quarta-feira, setembro 09, 2015

Os clubes brasileiros estão perdendo os jovens para os clubes europeus... e você ainda se preocupa com o Flamengo?

Essa é para os senhores que ao invés de tentar entender o processo, gastam litros de saliva e a ponta dos dedos, buscando através de argumentos emotivos e embasados, não em números, mas sim, em achismos, ou em informações boca a boca e impossíveis de ser comprovadas, impor seus desejos e sua intolerância com o direito de escolha das pessoas...

Análise: Brasileiros correm risco de perder torcida para europeus

Adalberto Leister Filho comenta crescimento de torcedores mirins de times estrangeiros no Brasil

Por Adalberto Leister Filho

Pesquisa do Ibope-Repucom, feita com mil internautas entre 16 e 29 anos, mostrou que o Barcelona é o time estrangeiro com maior torcida no Brasil, com 25% das preferências.

Os jovens também citaram outros clubes de ponta da Europa, como Real Madrid, Manchester United, Chelsea e Bayern de Munique.

Embora abarque um universo pequeno dentro do mercado nacional, o levantamento mostra que o futebol do velho continente já desperta paixões por aqui.

Em parte, isso é resultado da exposição contínua dos europeus, que contam com transmissão nos canais fechados e até cobertura da Liga dos Campeões também na TV aberta.

Os clubes brasileiros, por sua vez, mostram apatia generalizada com a renovação da torcida.

Ainda confiam mais na manutenção dos fãs pela herança genética do que em ações para atrair crianças e jovens.

Se esse processo continuar, é possível que, em uma ou duas gerações, os jovens brasileiros sejam adeptos de clubes de fora e passem a desprezar o Brasileirão.

Entre as classes mais abastadas, isso já acontece.

Os grandes times da Europa já se atentaram à importância de ter fãs pelo mundo.
Isso atrai uma nova fonte de renda: os patrocínios regionais.

Alguns já assinaram até acordos para o mercado brasileiro.

Ou seja, uma empresa que poderia patrocinar Corinthians ou Flamengo preferiu vincular sua marca e valores a Barcelona ou Real Madrid.

Os clubes brasileiros, deveriam se atentar a isso: os patrocínios tendem a minguar quando você não oferece mais uma legião de consumidores.

Para piorar...

Barcelona fecha com Twitter e Gatorade para crescer no mercado latino...

Acordo permite que empresas subam vídeos promocionais na conta oficial do clube catalão em castelhano.

Em busca de novos ativos para aumentar o faturamento com patrocínio, o Barcelona fechou com a Twitter Amplify, plataforma criada pela rede social de São Francisco (EUA) para permitir que marcas e companhias subam vídeos promocionais em perfis oficiais.

As inserções acontecerão na conta de língua espanhola do Barcelona, com 8,64 milhões de followers para incidir especial no mercado latino-americano.

“Com este acordo, pretendemos que os conteúdos do Barcelona no Twitter cheguem das mãos dos patrocinadores ao máximo número de seguidores do clube que têm conta nesta rede social”, explicou o clube em comunicado oficial.
A primeira empresa a abraçar a empreitada foi a Gatorade.

Antes de cada vídeo postado pelo Barcelona aparecerá um breve anúncio da marca de bebidas isotônicas.

A ideia, segundo a nota blaugrana, é monetizar o mercado virtual e abrir esta opção a outros parceiros comerciais.

“Este acordo representa uma oportunidade única para desenvolver um atrativo pacote de patrocínio com o Barcelona, um dos clubes de futebol mais importantes do mundo, que permite conectar marcas com milhões de seguidores do futebol ao redor do mundo”, disse Glenn Brown, diretor do Twitter Amplify.
Esta é a primeira vez que o Twitter fecha um acordo internacional deste tipo com um clube de futebol.

A rede social, entretanto, mantém contratos semelhantes com as principais ligas dos Estados Unidos – NFL, MLB e NBA – e com a Liga dos Campeões da Europa no velho continente.

Serão necessários mais que textos lambuzados pelo chororô para enfrentar essa onda...


Se a velha Rádio Nacional deixou marcas tão profundas, imaginem o que a internet fará?

Nenhum comentário: