quarta-feira, outubro 25, 2017

NBA... Os nomes certos, nas franquias erradas.

Os nomes certos, nas franquias erradas.

Por Luiz Gustavo Ribeiro

Imagem: Autor Desconhecido


O Draft de 2003 é para muitos um dos melhores da história. Naquele ano, surgiram grandes nomes que se tornaram campeões da NBA, como o marcante trio que seria bicampeão pelo Miami Heat, composto por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh.

Ser campeão da NBA é o sonho de qualquer jogador de basquete ao redor do mundo, mas nesse famoso Draft, que ano passado teve David West como campeão pelo Golden State, uma promessa se tornou o “patinho feio” das estrelas e ainda não venceu um título, a 3ª escolha que foi selecionada pelo Denver Nuggets, Carmelo Anthony.

É fato que Carmelo nunca teve o devido apoio nos dois times em que passou, mas após um fim de relacionamento conturbado com os Knicks, o ala decidiu se juntar a outros dois all-stars em Oklahoma e formar um trio que tenha capacidade de faturar a competição.

Desse modo, o craque hoje deve servir como inspiração para algumas jovens estrelas, que assim como ele, ainda almejam o tão sonhado título e para que isso aconteça devem buscar novos ares.


1.            Anthony Davis - New Orleans Pelicans

Muito se espera de uma primeira escolha de Draft da NBA, após um primeiro ano discreto na temporada 2012-2013, nos anos seguintes o jogador correspondeu às expectativas se tornando All-Star e hoje, o pivô mais dominante da liga. Sensação no basquete universitário, Davis foi convocado e campeão pelos Estados Unidos nas Olimpíadas de Londres em 2012. Na temporada passada, o jogador foi MVP do All-Star game e se tornou o recordista no evento das estrelas com 52 pontos em uma partida. Com apenas 24 anos, hoje Anthony Davis comanda o garrafão como ninguém na liga, suas médias atuais nesta temporada, até então, são de 31.7 pontos e 16.7 rebotes por jogo, por mais que tenha todas essas qualidades, com os Pelicans o título se torna praticamente impossível. As “torres gêmeas” da franquia, dupla formada com o pivô DeMarcus Cousins, não são o suficiente para enfrentar os grandes times da liga e se ele almeja títulos e prêmios individuais, o melhor caminho para o ala-pivô é se despedir da franquia da Louisiana e quem sabe levar seu companheiro de garrafão junto. 
É fato que Carmelo nunca teve o devido apoio nos dois times em que passou, mas após um fim de relacionamento conturbado com os Knicks, o ala decidiu se juntar a outros dois all-stars em Oklahoma e formar um trio que tenha capacidade de faturar a competição.


Imagem: Autor Desconhecido


 2.            Kristaps Porzingis - New York Knicks

Selecionado sob vaias pelos Knicks, a quarta escolha do Draft de 2015 logo calou a boca de quem duvidava de seu potencial. O letão que atua como ala-pivô tem incríveis 2,21m de altura e uma espetacular mobilidade para alguém tão alto, além disso, tem como destaques a sua versatilidade, inteligência, o bom arremesso da linha dos três e o carisma sem igual. Após a saída de Carmelo Anthony, em sua terceira temporada o jogador é a grande estrela da franquia de Nova Iorque, porém seu futuro deve ser o mesmo de seu ex-companheiro. A direção dos Knicks está confusa e não fez bons negócios na janela de transferências, a franquia tem um time muito alto, consequentemente um time muito lento, o oposto do que se apresenta hoje na NBA. Desse modo, o ala-pivô de 22 anos que tem potencial para ser um dos maiores nomes da liga futuramente, não deve ficar muito tempo nos Knicks, que hoje é um time sem muitas esperanças para o futuro e forte candidato a pior time da temporada.


Imagem: Autor Desconhecido


3.            Damian Lillard - Portland Trail Blazers

A sexta escolha de 2012 foi do Portland e eles finalmente acertaram em selecionar Damian Lillard. Eu considero Lillard como um grande azarado. Não por ter sido escolhido pelos Blazers, mas por ser um grande armador em uma franquia que não lhe propôs muita coisa ao mesmo tempo em que, hoje, nomes como Stephen Curry, Russell Westbrook, Chris Paul, Isaiah Thomas e Kyrie Irving estão bem acompanhados. A franquia do Oregon não apresenta muito suporte além do talento de CJ McCollum ao armador. Desde sua primeira temporada Lillard foi o destaque da equipe, como um verdadeiro franchise player, uma habilidade fora do comum. Apesar de ter levado a franquia aos playoffs nos últimos 4 anos, neste time o armador não conseguirá um feito maior que isso. Com 27 anos, é o mais velho desta lista e com toda essa nova geração de armadores vindo por aí, o melhor caminho para o título é mudar de ares e não esperar tanto tempo como Carmelo fez. 


Imagem: Autor Desconhecido


4.            Giannis Antetokounmpo - Milwaukee Bucks

Em 2013, quase ninguém sabia falar o nome da décima quinta escolha do Draft. Hoje, o “Greek Freak” (Grego Maluco) é um dos candidatos ao prêmio de MVP da atual temporada. Na sua primeira temporada o grego não provocou muito alarde, mas nos últimos anos a sua agressividade e versatilidade tomou conta da NBA. Na última temporada, o grego de 22 anos se tornou all-star - valendo ressaltar que foi no time titular - além disso, recebeu o Most Improved Player Award, prêmio dado ao jogador que mais evoluiu em relação às suas atuações nas temporadas passadas e foi escolhido para o segundo time do All-NBA Team. Na atual temporada, até então, o grego é o melhor jogador da liga com 36.8 pontos e 10.8 rebotes por jogo, apesar de todo seu destaque, no Bucks ele joga praticamente sozinho e isso não é o suficiente para ser campeão da NBA - no último ano, o MVP Westbrook foi a prova disso. O lugar do grego é longe de Milwaukee, dificilmente ele será campeão com os Bucks e com certeza não repetirá o que foi feito por Kareem Abdul-Jabbar em 1971. Se isso ele não pode imitar de Kareem, ele pode sair da franquia assim como a lenda fez em 1975 e procurar novos ares em um lugar em que ele seja protagonista, mas com o suporte necessário para brilhar e faturar o título da NBA. 


    Imagem: Autor Desconhecido

Nenhum comentário: