Essa é para os senhores que ao
invés de tentar entender o processo, gastam litros de saliva e a ponta dos
dedos, buscando através de argumentos emotivos e embasados, não em números, mas
sim, em achismos, ou em informações boca a boca e impossíveis de ser
comprovadas, impor seus desejos e sua intolerância com o direito de escolha das
pessoas...
Análise: Brasileiros correm risco
de perder torcida para europeus
Adalberto Leister Filho comenta
crescimento de torcedores mirins de times estrangeiros no Brasil
Por Adalberto Leister Filho
Pesquisa do Ibope-Repucom, feita
com mil internautas entre 16 e 29 anos, mostrou que o Barcelona é o time
estrangeiro com maior torcida no Brasil, com 25% das preferências.
Os jovens também citaram outros
clubes de ponta da Europa, como Real Madrid, Manchester United, Chelsea e
Bayern de Munique.
Embora abarque um universo
pequeno dentro do mercado nacional, o levantamento mostra que o futebol do
velho continente já desperta paixões por aqui.
Em parte, isso é resultado da
exposição contínua dos europeus, que contam com transmissão nos canais fechados
e até cobertura da Liga dos Campeões também na TV aberta.
Os clubes brasileiros, por sua
vez, mostram apatia generalizada com a renovação da torcida.
Ainda confiam mais na manutenção
dos fãs pela herança genética do que em ações para atrair crianças e jovens.
Se esse processo continuar, é
possível que, em uma ou duas gerações, os jovens brasileiros sejam adeptos de
clubes de fora e passem a desprezar o Brasileirão.
Entre as classes mais abastadas,
isso já acontece.
Os grandes times da Europa já se
atentaram à importância de ter fãs pelo mundo.
Isso atrai uma nova fonte de
renda: os patrocínios regionais.
Alguns já assinaram até acordos
para o mercado brasileiro.
Ou seja, uma empresa que poderia
patrocinar Corinthians ou Flamengo preferiu vincular sua marca e valores a
Barcelona ou Real Madrid.
Os clubes brasileiros, deveriam
se atentar a isso: os patrocínios tendem a minguar quando você não oferece mais
uma legião de consumidores.
Para piorar...
Barcelona fecha com Twitter e
Gatorade para crescer no mercado latino...
Acordo permite que empresas subam
vídeos promocionais na conta oficial do clube catalão em castelhano.
Em busca de novos ativos para
aumentar o faturamento com patrocínio, o Barcelona fechou com a Twitter
Amplify, plataforma criada pela rede social de São Francisco (EUA) para
permitir que marcas e companhias subam vídeos promocionais em perfis oficiais.
As inserções acontecerão na conta
de língua espanhola do Barcelona, com 8,64 milhões de followers para incidir
especial no mercado latino-americano.
“Com este acordo, pretendemos que os conteúdos do Barcelona no Twitter
cheguem das mãos dos patrocinadores ao máximo número de seguidores do clube que
têm conta nesta rede social”, explicou o clube em comunicado oficial.
A primeira empresa a abraçar a
empreitada foi a Gatorade.
Antes de cada vídeo postado pelo
Barcelona aparecerá um breve anúncio da marca de bebidas isotônicas.
A ideia, segundo a nota
blaugrana, é monetizar o mercado virtual e abrir esta opção a outros parceiros
comerciais.
“Este acordo representa uma oportunidade única para desenvolver um
atrativo pacote de patrocínio com o Barcelona, um dos clubes de futebol mais
importantes do mundo, que permite conectar marcas com milhões de seguidores do
futebol ao redor do mundo”, disse Glenn Brown, diretor do Twitter Amplify.
Esta é a primeira vez que o
Twitter fecha um acordo internacional deste tipo com um clube de futebol.
A rede social, entretanto, mantém
contratos semelhantes com as principais ligas dos Estados Unidos – NFL, MLB e
NBA – e com a Liga dos Campeões da Europa no velho continente.
Serão necessários mais que textos
lambuzados pelo chororô para enfrentar essa onda...
Se a velha Rádio Nacional deixou
marcas tão profundas, imaginem o que a internet fará?
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