terça-feira, junho 26, 2012

A Polônia homenageia um brasileiro que o Brasil esqueceu...



A federação polonesa de futebol e a prefeitura de Varsóvia inauguraram na Praça da Igreja de São Casimiro, uma amostra de fotografias em homenagem aos futebolistas do país e aos descendentes de poloneses que fizeram sucesso jogando por outras nações.

Entre os nascidos na Polônia estão, Lato, Boniek, Szmuda, Deyna e Jan Tomaszewski entre outros.

Porém, o que chamou a atenção da imprensa estrangeira foi à lista e as fotos dos nascidos fora da Polônia, mas filhos ou netos de poloneses que brilharam pelo mundo.

Nomes como o goleiro da seleção do Uruguai, Mazurkiewicz, dos argentinos Oleniak e Cielinsk e dos alemães, Zielinski, Szymaniak, Juskowiak e Littbarski.

Para mim, a surpresa foi descobrir um brasileiro nascido em Curitiba em 1910, entre os homenageados.

Além de sua biografia, fotos com a camisa da seleção brasileira e do Botafogo, ilustravam o espaço reservado em sua homenagem.

Seu nome?

Rodolfo Barteczko...

Ninguém se recorda, não é verdade?

Entretanto, os mais velhos, os botafoguenses e todos aqueles que têm apego pela história do futebol, certamente vão lembrar-se de Patesco...

Patesco fez carreira no Botafogo FR do Rio de Janeiro e foi titular da seleção do Brasil nas copas de 1934 e 1938...

Ponta esquerda hábil, driblador e finalizador, Patesco entrou para a história com o um melhores de sua época na posição.

Bem, ver a Polônia cultuando e homenageando jogadores nascidos lá ou não, foi comovente.

Pena que por aqui, quase ninguém lembre que o futebol, assim como tudo, deve ter sua história preservada e seus protagonistas relembrados.


Um comentário:

Anônimo disse...

Os botafoguenses em geral sabem quem é Patesco!