quarta-feira, janeiro 16, 2013

O menor "país" do mundo... Principado de Sealand e sua seleção de futebol.

Imagem: Arquivo Particular/Fernando Amaral


Imagem: Autor Desconhecido


O Principado de Sealand ou Principality of Sealand é a menor nação autoproclamada do mundo...

Seu território mede exatos 550 metros quadrados e está localizado a 10 km da costa de Suffolk na Inglaterra e só pode chegar até ele, através de barco ou helicóptero.

Sua independência foi proclamada em 2 de setembro de 1967 pelo Major Paddy Roy Bates.

Apesar de não ser reconhecida pela ONU, a ilha foi já foi visitada por diplomata alemão o que fez com que o governo local, considerasse a visita como reconhecimento de fato do pequeno país por parte da Alemanha.

Sua população que em 2002 chegou a 27 habitantes, segundo o senso de 2011, caiu par apenas 4 habitantes.

Sua moeda é o dólar de sealand, atrelado ao dólar americano, seu PIB é de US$ 600.000 e a renda per capita é de US$ 22.000.

O principado tem duas línguas oficiais, o inglês e o alemão.

A pequena nação é governada pelo príncipe Michael Bates que assumiu o governo após a morte de seu pai, Major Paddy Roy Bates (29 de agosto de 1921 – 09 de outubro de 2012).

Na verdade, sealand, é o nome dado pelo Major Bates a plataforma construída pela Inglaterra durante a segunda grande guerra cujo objetivo era ajudar na defesa da ilha em caso de invasão alemã.

O nome oficial é Rough Towers...

São duas grandes torres com capacidade para 200 soldados que foi imediatamente desativada assim que a guerra acabou.

Como surgiu então Sealand?

O Major Paddy Roy Bates, chegou a Rough Towers nos anos sessenta com sua família com o objetivo de transmitir a programação de sua rádio pirata que tocava pop music, estilo até então, omitido pelas rádios britânicas.

Protegido pelo fato das torres se encontrarem fora dos limites das águas territoriais inglesas os Bates puderam continuar com sua rádio sem ser incomodados, mas a vida da pequena nação não foi sempre pacifica...

A marinha britânica tentou expulsá-los diversas vezes das torres...

Numa das investidas, Sealand foi cercada por navios de guerra que só retornaram a sua base depois que um juiz deliberou que por estar fora das águas territoriais do Reino Unido, a “invasão” era ilegal e que a família Bates não havia cometido nenhum crime em virtude das torres terem sido abandonadas pelo governo britânico.

No entanto, Sealand enfrentou uma “guerra” nunca divulgada na imprensa, mas com repercussão na Bélgica, Holanda e Alemanha.

As torres foram tomadas por um empresário holandês e retomada pelo príncipe Michael com ajuda de amigos alemães e belgas.

Pois bem, apesar de sua história atribulada, Sealand tem simpatizantes por todo o mundo e a pouco, fundou a sua federação de futebol...

Mas como uma “nação” de 4 habitantes e com 550 metros quadrados, pode fundar uma federação e convocar uma seleção?

Simples...

Sua seleção é formada por simpatizantes, ex-jogadores, atores e futebolistas frustrados, diz o jornalista escocês, Neil Forsyth, nomeado pelo príncipe Michael, presidente da The Sealand National Football Association.

Neil, conta que existe também uma promoção entre torcedores de todo o mundo que é a seguinte: recebemos e-mails e sorteamos dois torcedores que serão convocados para jogar pela seleção antes de cada partida marcada.

Filiada a Nouvelle Fédération- Board, Sealand estreou contra as Ilhas Aland na Finlândia e empatou por 2x2...

Logo em seguida, jogou contra as Ilhas Chagos pelo Godalming International Tournament, disputado em na cidade de Godalming no condado de Surrey e que reúne seleções não filiadas a FIFA.

Sealand chegou as finais, mas foi derrotada pelas Ilhas Chagos por 3x1...

Os gols das Ilhas Chagos foram marcados por Buhjan e Edmond aos 36 e 44 minutos da primeira etapa...

Moore aos dois minutos do segundo marcou para Sealand e novamente Edmond, aos 44 minutos do segundo tempo, ampliou para 3 a 1 em favor de Chagos.

Além das duas seleções, participaram ainda: a Ilha de Alderney, Occitania, Raetia e Tamil Eelam.

No dia 25 de agosto de 2012, Sealand enfrentou Alderney pela Bavaria Cup no Arsenal Ground em Alderney.

Depois de empatar em 1 a 1 no tempo normal, Sealand venceu na cobrança de penalidades máximas por 5x4...

O mais interessante é que estiveram presentes cerca de 300 espectadores...

Pode parecer pouco, mas proporcionalmente, foi um grande público, já que Alderney tem uma população de 2.400 habitantes.

Ah, se você estiver interessado, mande seu currículo futebolístico com nome, idade e habilidades para o seguinte endereço: sealandgov.org – sua chance de ser sorteado e se tornar um astro internacional é bem grande.


 Imagem: David Bauckham


Imagem: David Bauckham


Nenhum comentário: