domingo, janeiro 20, 2013

O teco-teco na era do jato...

Por JUCA KFOURI


Os campeonatos estaduais, que muitos chamam impropriamente de regionais, estão de volta.

Em sua maioria com regulamentos bizarros e inchados.

E que não valem nem para manter as saudáveis rivalidades entre os grandes clubes brasileiros, asseguradas nos torneios nacionais e internacionais, embora pudessem ser garantidas, aí, sim, em torneios de fato regionais, no começo das temporadas.

Porque se, por exemplo, o torcedor paulista prefere um Corinthians x São Paulo a um Corinthians x Flamengo, certamente ele vê mais graça neste último do que num jogo entre Corinthians e São Caetano.

Há anos que aqui se bate nesta tecla.

Não porque, explique-se pela milionésima vez, se proponha a extinção dos estaduais, que fazem sentido em boa parte do país e para os clubes menores dos grandes centros futebolísticos do país, que poderiam disputá-los por toda a temporada.

Sim, porque os atuais estaduais estão longe de garantir a vida auto-sustentável dos clubes menores, que apenas sobrevivem, mal, à custa deles, coadjuvantes empobrecidos e vampiros dos maiores.

Os estaduais morreram em meados dos anos 80 do século passado, apesar de, ainda nos 70, serem mais valorizados que o Campeonato Brasileiro.

Mas, passaram.

A única graça do Paulistinha-2013 será ver o favorito Santos, concentrado apenas nele ao contrário do Trio de Ferro, buscar o inédito tetracampeonato no profissionalismo.

No Carioquinha, no Gauchinho, no Mineiro, será difícil encontrar uma atração.

É claro que quando as decisões chegarem, isso muda um pouco, mas só um pouco e para quem vencê-los, porque se o Galo, por exemplo, teve por que festejar o vice-campeonato brasileiro no ano que passou, amargará se o fato se repetir no estadual — como todos os outros no grande eixo do futebol nacional.

A constatação, por sinal, nada tem de elitista, porque em defesa da esmagadora maioria das massas torcedoras brasileiras.

Gramados lastimáveis, uma interminável quantidade de jogos que nada representam nem para quem vence nem para quem perde, públicos irrisórios, eis o quadro que viveremos nos próximos meses, apenas para alimentar o colégio eleitoral das arcaicas federações estaduais.

É como voar de teco-teco quando se pode usar um avião a jato, por mais que se possa ir de São Paulo ao Rio neste simpático, mas ultrapassado, aviãozinho.

Até quando?
Em tempo: aos chatos de plantão que imaginam cobrar coerência do blogueiro ao vê-lo comentar o que não valoriza; sendo o que, infelizmente, resta, não há outra solução.

Nenhum comentário: