domingo, abril 17, 2016

Torcida organizada ameaça futebol americano em Brasília...

Por medo de torcida organizada, futebol americano fica sem campo no DF

Segundo a federação da tradicional modalidade dos Estados Unidos, as equipes se sentiram ameaçadas com as manifestações dos torcedores e jogo agendado para o Bezerrão teve que ser suspenso

Por Larissa Rodrigues e Luiza Oliveira

Para o site Metrópoles

Desde o ano passado, o futebol tradicional do Distrito Federal trava uma batalha fora dos campos com a modalidade americana.

Agora, a torcida do Gama, apoiada pelo clube, alega que o esporte da bola oval, que vem crescendo no Brasil e na capital federal, estraga o gramado do Estádio Walmir Campelo Bezerra, o Bezerrão, e, por isso, as partidas não deveriam ocorrer mais lá.

A confusão é tamanha que o jogo entre Tubarões do Cerrado e Leões de Judá, marcado para o dia 10/4, teve de ser cancelado e, até hoje, não encontrou outro lugar para ser realizado.

O problema é que o Bezerrão já havia sido destinado pela Secretaria de Esporte, em 2015, para receber as partidas do futebol americano.

Desde então, o local estava sendo usado como sede dos jogos das duas modalidades.

Mas a Torcida Ira Jovem do Gama, principal clube de futebol que usa o lugar, nunca concordou com isso.

De janeiro para cá, a organizada do time começou a protestar contra a prática trazida dos Estados Unidos.

Postagens na internet e faixas erguidas durante os jogos do Gama pela torcida trazem afirmações como “o Bezerrão foi construído para sediar somente os jogos do time de futebol popular e bem respeitado no DF”.

Essa seria a opinião do próprio clube que, em sua página oficial no Facebook, compartilhou as postagens dos torcedores.

Mesmo assim, os times de futebol americano estavam resistindo, até que partidas das duas modalidades foram agendadas para o mesmo dia.

De acordo com o presidente da Federação Brasiliense de Futebol Americano (FBFA), Adalberto Patrício, o confronto entre Tubarões e Leão já estava agendado desde o final de fevereiro.

Só que o Gama se classificou às quartas de finais do Campeonato Candango e o jogo foi marcado para o Bezerrão, também no dia 10 de abril.

Ainda de acordo com o presidente, depois desse problema de datas, os times de futebol americano começaram a ser ameaçados pelos torcedores do Gama.

Temendo pela segurança da torcida e dos jogadores, Adalberto preferiu cancelar o jogo, depois de um pedido da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF).

Em nota assinada pelo diretor de futebol Neimar Frota, a FFDF disse que pediu, cordialmente, que a Federação de Futebol Americano tentasse mudar o local do jogo.

“Até porque o Bezerrão terá muitos jogos, do Candangão, da Copa do Brasil, Copa Verde e será necessária a utilização do estádio. E eles, do futebol americano, nos atenderam e adiaram a rodada deles. Agora, estão tentando viabilizar um outro local para jogarem. E vamos fazer o que pudermos para ajudar”, disse o diretor.

O Metrópoles tentou falar com o presidente do Gama, Antônio Alves, durante alguns dias e não conseguiu.

A assessoria de imprensa do clube também não respondeu aos questionamentos da reportagem, assim como a Torcida Ira Jovem do Gama.

Já a Secretaria de Esporte do DF afirmou não ter sido procurada pelas federações para resolver o problema.

“A Federação de Futebol Americano não entrou em contato para relatar o ocorrido ou solicitar um novo local para os jogos da modalidade”.

Ainda de acordo com a pasta, “o objetivo da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer na administração de espaços esportivos públicos é democratizar o acesso de todas as modalidades que necessitem do uso”.

Nenhum comentário: