terça-feira, abril 17, 2007

A bola rola em todos os lugares...

Uzbekistan Football Federation (O’zbequiston Futbol Federatsiyasi)
Perdido nos confins da Ásia Central o Uzbequistão é uma ex-república do império soviético e dono de uma história marcada por lutas para manter sua independência. Povoado desde o segundo milênio antes de Cristo, o Uzbequistão foi parte do império Persa por vários séculos, sofreu a invasão de seu território por Alexandre da Macedônia e no ano de 1220, Genghis Khan e suas tribos mongóis varreram a região. Somente no século XIV é que liderados por Tarmelão o povo uzbeque reconquista suas terras, funda seu próprio império e reconstrói sua unidade nacional. Porém com a expansão do império russo o Uzbequistão é novamente subjugado e passa a integrar com outros países o território russo do Turquistão. Em 1924 incentivado pelos bolcheviques o pais se reunifica sob o nome de República Socialista Soviética do Uzbequistão, vive alguns meses independente, mas em 1925, acaba sendo integrada à força a União das Republicas Socialistas Soviéticas.
A Federação de Futebol do Uzbequistão (O’zbequiston Futbol Federatsiyasi), foi fundada em 1946, filiou-se a Confederação Asiática de Futebol e a FIFA em 1994. Mas durante 48 anos suas equipes tiveram que se contentar em participar das divisões menores soviéticas e só em 1992 o país pode organizar seu primeiro campeonato independente.
Hoje no Uzbequistão são disputadas três divisões; a Primeira (Oliy Liga) a Segunda (Birinchi Liga) e a Terceira (Ikinchi Liga). Na primeira jogam 16 clubes, na segunda, 20 clubes e na terceira o campeonato é dividido por regiões e no final os melhores qualificados disputam o acesso. E é sobre a melhor equipe do país que Carlos Henrique escreve abaixo...

Nenhum comentário: