domingo, janeiro 14, 2007

Rapidinhas...

- Terminou a primeira fase da Copa São Paulo e como era de se esperar apenas Bahia, Vitória e o surpreendente Porto de Caruaru, conseguiram passar para a fase seguinte, de resto, São Paulo classificou 15 equipes, o Paraná 4, Minhas Gerais 3, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul 2 e Santa Catarina, classificou 1 time. O fato de São Paulo ter classificado a maioria dos times, não significa muita coisa, pois nem todas essas equipes, mantêm categorias de base estruturadas, em sua maioria, são clubes que cedem seus nomes e uniformes para que empresários, coloquem seus jogadores para atuar.
- Infelizmente o ABC, encerrou sua participação com mais uma vergonhosa goleada, 7x1 diante do São Caetano, com a derrota para o Botafogo carioca por 3x0 e os 5x1 aplicados pelo São Bernardo, a equipe alvinegra, chega ao fim da disputa sem conseguir sequer um ponto e com 15 gols contra, marcando apenas dois. Por mais que tentemos ser compreensivos, por mais que queiramos elevar o futebol local e seus clubes, não temos como fugir a realidade e essa é implacável... O futebol de base do Rio Grande do Norte é medíocre, seus dirigentes são amadores, despreparados e os clubes só insistem em manter essas categorias, na esperança de aparecer algum “gênio” para ser rapidamente “exportado”, deixando uns trocados no caixa. Digo trocados, pois todos sabem que a maior parte (talvez a totalidade), dos atletas das bases, tem seus passes vinculados a dirigentes do próprio clube, o que convenhamos, não só é aético, como absurdo. Tal prática fere frontalmente os interesses do clube, pois é inconcebível, que alguém, que tenha cargo diretivo, tenha interesses sobrepostos aos interesses da instituição a que serve.
- Muito se falou por aqui, em campo sintético, como desculpa para a péssima campanha do ABC em São Paulo, mas como sempre, tais desculpas se diluem diante dos fatos. O Botafogo também, não joga em campo sintético, porém, está classificado. O São Caetano, não joga em campo sintético, e aplicou um sonoro 7x1. Outra desculpa esfarrapada foi o clube ter levado para a disputa, jogadores do CDF, que não puderam atuar. Perdoem-me, mas o CDF, não é nenhum celeiro de craques, nem esses jogadores mudariam os resultados, os ter levado, só mostra a incompetência, o despreparo e a falta de alguém com conhecimento do regulamento da competição.
- Em minha humilde e critica opinião, é hora de se repensar o futebol de base por essas bandas, é hora de se rever conceitos e métodos, é hora de um mea culpa sereno e honesto. Pois de nada adianta estádios, alojamentos, campos de treino, centro de treinamento florido, com piscinas e toda uma parafernália a disposição, se a idéia continuar sendo contratar treinadores que trazem seus pupilos, ou alugar jogadores por temporada. Agora mesmo o América dá uma prova cabal do que estou afirmando, trouxe o goleiro Fernando do Guarani (rebaixado para a terceira divisão), quando tem Sérvulo. Não seria mais justo dar ao Sérvulo uma oportunidade durante o estadual e a Copa do Brasil? Testá-lo e aí sim, ver se o rapaz tem ou não condições de vestir a camisa número um do clube. Penso que essa seria a atitude mais razoável, pois é sabido por todos, que não será esse o time que irá representar o América na Primeira Divisão... Quem viver verá.
- Enfim a torcida do ABC pode ver o time do Roberval Davino atuar, e como era de se esperar, compareceu em massa para ver o jogo. Foram mais de 7.000 torcedores entre os que pagaram na roleta e os que vão pagar mensalmente via boleto, cheque, cartão e etc. No campo o time do Roberval não rendeu o que esperavam seus ansiosos fãs, acabou empatando em 1x1 com o modesto Campinense da Paraíba. Porém, não posso concordar com as vaias durante e após o jogo, como também, foi um exagero do Roberval, considerar o jogo excelente. No máximo, poderíamos considerar a partida como razoável, já que, o futebol apresentado, careceu de maior nível técnico. Porém, qualquer julgamento agora, será precipitado e sem sentido, esse foi o primeiro teste de um grupo, que só agora começa a se entrosar.
- No meio de semana, o América, vai mostrar a sua torcida, o novo elenco para o primeiro semestre de 2007, os rubros comandados por Estevam Soares, vão enfrentar o Santa Cruz de Diá em Parnamirim. Nesse aspecto, os americanos, foram mais sábios, escolheram um adversário que também está em fase de preparação e ainda testando suas peças. Não seria muito inteligente, trazer alguém mais forte nesse momento...

Nenhum comentário: