quarta-feira, junho 03, 2009

Manuel Luis Pellegrini Ripamonti, é o novo treinador do Real Madrid...

O novo treinador do Real Madrid é Manuel Luis Pellegrini Ripamonti, isso mesmo, sem tirar e nem por...


Mas quem é Manuel Pellegrini o novo treinador de um dos gigantes do futebol mundial?


Pellegrini nasceu em 16 de setembro de 1956 em Santiago do Chile, tem 55 nos e jogou futebol por 15 anos, sempre vestindo a camisa do Universidad de Chile.


Foram mais de 450 partidas pelo clube como zagueiro central.


Pellegrini serviu a seleção chilena em 1986 e marcou um gol.


Como treinador, Pellegini iniciou sua trajetória no próprio Universidad, depois foi para o pequeno Clube Deportivo Palestino, também de Santiago.


Em 1991 assumiu a seleção chilena Sub 20.


Retornou ao Palestino no ano seguinte e posteriormente, assumiu outro pequeno; o Club Deportivo O’Higgins da cidade de Rancagua.


No de 1994 Pellegrini foi contratado pelo arqui-rival do Universidad de Chile, a Universidad Católica e lá ficou por dois anos.


Demitido, voltou a comandar o Palestino.


Tendo conquistado apenas dois títulos no Chile; a Copa Interamericana em 1994 e a Copa do Chile em 1995, como treinador do Universidad Católica, Pellegrini deixou o país em 1999 e foi trabalhar no Equador.


Em Quito, assumiu a Liga Deportiva Universitária e ganhou o campeonato nacional.


Contratado pelo San Lorenzo de Almagro da Argentina ganhou o Clausura argentino (uma espécie de segundo turno que encerra a temporada do futebol argentino) e a Copa Mercosul de 2001.


Em 2003 no comando do River Plate, venceu novamente o Clausura.


A partir daí, a vida de Manuel Pellegrini toma novos rumos e ele, é contratado pelo Villarreal CF da cidade de Villarreal na Província de Castelló na Espanha.


O Villarreal, conhecido como submarino amarelo, ganhou apenas um título em toda a sua história; a extinta Copa Intertoto de 2004, torneio criado pelo austríaco Karl Rappan e pelo suíço Ernst Thommem, cujo objetivo era reunir equipes durante as férias de verão numa espécie de pré-temporada organizada e alavancar a loteria esportiva Suíça (por isso, a união de “internacional” e do sufixo “toto”, normalmente usado para designar loterias esportivas na Europa).


Somente em 1995 é que a UEFA encampou e oficializou o torneio, como fase classificatória para a Copa da UEFA.


Bem, essa é a história de Manuel Pellegrini que a partir da segunda metade de 2009, vai assumir o comando de um dos maiores, mais ricos e mais bem sucedidos clubes de futebol do mundo...


Caso fosse anunciado por aqui, os amantes dos “enganadores” de nome “pesado” cuspiriam seus marimbondos com a velha cantilena do sujeito sem “perfil”, para assumir um dos nossos grandes.


Esse fato me remete ao treinador Adilson Batista, hoje no Cruzeiro de Minas Gerais.


Adilson desembarcou em Natal, “magrinho” e iniciando sua carreira; leu e ouviu na imprensa todo tipo de baboseira, foi obrigado a suportar torcedores repetindo as mesmas sandices e ao final, venceu o estadual de 2002, pegou seu boné e foi ganhar o campeonato catarinense de 2006 pelo Figueirense e hoje, é bi-campeão mineiro (2008/2009) pelo Cruzeiro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caso fosse anunciado por aqui, os amantes dos “enganadores” de nome “pesado” cuspiriam seus marimbondos com a velha cantilena do sujeito sem “perfil”, para assumir um dos nossos grandes.

Concordo absolutamente com Fernando Amaral. No ABC FC, por exemplo, no começo do ano, dois nomes eram ventilados, o "pesado" Heriberto da Cunha além do nome, mais "leve", de Leandro Machado.

Particularmente, se preferiria, na época, a "levesa". Escolheram as toneladas de HC e deu no que deu.

Que treinador horrível, um enganador!

Sds Alvinegras.

Abecedista.