domingo, julho 28, 2019

Notts County FC da Inglaterra pede ajuda ao Juventus de Turim, um amigo conquistado a 116 anos...

Imagem: Sky Sports

Os amigos são para essas horas:

O Notts County, há 116 anos ajudou a Juventus ao presentear com novos uniformes, pede agora o retorno desse favor aos italianos...

"Estamos numa crise financeira profunda, precisamos de novos equipamentos", escreveu o tradicional clube inglês, em carta enviada à Juventus.

Pois bem... vamos voltar no tempo...

Em 1903, a Juventus pediu ajuda ao Notts County, para substituir os seus uniformes que, a cada lavagem, iam perdendo a cor, de tão fraco que era o material.

Naquela época, os bianconeri usavam como equipamento uma camisa cor de rosa, com um pequeno laço...

Mas o problema não era o aspeto visual do equipamento, mas sim o fraco material do tecido.

Foi então que John Savage, jogador do Notts County, juntamente com outros membros do clube, ficou encarregado de procurar novos equipamentos para a 'Velha Senhora'...

Missão essa que foi concluída quando um amigo de Savage, torcedor do Notts County, conseguiu arranjar um novo uniforme para o clube de Turim e decidiu ajudá-los, entregando o mítico equipamento pelo qual o Juventus é conhecido até hoje: o uniforme branco, com as listas pretas.

Hoje, 116 anos depois, é o clube mais antigo do mundo que pede ajuda à Juventus...

De acordo com o Nottingham Post, o Notts County está sob uma crise financeira severa, com uma dívida de cerca de 278 mil euros, e não consegue comprar novos equipamentos.

"Desde que o Notts deu à Juventus aquele equipamento branco com as listas pretas, em 1903, que existe uma verdadeira relação de amizade entre os dois clubes. Desde que começou esta crise, os jogadores têm de utilizar os equipamentos antigos do clube. Pedir ajuda à Juventus pareceu-me uma boa ideia. Seria um gesto fantástico se, 116 anos depois, eles pudessem retribuir esse favor", afirmou um torcedor do clube, em declarações à BBC.

Nota

O Notts County Football Club é o clube de futebol profissional mais antigo do mundo, e o terceiro entre clubes profissionais e não profissionais, perdendo apenas para o Sheffield FC, que foi fundado cinco anos antes, e o Hallam, fundado dois anos antes e que rivalizava com o Sheffield Football Club.

Nenhum comentário: