quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Nasce o CONFAO...

Acaba de ser fundado em São Paulo, o CONFAO, Conselho Nacional de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos.

Clubes Fundadores:

Esporte Clube Pinheiros (SP)
Minas Tênis Clube (MG)
SOGIPA (RS)
Clube Náutico União (RS)
Tijuca Tênis Clube (RJ)
CR Vasco da Gama (RJ)
CR Flamengo (RJ)
Fluminense FC (RJ)
São Paulo FC (SP)
Sport Club Corinthians Paulista (SP)

O CONFAO reúne clubes que investem na formação de atletas que representam o Brasil em disputas internacionais e que nada recém dos incentivos governamentais.

Só para se ter uma idéia, somente para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) recebeu cerca de 300 milhões de reais, dos quais mais da metade, são gastos para manutenção do seu aparato administrativo.

A partir de agora, a entidade passará a reivindicar para seus filiados de pelo menos 30%, dos recursos que a Lei Piva, distribui exclusivamente para o Comitê Olímpico Brasileiro (85%) e Comitê - Para Olímpico Brasileiro (15%), oriundos de 2% de todas as loterias nacionais.
A presença no CONFAO de clubes como o Minas Tênis Clube, Tijuca Tênis Clube e Esporte Clube Pinheiros, são a esperança de que mesmo com a turma dos clubes ligados ao futebol, se possa evitar que a nova entidade se transforme num futuro clube dos 13.

A expectativa é que os clubes não ligados ao futebol venham a encabeçar o CONFAO nas reivindicações junto ao Governo Federal.
O primeiro presidente do CONFAO é o presidente do Minas Tênis Clube, o economista Sérgio Bruno Zech Coelho, ex-atleta de vôlei do clube e ex- jogador da seleção brasileira.


Um comentário:

Anônimo disse...

o cob é mais uma das capitanias hereditarias em que se transformaram as federações e confederações esportivas no Brasil. comandados por sujeitos sem nenhum excrupulo como esse carlos artur nuzman.