quarta-feira, julho 31, 2019

O depoimento de Patrice Evra na página "The Players Tribune"...

Imagem: FIFA Press

Patrice Evra, de 38 anos deu um ponto final à sua carreira e um dia depois deixou um depoimento na página “The Players Tribune", destinada a atletas, falando de sua carreira e de sua infância difícil...

"Cresci em Le Ulis, nos subúrbios de Paris. Vivia com os meus pais e alguns dos meus irmãos e irmãs. Eram 24 ao todo. Éramos uma dúzia na mesma casa. O meu pai era grande parte do nosso sustento com o seu trabalho como embaixador. Foi isso que tirou a nossa família no Senegal, onde nasci, e nos levou para Bruxelas e depois para Les Ulis. Mas quando eu tinha 10 anos, ele divorciou-se da minha mãe, levou o sofá, a televisão e até as cadeiras", recordou Evra em um texto "Let me tell you why I love this game" (Deixa-me dizer-te porque amo este jogo)...

"Dividia o colchão com dois dos meus irmãos (...) Quando a comida estava pronta, tinhas de correr (...) Quando se cresce numa zona de tiroteios e homicídios, não interessa quem és, o que fazes para sobreviver. Portanto, lutei muito. Roubei comida, roupa, videojogos. Pedi dinheiro nas portas das lojas. Dizia: 'Podia dar-me alguns francos?'. As pessoas respondiam: 'Vai-te embora! Pensas que o dinheiro cai do céu?'. Foi esta a minha infância", contou.

Evra lembrou ainda o início de carreira, quando teve a oportunidade de fazer testes no Torino, deu os primeiros passos nos clubes italianos, Marsala e Monza e no Nice da França, ainda como atacante, antes de se tornar lateral esquerdo...

Ao mudar-se para o Mónaco, Evra recebeu o seu primeiro grande salário.

"Comprei uma casa para minha mãe".

As temporadas no Manchester United, na Juventus e a ausência do Mundial de 2006 também são lembradas pelo francês que garante:

"Se pudesse contar um segredo da minha vida, seria que toda as pessoas podem ser felizes, todas podem amar este jogo. Sem essa mentalidade, meu amigo, não estaria aqui sentado como um recém-retirado lateral esquerdo que jogou pela França, Juventus e Manchester United."

Nenhum comentário: