o link em que Paulinho
conta sobre os 130 dias que passou preso:
Ataque em Paris mata prima de Lassana Diarra...
Imagem: The Sun
Enquanto disputava no Stade de France o amistoso em que sua equipe venceu a Alemanha por 2 x 0, Lassana Diarra, meio campista da seleção francesa não imaginava que a tragédia que abalou Paris atingiria sua família...
Sua prima, Asta Diakitie, era uma
das 128 vítimas fatais do ataque perpetrado por homens ligados ao Estado
Islâmico à capital francesa.
Abaixo, o comunicado em tom
emocionado que Diarra postou em seu Twitter e Facebook...
"Boa noite a todos.
Ainda abalado pelos dramáticos
acontecimentos que ocorreram ontem em Paris e Saint Dennis, é com muito pesar
que me dirijo a vocês hoje.
Como vocês já devem ter lido, eu
fui pessoalmente afetado pelos ataques.
Minha prima Asta Diakitie estava entre
as vítimas de um dos tiroteios que aconteceram.
Ela morreu assim como centenas
de outros franceses inocentes.
Ela sempre me apoiava, era como
se fosse uma irmã mais velha.
Em meio ao clima de terror, é
importante para todos nós, principalmente os que representam o país e sua
diversidade, nos manifestarmos e ficarmos unidos e saber que o terror não tem
cor ou religião.
Juntos devemos proteger o amor, o
respeito e a paz.
Obrigado a todos que mandaram mensagem.
Se cuidem e tomem
conta dos seus amados, e que as vítimas descansam em paz"
Ministro dos Esportes da Rússia, diz vai cooperar com a IAAF...
Após a Rússia ser suspensa por tempo
indeterminado de todos os eventos internacionais de atletismo pela IAAF – Associação Internacional das Federações de Atletismo, o ministro dos
esportes da Rússia, Vitali Mutko, mostrou-se resignado...
“Não acho que poderiam ter tomado
outra decisão, com a pressão que sofreram por parte da comissão de investigação
da WADA”.
Porém, Mutko, demonstrou otimismo
em relação a presença do atletismo russo nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, ano
que vem...
“Em três meses a Rússia estará pronta
para se enquadrar as regras antidoping da IAAF”, declarou o ministro.
sábado, novembro 14, 2015
O árbitro expulsou o narrador... a idiotice não tem limites.
Na Costa Rica, numa partida da segunda divisão, o auxiliar David Carballo, ouviu quando o narrador, Henry de Jesús Díaz disse:
“Que vergonha, vergonha, tem sido uma arbitragem terrível”...
Imediatamente chamou o árbitro Jimmy Torres, que tomou uma inusitada e esdrúxula decisão:
Expulsou o narrador.
"Ou ele sai ou não tem mais jogo"...
O narrador, acabou saindo.
ABC venceu o Mogi-Mirim por 3 a 1 no vazio estádio Maria Lamas Farache...
O ABC venceu o Mogi-Mirim por 3 a 1, em sua última partida em Natal este ano...
Uma vitória com gosto de nada,
comemorada por uns poucos apaixonados que se dispuseram a sair de casa.
Uma noite melancólica, onde
cadeiras e arquibancadas vazias permitiam se ouvir quase que perfeitamente o
que era dito dentro do campo...
Não me lembro de nada parecido no
Maria Lamas Farache.
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