quarta-feira, abril 11, 2007

Salenko: Um cometa na Copa do Mundo...


Por Carlos Henrique.


Qualquer atacante sonha em ser artilheiro de uma Copa do Mundo. O curioso é que algumas vezes essa honra fica com um quase desconhecido, um jogador que tem a carreira iluminada durante o curto período do mais importante torneio de futebol, e não raro volta ao ostracismo, tal qual um cometa, que causa alvoroço durante sua passagem pela terra, mas que acaba sendo esquecido com o passar do tempo. Mas seu nome ficará eternizado e sempre será lembrado na hora de se fazer o histórico das Copas. Não há dúvida de que o mundial de 1994 nos Estados Unidos teve dono: Romário, o incansável, que agora luta pelos 1000 gols na carreira (de acordo com suas contas). Porém, a liderança na tabela de artilheiros não ficou com o baixinho, que marcou cinco gols. Terminaram a competição como artilheiros o búlgaro Hristo Stoichkov e o russo Oleg Salenko, ambos com seis tentos anotados. Enquanto o primeiro pelo menos pode se gabar de ter sido um dos principais nomes da história do futebol da Bulgária e da Europa nos anos 90 Salenko não conseguiu nem se firmar como um jogador relevante para seu país.
Ainda é mais impressionante notar que a carreira de Salenko foi marcada por uma única partida, apenas um amistoso em plena Copa do Mundo. No dia 28 de junho de 1994 Rússia e Camarões entraram no gramado do estádio de San Francisco já sem qualquer possibilidade de classificação para as oitavas de final. Os europeus, aparentemente mais sóbrios, não tiveram muita dificuldade para construir o placar de 6 a 1. Os cinco gols de Salenko naquela partida, somados ao que havia marcado na derrota para a Suécia garantiram a artilharia daquele mundial para o atacante russo, mesmo com sua seleção não passando da primeira fase. Além de ser um dos goleadores daquela Copa, o atacante da ex-União Soviética estabeleceu o recorde de maior número de gols marcados por um jogador em uma mesma partida de mundial. Era mesmo seu dia de sorte. Se não fosse aquele jogo, seria difícil alguém lembrar de Oleg Salenko. Fora o mundial de 94, o limitado atacante disputou apenas cinco partidas pela Rússia e marcou somente um gol. Um dado curioso é que ele chegou a fazer uma partida pela seleção da Ucrânia também. Nascido em Leningrado (atual São Petersburgo) no dia 25 de outubro de 1969 Salenko começou sua carreira como profissional no Zenit Leningrad, aos 17 anos. Três anos mais tarde, em 1989, estava na Ucrânia defendendo o Dí­namo de Kiev, onde viveu seu melhor momento.
Foram 48 gols em três temporadas pela equipe amarela e azul. De 1992 a 1994 esteve no pequeno Logroñes, da Espanha. Depois de chamar a atenção de clubes maiores pela participação na Copa nos Estados Unidos foi parar no Valencia, onde só passou uma temporada e não deixou saudades. Dali em diante peregrinou por clubes como o Glasgow Rangers, da Escócia, o turco Istanbulspor, o Córdoba (da Espanha) e terminou a carreira no Pogon Szczecin, escondido no futebol polonês. Diversas contusões no joelho o forçaram a se aposentar mais cedo do que esperava, aos 32 anos.


Dados:

Oleg Salenko.
Nascimento: 25/10/1969.
Local: Leningrado/RUS.
Posição: Atacante.
Clubes: Zenit Leningrad/RUS (86-89), Dí­namo de Kiev/UCR (89-92), Logroñes/ESP (92-94), Valencia/ESP (94-95), Glasgow Rangers/ESC (95-96), Istanbulspor/TUR (96-98), Córdoba/ESP (98-2000), PogonSzczecin/POL (2000-01).
Partidas por Seleções: 1 pela Ucrânia (nenhum gol) e 8 pela Rússia (7 gols).

Nenhum comentário: