sábado, janeiro 26, 2013

Eurocopa - não mais um ou dois países... agora, 13 cidades.



O Comitê Executivo da UEFA, em sua primeira reunião de 2013, em Nyon na Suíça, decidiu que a fase final da Eurocopa de 2020 será jogada em 13 cidades europeias e não mais num só país ou dois, como foram os casos das Eurocopas disputadas na Áustria/Suíça e na Polônia/Ucrânia.

A reunião presidida por Michael Platini estabeleceu os princípios básicos para a organização da competição que segundo Platini, será revolucionária.

“Faremos uma Eurocopa para a Europa”, disse Platini.

Os princípios para a organização da competição são os seguintes:

- As partidas serão divididas em 13 blocos diferentes, com 12 blocos incluindo três partidas da fase de grupos e uma eliminatória (oitavas de final ou quartas de final) em cada país, e um bloco para as semifinais e a final em um só país.

- Cada país não poderá contar com mais de uma sede, isto é, um só estádio para cada um dos blocos anteriormente mencionados.

As semifinais e a final serão jogadas num mesmo estádio y cada uma das Federações interessadas em participar poderá apresentar duas candidaturas, uma para o primeiro bloco de partidas e outra par as semifinais e finais.

Cada Federação pode optar por apresentar a mesma cidade em ambos os casos ou duas cidades diferentes.

- Será possível incluir nas candidaturas projetos de estádios a serem construídos, tendo em conta que a data limite para iniciar as obras desses novos estádios será em 2016.

- As Federações interessadas em ter cidades sediando a competição têm até o mês de setembro, deste ano para confirmar oficialmente suas candidaturas.

A capacidade mínima dos estádios será a seguinte:

- 70.000 lugares para as semifinais e a final.
- 60.000 lugares para as quartas de final.
- 50.000 lugares para as oitavas de final e para as partidas da fase de grupos.
- Pode haver um máximo de duas exceções para estádios com capacidade mínima de 30 mil lugares – para os jogos da fase de grupos e oitava de final.

A fase eliminatória da Eurocopa tem a participação de 53 seleções nacionais – o que significa dizer que nenhum país onde uma ou duas cidade for sede, terá garantida a classificação automática para a competição.

Do blog:

A decisão da UEFA levou em conta fatores econômicos e a ampliação da competição dentro do continente.

Com a decisão de “espalhar” por 13 sedes a Eurocopa, a UEFA retira dos ombros dos países a obrigação de se enquadrar as exigências em relação a portos e aeroportos, mobilidade urbana, comunicações, transporte rodoviário, ferroviário e fluvial, centros hospitalares e etc...

Todas essas exigências passam para as cidades escolhidas.

Por outro lado, diminui os gastos dos torcedores, pois estes não vão mais precisar passar boa parte do torneio em um país estrangeiro e sim, poderão se deslocar para a cidade em que sua seleção jogar de acordo com seu interesse em cada partida.

Por fim, abre a possibilidade de países, mas com cidades ricas, como por exemplo: Oslo na Noruega, Copenhagen na Dinamarca, Amsterdam na Holanda, Bruxelas na Bélgica e Estocolmo na Suécia, participarem ativamente da competição continental.

Vou ler mais sobre o assunto, mas para começar, gostei da modificação.


Nenhum comentário: