sábado, janeiro 07, 2012

Garibaldi Alves foi gentil e "politicou" como só ele sabe fazer... os radicais não entenderam.



Tudo aquilo que parte de uma premissa absurda, termina numa conclusão ainda mais absurda.

As criticas as palavras proferidas pelo Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, durante a posse de Alex Sandro Melo na presidência do América FC, partiram da premissa de que por ser Garibaldi Alves, torcedor e conselheiro do ABC FC, arquirrival dos rubros, jamais poderia de dito o que disse...

Para os leitores que ainda desconhecem o fato, repito aqui o que foi dito pelo ministro, segundo o blog da Laurita Arruda, durante o evento que marcou a posse do novo presidente dos americanos.

- “Não posso dizer que o América é meu time de paixão, mas a partir de hoje está no meu coração”.

- “Queria que o ABC tivesse um presidente como Padang”. (Alex Padang é como é conhecido em Natal, Alex Sandro Melo, presidente do América).

Essas são as frases que estão causando um enorme rebuliço e ganhando uma proporção bem maior que o seu significado real...

Se não vejamos:

Garibaldi Alves nasceu no seio de uma das mais tradicionais oligarquias da politica do Rio Grande do Norte e, portanto, Garibaldi já nasceu com seu destino traçado: respiraria politica o resto de sua vida.

Garibaldi exerceu os mandatos de deputado estadual, prefeito de Natal, senador da república, governador do Estado e, atualmente, mesmo estando ministro, é senador da república pelo Estado do Rio Grande do Norte até o ano de 2019.

Se bem me lembro, a principal função de um senador é representar os interesses de seu Estado e aí, cabe perguntar: que mal há na afirmativa de Garibaldi sobre o América ter lugar em seu coração?

Estranho seria se um senador nutrisse sentimentos afetivos por partes e não pelo todo do Estado que representa.

Garibaldi não tem nenhuma obrigação de gostar da minha pessoa, mas tem o dever como senador de se posicionar sempre em defesa dos meus direitos como cidadão.

O senador Garibaldi Alves pode e deve dedicar toda a sua paixão clubista ao ABC FC, mas em nenhuma hipótese pode deixar de ter, respeito, interesse e até carinho por todas as outras equipes do Rio Grande do Norte.

A primeira frase, portanto, não me causa espanto.

No entanto, as mentes menores e mais suscetíveis aos impulsos das emoções baratas, espumaram pelos cantos da boca e reagiram com opiniões temperadas pelo gosto amargo da bílis em relação à segunda frase...

Quem já cruzou com Garibaldi, pode corroborar com o que vou escrever...

Garibaldi exala timidez e seu aspecto melancólico chega a semear dúvidas sobre como alguém assim pode ter chegado tão longe na política.

Porém, basta se aproximar dele para perceber um sujeito afável, gentil e sempre disposto a conversar com quer que seja...

Nada nele sugere falsidade ou jogo de cena para conquistar simpatia – ele é simpático e ponto.

Quem já ouviu algum pronunciamento seu, deparou-se com um politico hábil, simples em suas palavras e capaz de tiradas do mais puro bom-humor...

Garibaldi não é rebuscado, presunçoso ou arrogante, é isto sim, uma figura que angaria simpatia até mesmo de seus adversários mais ferrenhos.

Dito isto, pergunto mais uma vez: o que queriam que Garibaldi tivesse dito em relação a Alex Sandro Melo?

Palavras doces, suaves, porém, menos entusiasmadas?

Até eu, que não tenho nenhum traquejo com a arte de “politicar”, sei que a politica corpo a corpo e seus discursos, se baseiam no entusiasmo e na conquista pela emoção...

Garibaldi ao proferir as palavras que viraram bandeiras flamejantes nas mãos dos incapazes de compreender as sinuosas curvas das relações humanas, pois suas mentes herméticas não o permitem; não perceberam que não ouve nenhuma intenção de subestimar o presidente do ABC FC, Rubens Guilherme, mas sim, o desejo de conquistar corações e mentes, superlativando o presidente recém-empossado.

E, podem ter certeza absoluta que ao deixar a sede do América, Garibaldi levou uma boa quantia de votos no bolso de seu paletó...

Em relação aos radicais alvinegros que disparam impropérios contra as palavras do senador, reverberando opiniões desprovidas de bom senso, digo apenas o seguinte:

Garibaldi Alves retribuiu a gentileza com que foi recebido na sede do América FC, com um discurso gentil e muito bem alinhado com o alvo que ele pretendia acertar...

Mas, se ainda assim, lhes for difícil entender, pensem nas palavras do ex-presidente Judas Tadeu ao se referir ao senador: “serei eternamente grato por tudo que Garibaldi Alves fez e continua fazendo em prol do ABC”.


2 comentários:

Horaccioly disse...

Muito bem, meu querido amigo Fernando Amaral. Parabéns. Mais uma vez você demonstra ser possuidor de extrema sensibilidade humana, bom senso e capacidade interpretativa dos fatos.
Infelizmente em nosso meio, principalmente o esportivo, onde a intolerância e fanatismo de torcedores despreparados educacional e emocionalmente, teimam em manifestarem seus sentimentos de forma equivocada, demonstrando de forma evidente o total desconhecimento do limiar entre o amor e o ódio; da grandeza de espírito e a vontade de superar o oponente. O senador Garibalde Alves, mais uma vez, mostra ao povo norteriograndense porque é o político mais bem votado do Estado e ocupante do cargo de maior expressão política da noossa República.
Ainda bem que temos jornalistas como você, capazees de interpretar e divulgar "na bucha" a verdadeira realidade dos fatos.
Horacio Accioly

paulo disse...

concordo em parte com o seu texto Fernando, pois acho no minimo infeliz o senador dizer que gostaria que o ABC tivesse um presidente como o Padang, será que ele não está acompanhando tudo o que Rubens e sua diretoria vem fazendo pelo ABC? O padang é no máximo uma promessa de bom dirigente, Rubens é uma realidade.