sexta-feira, julho 03, 2009

Deutschland under 21, der köning von Europa....

Imagem: Kicker



A Inglaterra não resistiu a Alemanha e perdeu a final do Campeonato Europeu Sub-21 por 4x0, no Malmö New Stadium, em Malmö na Suécia.


Por 23 minutos o jogo foi morno e equilibrado, até que Mesut Özil, descobriu Gonzalo Castro que penetrava às costas do zagueiro inglês Martin Cranier e o deixou frente a frente com o goleiro Loach que nada pode fazer para deter o potente tiro do Castro.


Daí em diante, o jogo se tornou mais aberto e tanto alemães como ingleses tiveram boas chances de mexer no marcador.


No segundo tempo, Özil aos três minutos aproveitou um rebote de Loach e ampliou o marcador para a seleção alemã.


Assustada a Inglaterra partiu para o revide e Lee Cattermole quase conseguiu diminuir o marcador, mas bola caprichosamente bateu na trave.


James Milner, minutos depois, avançou pela direita e cruzou, Adam Johnson tocou de calcanhar, mas Andreas Beck cortou a trajetória da bola.


Andreas Beck ainda voltou a evitar o gol inglês ao tirar em cima da linha uma bola cabeceada por Cattermole e que tinha o caminho das redes.


A partir desse lance, a Alemanha avançou sua marcação e não mais permitiu a equipe inglesa condições de fustigar sua área.


Aos 35 minutos Özil partiu com a bola dominada, serviu a Sandro Wagner que marcou o terceiro gol alemão.


Desanimada e batida em campo, à Inglaterra ainda sofreu mais um gol de Wagner, marcado aos 39 minutos e selando a conquista alemã.


Esse foi o primeiro título da Alemanha na categoria e marcou positivamente a carreira do ex-atacante alemão Horst Hrubesch (conhecido por sua pouca técnica e gols marcados na base da trombada) que assumiu há pouco tempo o comando da jovem equipe alemã.


Lendo posteriormente às estatísticas da partida fornecidas pela UEFA, anotei alguns fatos curiosos:


A Inglaterra teve a posse de bola por 35’23” minutos o que corresponde a 61% do jogo e os alemães mantiveram a bola em seu poder por 23’28” minutos, tempo que corresponde a 39% da partida...


Porém, os alemães foram mais eficientes e eficazes, pois deram 17 chutes a gol: 6 em direção ao gol, 7 para fora e 4 defendidos pelo goleiro inglês.


A Inglaterra chutou apenas oito vezes: 2 em direção ao gol e 6 para fora.


Outro fato interessante, é que os três goleiros alemães são titulares absolutos em suas equipes e disputam a Primeira Divisão da Alemanha, mesmo sendo todos muito jovens:


Manuel Neuer do 1.FC Schalke 04 tem 22 anos (participou do torneio por ter feito aniversário em março deste ano).


Florian Fromlowitz do Hannover 96 tem 21 anos (está aniversariando hoje).


Tobias Sippel do Kaiserlautern tem 20 anos.


Bem diferente do modelo adotado por aqui, onde um jovem goleiro primeiro precisa envelhecer e depois, rodar por todo o país, só então, se não tiver desistido antes, terá uma chance de jogar como titular (raros são os casos que fogem a essa regra).

Um comentário:

Anônimo disse...

Incrível Fernando Amaral, mas acho que vc está se contradizendo, pq na época de Wallysson (ABC FC x Atlético), vc dizia que os curitibanos sabiam a hora certa de lançar o jogador, que não poderiam queimar o jogador, e etc e etc.

Na minha visão, se o cara tiver 17 anos, tiver físico, futebol e mostrar personalidade, pode ser escalado. Obviamente que cada um é cada um e há aqueles que amadurecem mais tarde, aos 18, aos 19, aos 20, aos 21...

Há também aqueles que nunca amadurecem.

Sds Alvinegras.

Abecedista.